Ads Top

Igrejas da Noruega misturam símbolos vikings e cristãos — e são lindas

 (Foto: Creative Commons)

 

No início da Idade Média, quando a Noruega se tornou um país cristão e, consequentemente, os vikings também, várias catedrais imensas e igrejas foram construídas para contemplar a nova religião — tudo feito inteiramente a partir de madeira e não a construção típica de pedra da época. 

Acredita-se que em dado momento existiaram mil construções do tipo, chamadas de "igrejas de palmeiras". Com o passar do tempo ,esse número caiu drasticamente e hoje restaram apenas 28.

Igreja de madeira de Urnes
Construída em cerca de 1130, Urnes é a mais antiga igreja de palmeiras da Noruega e a única na lista de Patrimônios da Unesco. O lugar, porém, é muito mais antigo e foi o lar de dois outros locais sagrados, que renderam uma porta, um poste de canto e várias tábuas de parede, reutilizados na nova construção.

As esculturas, criadas em estilo viking tradicional, mostram uma cobra mordendo e sendo mordida por outro animal. Já as esculturas, combinadas com a disposição da basílica românica, tornam a igreja um exemplo fascinante da fusão da simbologia nordic pré-cristã com influências medievais da época. A igreja e o cemitério estão em uso até hoje.

 (Foto: Creative Commons)

 

Igreja de madeira de Hopperstad
Hopperstad também foi construída por volta de 1130, mas, ao contrário de Urnes, grande parte do interior foi removida e substituída. No início da década de 1880, o arquiteto Peter Andreas Blix notou o significado histórico da igreja e se ofereceu para restaurá-la gratuitamente, inspirando em obras arquitetônicas do tipo, mas preservando seu estilo. Graças à forte herança norueguesa no Centro-Oeste, há uma réplica exata da Hopperstad em Moorhead, Minnesota, nos Estados Unidos.

 (Foto: Creative Commons)

 

Igreja de madeira de Kaupanger
Vinte e duas vigas sustentam esta construção, que é a melhor preservada do estilo e ainda é usada hoje pela comunidade como paróquia. Duas igrejas anteriores passaram por ali antes da construção da atual: uma foi parcialmente queimada como consequência da Revolta do Fazendeiro, em 1183, que resultou no assassinato do então governador Ivan Dape.

A arquitetura em Kaupanger é bastante diferente das outras igrejas de palmeiras de Noruega — enfatizando a altura em vez das esculturas ornamentadas.

 (Foto: Creative Commons)

 

Igreja de madeira de Undredal
Um tapume de tábuas brancas cobre o exterior desta obra, fazendo com que pareça uma pequena capela em vez de uma relíquia da Era Viking. Undredal é uma das menores igrejas históricas de madeira, com lotação máxima de 40 pessoas.

Alguns artefatos da época estão em exibição dentro dela: o primeiro sino e candelabro, que remonta à Idade Média; um suporte para se ajoelhar (1647); candelabros (1702); uma fonte batismal (1680); as pinturas de parede originais de 1600; e um púlpito (1696). Quando a igreja foi construída pela primeira vez em 1147, chamou-se capela de São Nicolau.

 (Foto: Creative Commons)

 

Igreja de madeira de Høyjord
Esta igreja é metade restauração, metade reconstrução. O layout original da igreja foi construído duas vezes, nos anos 1600 e 1800. Na década de 1950, sua base original foi descoberta e, então, ela foi reconstruída. Originalmente, a igreja tinha chão de terra e bancos somente ao longo dos lados para idosos e enfermos.

As pinturas nas paredes dentro são recriações, feitas para combinar com partes mais antigas do ambiente. Høyjord também tem uma viga em seu centro, uma característica encontrada em apenas duas igrejas de palmeiras na Noruega.

 (Foto: Creative Commons)

 

Igreja de madeira de Flesberg
Flesberg era uma igreja de palmeira retangular simples quando foi construída no final dos anos 1100, apenas na década de 1730 foi expandida, formando uma cruz. Serviços de paroquiais e concertos ainda são realizados no prédio no verão. Flesberg também tem a honra de possuir a mais antiga pintura existente em construções do tipo: uma paisagem de 1701.

 (Foto: Creative Commons)

 

Leia mais:
Mulheres vikings também eram guerreiras, aponta exame de DNA
Sementes grandes e pouca polpa: como eram os vegetais antigamente

Igreja de madeira de Lom
Desde que foi construída nos anos 1160 até o século XIX, Lom foi usada como uma igreja e um lugar de descanso para aqueles que viajavam por todo o país. A obra foi expandida em 1600, formando uma cruz, após ser considerada muito pequena.

Foi expandida novamente na década de 1660, tornando-se uma das maiores igrejas portuguesas da Noruega. Em 1964 novas cabeças de dragão foram esculpidas nos aleros, para que as originais possam ser preservadas.

 (Foto: Creative Commons)

 

Igreja de madeira de Torpo
A igreja Torpo é o edifício mais antigo da região norueguesa de Hallingdal. Construída no final de 1100, é conhecida por uma série de pinturas do século XIII que retratam o martírio de Santa Margarida, a santa à qual a obra foi consagrada. Uma das características mais singulares de Torpo é uma inscrição em um trilho de coroas da construção original: "Torolf construiu esta igreja".

 (Foto: Creative Commons)

 

Igreja de madeira de Hedalen
Hedalen é outra dessas obras que continua a sendo usada como uma igreja paroquial. Foi construída em torno de 1163 e está decorada com esculturas de dragão e videira, destinadas a representar o ato de deixar as forças do mal quando você entra em ambiente santo. Há uma pele de urso na sacristia, e a lenda, segundo a lenda, ela foi parar lá após o animal ser morto no local, quando o local foi redescoberto na floresta depois da Peste Negra.

A igreja possui algumas relíquias medievais, incluindo uma estátua da Madonna (1250), um crucifixo (1270) e uma capa (1250). O maior prêmio da obra é um relicário de madeira dourada de cobre, também de 1250. Esses artefatos são únicos e raros em toda a Noruega, pois muitos objetos católicos foram destruídos após a Reforma Protestante.

 (Foto: Creative Commons)

 

Igreja de madeira de Nore
Quando Nore surgiu no final da década de 1160, a construção foi considerada única para a época: foi construída como uma igreja de coro e tem varandas, além de teto abobadado. Grande parte do edifício original ainda está em pé, embora tenha sido remodelado e parcialmente reconstruído em 1600 e 1700. Algumas das pinturas decorativas originais ainda podem ser vistas, bem como uma inscrição de oração e dois crucifixos que remontam à Idade Média.

 (Foto: Creative Commons)

 

Igreja de madeira de Heddal
A maior igreja de palmeira da Noruega, Heddal foi construída pela primeira vez em torno de 1250, e, como ainda é urilizada, seus visitantes podem ver várias eras históricas refletidas na decoração. Alguns dos itens apreciados no interior e no exterior são pinturas de rosas do século XVI, inscrições e esculturas de runas que contam a lenda de Siegfried, da mitologia nórdica.

 (Foto: Creative Commons)

 

(Com informações de Smithsonian.com.)

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.