Ads Top

Projeto do Uber testará carro voador a partir de 2020

Carros voadores estão cada vez mais perto de deixar a ficção (Foto: Reprodução)

 

Falta pouco mais de seis anos para o céu começar a ficar mais frequentado. Pipas, aviões, pássaros, helicópteros e drones, em breve, ganharão a companhia de carros voadores. Pelo menos é isso que prevê o Uber Elevate, um projeto da companhia que pretende começar a testar pequenos veículos voadores elétricos com pouso e decolagem vertical, nas cidades de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, além de Dallas e Los Angeles, nos Estados Unidos. 

O primeiro passo foi dado há pouco mais de um ano, quando a empresa lançou um documento de 96 páginas que esmiúça seus planos de construir o veículo voador. “E se você pudesse economizar quatro horas para ir e voltar do centro de São Paulo ao subúrbio de Campinas?”, dizem algumas das primeiras palavras da publicação.

Leia mais:
Japoneses projetam carro voador que promete ficar pronto até 2020
Carros voadores: por que ainda não os temos?

O segundo passo foi em abril, com o anúncio da parceria com diversas empresas do setor aéreo, fabricantes de helicópteros, drones e aviões. Há inclusive um projeto realizado em conjunto com a brasileira Embraer, responsável por elaborar uma tecnologia com baixa emissão de ruído e poluentes, que transitariam entre hubs — uma espécie de aeroporto vertical — espalhados pela cidade. Os planos da Embraer preveem veículos com piloto. 

Esse mês a empresa assinou mais uma parceria. Dessa vez com a Nasa. A agência espacial americana já mantém, desde 2015, um projeto de gerenciamento de tráfego aéreo não tripulado, criado para os drones. A parceria permite a entrada do Uber nesse projeto, ajudando a superar uma das principais barreiras do projeto: a regulamentação. Enquanto a NASA fica responsável por desenvolver uma forma de controle de tráfego aéreo para veículos voadores em baixas altitudes, possivelmente autônomos. Um vídeo feito pelo Uber demonstra seus sonhos quase utópicos de futuro.


Mas esse não é o único projeto. Pelo menos 19 empresas do mundo trabalham no desenvolvimento de carros voadores entre elas gigantes da aviação, como a Airbus e seu projeto Vahana. Veja o vídeo abaixo.   

O fundador do Google, Larry Page, também está nessa, com sua startup Kitty Hawk. Eles prometem lançar em breve uma espécie de moto voadora. Veja o vídeo abaixo.


Apesar de todos nós aguardarmos ansiosamente a chance de voar em alguma dessa máquinas, alguns especialistas mantêm-se céticos em relação se um dia elas vão fazer parte de nossa rotina. Além do preço alto, a questão da segurança e a regulamentação preocupam. Vamos ter que voltar para a autoescola para tirar carteira de motorista voador?

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.