Ads Top

8 documentários para quem curte dinossauros

Fósseis de Tiranossauro Rex no Palácio da Descoberta, em Paris, França (Foto: Wikimedia Commons)

 

Se já tem gente que morre de medo das cobras, sapos e lagartos de hoje, imagina dos répteis que vieram antes deles? Devem apovarar mais ainda, certo? Errado. Os dinossauros são muito carismáticos e fascinam grande parte das pessoas até hoje, milhões de anos após sua extinção.

É fácil perceber a admiração que cultuamos por esses animais: os colocamos em roupas, acessórios, desenhos e até filmes de sucesso, como Jurassic Park. Pensando nisso e em todos os mitos que circundam esses nossos "primos" distantes, a GALILEU separou uma lista de documentários para quem quer saber um pouquinho mais sobre nossos amigos dinos.

Planeta Dinossauro (BBC)
Esta série de documentários produzida pela emissora britânica BBC foi lançada em 2011 e já é um clássico, pois é abrangente e dá um bom panorâma de como era a vida dos dinossauros milhares de anos atrás. Além disso, é bacana para conhecer algumas espécies famosas do animal e compreender sua relação com a natureza da época.

Planetassauro (Discovery)
Com 4 episódios, Planetassauro foi exibido pela Discovery também em 2011 e conta a história do Planeta Terra enquanto ainda era povoado por esses répteis gigantes. O programa foi feito quase inteiramente com imagens geradas por computador, mas conta com algumas imperfeições técnicas, pois desde então novas descobertas mudaram nosso entendimento sobre os dinos.

Dinosaur 13
Este documentário conta a história da descoberta do maior e mais completo esqueleto de Tiranossauro Rex por Pete Larson e sua equipe, na década de 1990. O filme foi lançado em 2014 e teve boa recepção da crítica, pois foi visto como fiel à ciência e crítico ao panorâma político que envolve a ciência.

Leia mais:
Carnívoro e gigante: nova espécie de dinossauro é descoberta na África
Oito documentários para quem quer refletir sobre a vida

Monstros Marinhos: Uma aventura pré-histórica (National Geographic)
Lançado em 2007, este filme foca na vida dos dinossauros aquáticos e em como faziam para sobreviver há milhões de anos. O documentário conta com animações gráficas para ilustras os animais e imagens dos pesquisadores atuais, que tentam desvendar os mistérios desses répteis.

O Último Dia dos Dinossauros (Discovery)
Como nossos "primos" foram extintos é um fato que intriga especialistas até hoje — alguns, inclusive, acreditam que se o meteoro responsável por colapsar a Terra naquela época tivesse caído em outra região do planeta, esses animais teriam vivido mais milhares de anos. Para tentar desvendar um pouco desses mistérios a Discovery preparou este curto documentário, que une geologia e paleontologia para tentar explicar o que ocorreu antes, durante e depois da queda do meteóro.

Luta Jurássica (History Channel)
A série produzida pela emissora norte-americana Histoy Channel em 2008 mostra lutas notáveis entre presas, predadores e concorrentes na pré-história, tudo baseado em estudos paleontológicos, é claro.

Raising the Dinosaur Giant
'Criando o Gigante dos Dinossauros', em tradução livre, é um documentário lançado em 2016 que conta a jornada de um grupo de paleontologistas em busca de organizar e desvendar os mistérios que envolvem o fóssil do que pode ser o maior dinossauro descoberto até o momento. Além de ser interessante por mostrar as dificuldades da pesquisa científica, o filme tem um gostinho especial por ter sido feito na América do Sul.

A verdade sobre dinossauros assassinos (BBC)
Esta série de dois episódios produzida pela BBC mostra os testes de uma equipe de paleontólogos e outros especialistas feitos para descobrir a força de algumas espécies de dinos. A primeira parte do lançamento de 2005 mostra, por exemplo, quem seria o vencedor em uma luta entre um Tiranossauro e um Triceratops.

*Com supervisão de Thiago Tanji

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.