Ads Top

Fóssil de dinossauro do tamanho de avião são descobertos na Mongólia

Um exemplar de Quetzalcoatlus, que os especialistas acreditam ser parente do animal encontrado por conta do tamanho (Foto: Wikimedia Commons)

 

Uma equipe de paleontólogos encontrou fósseis de um pterossauro de 70 milhões de anos na Mongólia. De acordo com o que observaram, o animal — antecessor das aves — tinha o tamanho aproximado de um pequeno avião.

Sua espécie ainda não foi identificada, mas o tamanho dos ossos cervicais encontrados já mostram o porte do animal: "Eu imediatamente reconheci que poderia ser um pterossauro e fiquei atônito com seu tamanho gigantesco", disse o paleontólogo Takanobu Tsuihiji, da Universidade de Tóquio, à National Geographic. "Diretamente, voltamos ao local e descobrimos o resto do espécime".

Leia mais:
Bracinhos do Tiranossauro rex eram utilizados para cortar suas presas
Pesquisadora identifica palavra árabe 'Alá' em roupas vikings

O local é uma formação geológica no deserto de Gobi onde muitos fósseis de dinossauros foram descobertos. Até agora, entretanto, um pterossauro nunca havia sido encontrado na área, e por isso os pesquisadores acreditam que os fósseis podem indicar o quanto essas aves do período Cretáceo tardio estavam bem distribuídas pelo mundo.

"É uma vértebra realmente grande, e a única coisa comparável é um material da Romênia. Definitivamente está junto com os maiores pterossauros, não há nada como isso na Ásia até agora", afirma o  especialista em pterossauros Mark Witton, da Universidade de Portsmouth.

(Com informações de Science Alert.)

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.