Ads Top

Nova biografia revela segredos da vida e da obra de Leonardo da Vinci

 (Foto: Ilustração: Pedro Piccinini)

 

Leonardo da Vinci era um gênio, mas devemos ter cuidado com essa palavra.” É com esse alerta que o jornalista norte-americano Walter Isaacson abre o seu novo livro, Leonardo da Vinci (Editora Intrínseca, 640 páginas, R$ 69,90), que acaba de chegar às livrarias brasileiras.

Isaacson ressalta que a genialidade do autor de "A Última Ceia" e "Mona Lisa" é puramente humana. Responsável pelas biografias de outras grandes figuras, como Benjamin Franklin e Albert Einstein, o escritor viajou pelo mundo para ver as obras originais do artista, entrevistar especialistas no trabalho dele e estudar mais de 7 mil páginas de anotações de Da Vinci.

Leia também:
+ Aposentado encontra obra perdida de Leonardo Da Vinci de 530 anos
+ Cientistas querem reconstruir o código genético de Leonardo da Vinci

A investigação revelou que o fato de quase não ter frequentado a escola e a dificuldade que tinha com a leitura em latim não foram maiores que a curiosidade e a ambição de Da Vinci. “Leonardo sabia como unir observação e imaginação, o que fez dele o inventor mais completo da história.”

NA CONTRAMÃO
O artista era gay, vegetariano, canhoto e bastante disperso.

HOMÃO DA PO**A
Talentoso, inteligente e bonitão: há vários relatos da boa aparência e do corpo musculoso do artista.

IMERSÃO
Da Vinci passou os últimos 14 anos de sua vida trabalhando em Mona Lisa — que, segundo Isaacson, é um retrato perfeito da complexidade da natureza humana.

BUSQUE CONHECIMENTO
O gênio tinha curiosidade sobre temas diversos, como hidráulica, arquitetura, matemática e até o funcionamento das patas dos gansos.

SEMPRE O MELHOR
Outros artistas já tinham desenhado o “homem vitruviano”. O de Da Vinci se diferencia por ter sido planejado e detalhado à perfeição.

O LOUCO DAS LISTAS
Nos cadernos de Da Vinci é possível encontrar desde tarefas a serem feitas até assuntos sobre os quais queria aprender.

DESTINO
Por pouco ele não foi um tabelião: a família do pai seguia a profissão, no entanto, Leonardo não foi reconhecido como filho legítimo.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.