Ads Top

Marcas de cigarro dos EUA são obrigadas a admitir que causam mortes

Empresas gigantes da indústria do tabaco perderam uma batalha iniciada há quase duas décadas na Justiça americana e, desde este domingo (26), passaram a ter de exibir anúncios na mídia admitindo ter encoberto mortes causadas pelo tabagismo e colocado aditivos nos cigarros para torná-los mais viciantes.

As empresas Altria, R.J. Reynolds, Lorillard e Philip Morris USA são citadas nos anúncios, que serão exibidos por um ano na TV e na imprensa escrita. A ordem judicial foi dada em 2006, mas desde então as marcas tentavam barrar a decisão por meio de recursos, que só agora se esgotaram.

Caveira com cigarro (Foto: Comfreak/Pixabay/Creative Commons)

 

"Mais pessoas morrem todos os anos por fumar do que por assassinato, AIDS, suicídio, drogas, acidentes de carro e álcool combinados", diz um dos vídeos exibidos na TV e na internet. "Fumar mata, em média, 1.200 americanos. Todos os dias", também dizem os anúncios.

"Fumar causa doenças cardíacas, enfisema, leucemia mielóide aguda e câncer de boca, esôfago, laringe, pulmão, estômago, rim, bexiga e pâncreas. Fumar também causa redução da fertilidade, baixo peso em recém-nascidos e câncer do colo do útero", continua.

Mensagens como essas terão que ser exibidas em anúncios de página inteira nos 50 jornais mais importantes dos Estados Unidos por cinco domingos durante um ano. Na televisão, serão ao menos 260 exibições por doze meses em redes nacionais, como a ABC, a CBS e a NBC, cinco dias por semana, no horário nobre da noite.

Vício
A campanha imposta pela Justiça também pretende alertar os americanos para os riscos da nicotina, que causa o vício em cigarro. 

"As empresas de cigarros controlam o impacto e a entrega da nicotina de várias maneiras, incluindo a concepção de filtros e a seleção do papel do cigarro para maximizar a ingestão de nicotina, a adição de amônia para tornar o sabor do cigarro menos amargo e o controle da composição física e química da mistura de tabaco", diz o texto do anúncio. "Quando você fuma, a nicotina realmente muda o cérebro — é por isso que parar de fumar é tão difícil".

(via BoingBoing)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.