Ads Top

Buraco negro dos primórdios do Universo foi descoberto por cientistas

Impressão artística do buraco negro (Foto: Robin Dienel/Carnegie Institution for Science)

 

Cientistas descobriram o buraco negro supermassivo mais antigo já visto no Universo, o que nos dá um vislumbre de como foi o alvorecer do cosmos. O objeto está cercado por uma região superaquecida de pó e gás conhecido como quasar, e acredita-se que tenha surgido 690 milhões de anos após o Big Bang — a luz levou 13 bilhões de anos para nos alcançar.

Sua idade levanta novas questões sobre como esses grandes buracos negros poderiam se formar cedo no universo, tendo em vista que ele tem 800 milhões de vezes a massa do Sol. "É muito desafiador reunir toda essa massa em um único ponto em tão pouco tempo. Então, os teóricos estão pensando sobre como esse processo poderia acontecer e considerando diferentes alternativas", disse Eduardo Bañados, principal autor do estudo, ao IFLScience.

Impressão artística do quasar J1342+0928, onde o buraco negro foi observado (Foto: Robin Dienel/Carnegie Institution for Science)

 

Leia mais:
Astrônomos da USP decifram como se forma o vento dos buracos negros
Buraco negro supermassivo é encontrado próximo ao coração da Via Láctea

Quando esse quasar existia, as primeiras galáxias do universo estavam apenas começando a se formar. Acredita-se que apenas 20 a 100 outros quasares deste brilho e distância podem ser vistos da Terra, tornando essa uma grande descoberta. O objeto permite que especialistas observem o universo primitivo e estudem condições de muito tempo atrás.

"Esta grande distância torna esses objetos extremamente apagados quando vistos da Terra", afirmou o co-autor Xiaohui Fan, da Universidade do Arizona, em comunicado. "Os quasares iniciais também são muito raros no céu. Apenas um quasar era conhecido, apesar de realizarmos grandes buscas."

(Com informações de IFLScience.)

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.