Ads Top

Rolê na Lua é bom negócio

 (Foto: Ilustração: Pedro Piccinini)

 

O autotune era tendência na música pop e a humanidade ainda estava chocada com as funcionalidades do iPhone quando a competição Google Lunar XPrize foi lançada, em 2007.  Só agora, no entanto, é que as empresas que pretendem pousar a primeira espaçonave privada na Lua finalmente estão se preparando para o fim do desafio — o prazo original terminava em 2012, depois foi transferido para 2014 e recentemente foi estendido do final deste mês para março de 2018.

Para ganhar o prêmio principal, de US$ 20 milhões, bancados pela empresa de tecnologia, os competidores precisam fazer com que o veículo se desloque por 500 metros no solo lunar e envie fotos e vídeos para a Terra. (Afinal, se não tem selfie é porque não aconteceu.) Tudo isso gastando muito, muito pouco, uma vez que o prêmio não chega nem perto dos US$ 2,5 bilhões que a NASA desembolsou para colocar a Curiosity em Marte, por exemplo. É, missões espaciais costumam ser bem caras! Por isso, é preciso criatividade para não aumentar os custos de produção. Atualmente, cinco empresas despontam na corrida. A norte-americana Moon Express, que já recebeu prêmios e conseguiu fazer um teste bem--sucedido de seu módulo de pouso na Terra, aparece como favorita, na frente de times da Alemanha, de Israel, da Índia e do Japão.

A meta é ambiciosa e, apesar de já ter sido estendido diversas vezes, o prazo não é amigo das empresas. Mas, na verdade, para a ciência, o que conta nem é pousar na Lua. Isso porque as companhias já estão desenvolvendo um legado valioso de tecnologias de baixo custo. Como afirmou Robert D. Richards, presidente da Moon Express, ao New York Times, empresas como a dele estão “redefinindo o possível”. “Queremos colapsar os custos para chegar à Lua e, ao fazer isso, veremos um novo mercado emergir”, acredita. Ou seja, cumprindo a meta ou não, essa já é uma importante contribuição para o futuro da exploração espacial.

Leia também:
+ China planeja construir colônia na Lua povoada com robôs
+ SpaceX se prepara para lançar o foguete que levará pessoas à Lua e a Marte

AO VENCEDOR, OS DÓLARES

 (Foto: Ilustração: Pedro Piccinini)

 

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.