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Conheça a Estratégia Kernel e Aprenda a Gerar mais Resultados

É impossível começarmos um negócio sem antes planejar e traçar  a estratégia que será implantada. No marketing digital você conhecerá muitas delas, que vão te ajudar a obter bons resultados no mercado de afiliados.

O responsável pela estratégia que você conhecerá hoje é Richard Rumelt, autor do livro “Estratégia Boa, Estratégia Ruim”. 

Ele fez várias contribuições importantes para o estudo de negócios e estratégia corporativa. Uma delas foi a estratégia Kernel, que abordaremos neste post.

Conheça a Estratégia Kernel e aprenda a gerar mais resultados

Conheça a Estratégia Kernel e aprenda a gerar mais resultados

O que é a Estratégia Kernel?

Ao criar essa estratégia, Rumelt conseguiu implementar técnicas simples, mas poderosas, para garantir que você possa superar seus desafios e garantir bons resultados com os recursos que possui.

Kernel significa núcleo, fazendo jus ao seu objetivo que é pensar nas etapas primárias para uma boa estratégia de negócio.

Na estratégia Kernel, são abordados 3 elementos importantes. São eles:

  • Diagnóstico;
  • Política orientadora;
  • Conjunto de ações coerentes.

Para que sua abordagem através dessa estratégia seja assertiva, iremos explicar cada uma deles.

Diagnóstico

Quando nos sentimos mal, vamos ao médico para que ele possa nos dar um diagnóstico e descobrir se tem algo de errado, certo? O mesmo deve ser feito com a sua empresa.

O diagnóstico irá definir quais são seus desafios, e para isso será preciso fazer alguns questionamentos a você mesmo:

  • Quem é o meu público?
  • Qual é o cenário de mercado e de concorrentes?
  • Qual é a minha posição diante desse público-alvo?
  • Quais são os meus objetivos estratégicos para esse público-alvo?

Responder essas perguntas é o primeiro passo para começar a definir sua estratégia no modelo Kernel visando o mercado de afiliados.

Tendo um bom diagnóstico, você já consegue simplificar os próximos passos e definir as medidas que precisarão ser tomadas.

Política orientadora

Nesta segunda etapa, trabalharemos a política orientadora. O objetivo é encontrar soluções para as perguntas que você definiu no diagnóstico.

Como seu nome já sugere, a ideia é orientar. Ou seja, nesta etapa não serão tomadas decisões do que será feito e sim te ajudar a encontrar a direção certa.

Seguindo o exemplo que demos no diagnóstico, quando recebemos um resultado do médico, em seguida, se for necessário, são feitas as orientações para começar o tratamento. E é isso que é a política orientadora.

A partir dela, você poderá começar a montar o conjuntos de ações coerentes.

Conjunto de ações coerentes

Após ter feito o diagnóstico e utilizado as informações para criar uma política orientadora, você pode começar a planejar as ações que precisarão ser tomadas para que sua estratégia entre em ação.

Elas irão determinar como a política orientadora será entregue. Como o nome já diz, elas devem ser coerentes e você precisará coordenar o uso de recursos, manobras aplicadas e políticas.

Tendo concluído essa última etapa, você já tem em mãos o que é necessário para dar o start. 

Dica: se houver mais pessoas trabalhando com você, tire um momento para apresentar essas ideias e discutir em grupo se elas serão viáveis para o seu negócio.

Ela funciona para o Marketing de Conteúdo?

Por estarmos voltados mais para o mercado de afiliados, é interessante falarmos sobre a estratégia Kernel voltada para a produção de conteúdo.

E sim, ela pode ser aplicada no marketing de conteúdo. As etapas serão as mesmas, mas desta vez você estará voltando seus questionamentos para o que você pretende compartilhar com o seu público-alvo.

Diagnóstico

Lembre-se que a estratégia Kernel significa analisar o núcleo, ou seja, encontrar a fonte do seu problema. As perguntas que você pode se fazer dessa vez são:

  • Quais desafios estamos tentando superar? 
  • É o reconhecimento de marca ou um problema de geração de leads? Ou ambos?
  • Qual problema o meu público está buscando solucionar?

E como sempre falamos, é importante conhecer a sua persona para ter as respostas para essas questões.

Política orientadora

Feito o diagnóstico, você irá definir os objetivos e as metas para o seu público-alvo. É hora de traçar os caminhos que te levarão a executar as ações.

Nessa etapa faça o seguinte questionamento:

  • O que preciso fazer para solucionar os problemas encontrados no diagnóstico?
  • Qual abordagem devo escolher para isso?

Conjunto de ações coerentes

Para fechar, como explicamos anteriormente, essa é a hora de apresentar suas ideias e montar o seu conjunto de ações coerentes para atingir os resultados esperados com a estratégia.

A pergunta em questão nessa etapa é: 

  • Como posso ativar as políticas orientadoras?

Conclusão

Estamos em constante desenvolvimento. Novas estratégias e estudos vão surgindo para aprimorar o que já sabemos e podermos continuar inovando.

A estratégia Kernel não é tão antiga como muitas que já conhecemos, mas já se mostrou bastante eficiente e presente no marketing.

Agora chegou a hora de colocar em prática o que você aprendeu. Comece respondendo às perguntas que apresentamos, para montar seu diagnóstico e poder começar a planejar a solução que te ajudará a alcançar seu objetivo.

Ficou alguma dúvida? Deixe para a gente nos comentários que iremos te ajudar.

Bons estudos e até a próxima!

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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Conheça a Estratégia Kernel e Aprenda a Gerar mais Resultados.
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Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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