Fóssil de dinossauro do tamanho de avião são descobertos na Mongólia
Uma equipe de paleontólogos encontrou fósseis de um pterossauro de 70 milhões de anos na Mongólia. De acordo com o que observaram, o animal — antecessor das aves — tinha o tamanho aproximado de um pequeno avião.
Sua espécie ainda não foi identificada, mas o tamanho dos ossos cervicais encontrados já mostram o porte do animal: "Eu imediatamente reconheci que poderia ser um pterossauro e fiquei atônito com seu tamanho gigantesco", disse o paleontólogo Takanobu Tsuihiji, da Universidade de Tóquio, à National Geographic. "Diretamente, voltamos ao local e descobrimos o resto do espécime".
Leia mais:
+ Bracinhos do Tiranossauro rex eram utilizados para cortar suas presas
+ Pesquisadora identifica palavra árabe 'Alá' em roupas vikings
O local é uma formação geológica no deserto de Gobi onde muitos fósseis de dinossauros foram descobertos. Até agora, entretanto, um pterossauro nunca havia sido encontrado na área, e por isso os pesquisadores acreditam que os fósseis podem indicar o quanto essas aves do período Cretáceo tardio estavam bem distribuídas pelo mundo.
"É uma vértebra realmente grande, e a única coisa comparável é um material da Romênia. Definitivamente está junto com os maiores pterossauros, não há nada como isso na Ásia até agora", afirma o especialista em pterossauros Mark Witton, da Universidade de Portsmouth.
(Com informações de Science Alert.)
Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.
Nenhum comentário: