Você é carismático? Responda a essas perguntas e descubra
Todo mundo tem um amigo que traz a vida para a festa: toma iniciativa para as comemorações e tenta fazer com que todos presentes se sintam incluídos na celebração. A ciência cada vez mais tenta entender o que faz pessoas com essas tão queridas.
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, acaba de entrar na conta: em estudo publicado no periódico PubMed, eles revelam ter definido algumas das características consideradas mais carismáticas — e como as pessoas reagem a elas.
O estudo contou com mais de mil participantes que tiveram que responder questionários sobre si mesmos e uma série de qualidades encontradas em pessoas carismáticas. A partir das avaliações, os cientistas perceberam que o carisma pode ser resumido em dois fatores: influência, como a habilidade de liderança e presença, e amabilidade, ou seja, a possibilidade de ser agradável e acessível.
Leia também:
+ Quão dramático você é? Psicólogos elaboram teste para descobrir
+ 9 truques psicológicos para impressionar alguém que você acabou de conhecer
A pesquisa mostra que, na maioria dos casos, a noção que as pessoas têm da própria influência e amabilidade corresponde com a perspectiva que outros têm delas. Além disso, os participantes que receberam maiores notas de amabilidade foram considerados mais agradáveis, mostrando que só a influência não é o suficiente para tornar uma pessoa carismática.
Os cientistas definiram algumas perguntas que podem ajudar alguém a descobrir o quão carismático é. Basta se dar uma nota de 1 a 5 para as seguintes afirmações:
Eu sou alguém que....
1) tem presença em um local.
2) tem a habilidade de influenciar as pessoas.
3) sabe liderar um grupo.
4) faz as pessoas se sentirem confortáveis.
5) sorri com frequência para as pessoas.
6) pode se dar bem com qualquer um.
Some as notas e divida por seis. Segundo os pesquisadores, quem tirar mais que 3,7 pode ser considerado mais carismático que a maioria das pessoas.
Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.
Nenhum comentário: