Ads Top

Seis anos após catástrofe, especialistas encontram urânio em Fukushima

Especialistas em energia em Fukushima, 2013 (Foto: Wikimedia Commons)

 

Em 11 de março de 2011, o tsunami causado após um terremoto provocou um desastre nuclear na Usina Nuclear de Fukushima, no Japão. Agora, pela primeira vez, uma equipe conseguiu capturar imagens do combustível de urânio derretido que estava presente no reator da Unidade 3.

"Até agora, não sabíamos exatamente onde estava o combustível, ou com o que se parecia", disse Takahiro Kimoto, gerente geral da empresa que operava na usina, de acordo com um relatório do The New York Times. "Agora que vimos [o urânio], podemos fazer planos para recuperá-lo".

Leia mais:
5 fotos incríveis da natureza tomando conta da abandonada Fukushima
Robô encontra combustível derretido em reator de Fukushima

O acidente fez com que três dos seis reatores nucleares da instalação derramassem seu conteúdo. Quando isso ocorreu, as porções do combustível de urânio liquefeitas derreteram e penetraram as camadas de aço e concreto, o que dificultou a procura dos especialistas pela substância.

Cerca de 7 mil pessoas trabalharam no local da usina nuclear, construindo novos tanques de armazenamento de água, ajudando a descartar os detritos radioativos e a construir andaimes sobre os edifícios dos reatores prejudicados.

O próximo passo é iniciar a remoção do combustível de urânio derretido de um dos reatores, o que deverá acontecer em 2021. Espera-se que leve entre 30 e 40 anos para terminar a limpeza da fábrica, ao custo de dezenas de bilhões de dólares. Após o acidente, uma zona de exclusão foi criada nos arredores da usina nuclear e até hoje é inabitada. 

(Com informações de Futurism.)

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.