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Estoque de Conteúdo: Veja Como Ter Sempre Conteúdos Disponíveis

Já pensou em manter um estoque de conteúdo para seu blog? Essa atitude pode fazer toda a diferença no que diz respeito a planejamento.

Existem muitas etapas na produção de conteúdo para a internet e, tudo começa com a escolha do que será oferecido ao seu público.

Dessa forma, ter um estoque disponível pode evitar que imprevistos atrapalhem a rotina do seu blog.

Para que você entenda o processo de criação de conteúdo e comece a preparar o seu calendário de postagem para longas datas, vamos falar sobre como se planejar e a importância de sempre se ter conteúdos disponíveis.

Vamos lá!

Estoque de conteúdo: Veja como ter sempre conteúdos disponíveis

Para ficar mais fácil o entendimento, vamos separar por tópicos os pontos mais importantes desse processo de produção de conteúdo.

Estoque de Conteúdo

Persona

Definir a sua persona é o primeiro passo para a produção de conteúdo. Independente da quantidade de conteúdo que você produz, todos serão voltados para um público específico.

Com a persona definida, você saberá exatamente qual será o tom e o tipo de conteúdo que deverá ser produzido. Afinal, a ideia é que você fale sobre o que a sua persona está interessada em saber.

É só a partir disso que você deve começar a pesquisar conteúdos em potencial.

Palavra-chave

A pesquisa da palavra-chave é indispensável na hora de procurar por novos conteúdos.

É preciso avaliar com bastante atenção às palavras-chaves que serão usadas para guiar a sua produção de conteúdo, uma vez que são elas que irão te ajudar a se posicionar melhor no Google.

Dessa forma, o mais recomendado é usar palavras que estão diretamente relacionadas com o assunto da pauta. É muito importante ter pelo menos uma palavra-chave para cada tema que você definir.

E como você vai definir essas palavras-chaves? Bom, nessa parte voltamos um pouco lá nas personas, que são a definição do seu cliente ideal e com base nesse estudo, você vai entender o que o seu consumidor pesquisa na internet.

Existem algumas ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa e você pode conferir um post que fizemos sobre como escolher as melhores palavras-chaves.

Temas dos conteúdos

A escolha do tema é embasada em diversos tópicos como, por exemplo, no seu nicho de mercado, na sua persona, quais assuntos você costuma abordar no seu blog, entre outros.

Por isso, deve haver muita pesquisa para encontrar os temas adequados.

Ou seja, não é qualquer tema que será interessante para seu mercado. Afinal, essa produção de conteúdo está ligada com a estratégia de Inbound Marketing da empresa.

Como criar um estoque de conteúdo?

Agora que você já conhece os principais processos para produção de conteúdo, vamos aprender como criar esse conteúdo em grande escala.

Planejamento

Para começar, faça um planejamento da quantidade de conteúdo que você pretende ter disponível por dia, semana ou mês. Além desse planejamento, defina quanto tempo você dedicará do seu dia para produzi-los.

Otimizando seu tempo e tirando algumas horas por dia durante a semana, por exemplo, você pode aumentar sua produtividade semanal por não precisar parar para pesquisar um assunto toda vez que for escrever no seu blog.

Tenha uma planilha para seu estoque de conteúdo

Armazenar todos os seus conteúdos em uma planilha irá te ajudar na hora de organizar as ideias que já foram utilizadas.

Além disso, você precisará definir outros tópicos além do tema escolhido, como a palavra-chave, algum site que você tenha como referência sobre o assunto abordado e o que mais achar relevante.

Ter uma planilha mantém suas ideias organizadas e facilita o trabalho no caso de você possuir uma equipe de produção de conteúdo. Tendo uma planilha do Google fica até mais fácil compartilhá-la.

Funil de vendas

É importante que você esteja atento ao funil de vendas ao produzir conteúdos para o seu blog.

Você pode dividir os temas de acordo com o funil, tendo de conteúdos mais básicos até os mais avançados, para um público bem mais avançado em relação ao assunto em questão.

No Topo de Funil você concentra mais o seu assunto no aprendizado, temas mais didáticos e menos específicos. Já no Meio de Funil o assunto é voltado para quem já conhece o assunto e reconhece o problema em questão.

No último, Fundo de Funil o leitor já conhece seus posts, confia no conteúdo que recebe e já são considerados clientes em potencial.

A partir da etapa do funil que você pretende trabalhar, você terá uma ideia bem mais direcionada do tema que deseja abordar.

Crie uma conexão entre os processos

Não adianta ter esses processos em mãos se não souber unir todos eles na hora de criar novos conteúdos.

Através de um conteúdo de topo de funil, por exemplo, que busca trabalhar de forma mais abrangente sobre o assunto em questão, fica mais fácil linkar outros posts que podem complementa-lo ou até mesmo emendar com textos relacionados.

Se você fizer um post sobre “10 dicas para se fazer Remarketing”, dentro dele você pode inserir links que envolvam o assunto como “O que é Remarketing”.

Mesmo que você tenha explicado no post primário o que é Remarketing, você pode oferecer à sua persona ainda mais conteúdo sobre.

Por que criar um estoque de conteúdo?

Ter um plano de conteúdo se trata de planejamento, organização e dedicação ao seu negócio.

Com um estoque de conteúdo você evita o desgaste de ter de procurar um tema toda vez que for escrever um post novo para seu blog.

Além disso, se você possui funcionários, essa tarefa se torna mais importante ainda.

Estoque de Conteúdo

Caso seja você a definir as pautas, essa é uma forma de sempre haver conteúdos para seus colaboradores escreverem, mesmo quando você não estiver por perto.

É importante tomar cuidado com a questão do tempo em que os conteúdos ficam em sua planilha.

Dê prioridade a escrever sobre os assuntos que já estão há mais tempo na sua planilha, para que seu assunto não fique ultrapassado e perca a importância que tinha na hora que você a escolheu.

Conclusão

Produzir conteúdo de qualidade é uma das melhores estratégias para alcançar seu público de forma orgânica, ou seja, sem precisar investir dinheiro em anúncios.

Quando você conhece a sua persona, suas dores e o que ela busca como solução para os seus problemas, fica muito mais fácil entregar aquilo que elas buscam e, consequentemente, levá-las a comprar o seu produto.

Por isso é tão importante ter conteúdos de qualidade e com frequência, sempre garantindo tráfego para o seu blog.

Com organização, um bom planejamento e as dicas que passamos, você conseguirá criar um fluxo de criação de conteúdo que resultará em muitos conteúdos sensacionais.

E aí, como anda sua produção de conteúdo? Conta para a gente nos comentários!

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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Estoque de Conteúdo: Veja Como Ter Sempre Conteúdos Disponíveis.
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Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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