Ads Top

SEO local: o que é e como utilizá-lo para obter melhores resultados

O SEO local tem como objetivo destacar as marcas nos mecanismos de busca, utilizando elementos geográficos para otimizar as pesquisas por soluções locais. Assim, aumentam as chances da marca ser visualizada por quem realmente tem interesse, ampliando as possibilidades de conversão.

Você está precisando atrair mais clientes para o seu negócio e obter melhores resultados? Então o SEO local é o ideal para você.

Muitas pessoas podem estar procurando pelos serviços que você oferece. Entretanto, por não estar bem ranqueado nos buscadores, o seu negócio acaba não sendo encontrado por elas.

Ou seja, você está perdendo dinheiro. E para acabar com esse problema e parar de perder vendas, confira um guia completo neste artigo para atrair potenciais clientes para o site/blog da sua empresa através do SEO local.

Continue a leitura e veja uma ótima oportunidade de crescimento para o seu negócio aplicando essa estratégia.

SEO local

 

O que é SEO local

Antes de falarmos especificamente sobre o SEO local você precisa entender o conceito de SEO.

SEO ou Search Engine Optimization, traduzido para o português significa Otimização para Mecanismos de Busca, uma estratégia que visa potencializar e melhorar o site nos buscadores.

Os sites que utilizam o conjunto de técnicas de SEO, ficam melhor ranqueados nos buscadores e assim, atraem cada vez mais leads para o negócio.

O SEO local tem o mesmo objetivo do SEO geral, porém com o diferencial de otimizar e destacar as marcas de acordo com as pesquisas locais.

Para isso, o SEO local utiliza de elementos geográficos a fim de otimizar essa busca. Por exemplo, quando o usuário faz uma pesquisa e ativa a localização ou determina que a busca seja feita especificamente em uma cidade/estado.

Assim, os mecanismos de buscas fazem a filtragem e classificação para oferecer as melhores soluções de acordo com os resultados locais. Ou seja, mais chance de a marca ser visualizada por quem realmente tem interesse, aumentando as possibilidades de conversão.

Quais as vantagens de aplicar essa estratégia

Com as estratégias de SEO local é possível ganhar presença online e se tornar referência na região do seu negócio. Assim, mais público chega até a sua página, principalmente aqueles que estão realmente interessados por soluções e/ou produtos naquele local.

Ou seja, mais oportunidades de atrair e conquistar novos clientes para o seu negócio, aumentando as chances de venda.

Outra grande vantagem do SEO local é estar bem posicionado de forma orgânica, reduzindo os custos com mídia paga.

5 Dicas de como fazer o SEO local para o seu negócio 

Confira algumas dicas para otimizar o seu negócio com as estratégias de SEO local:

Crie uma conta no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fundamental para quem quer ganhar visibilidade para sua empresa/negócio.

Com ele é possível gerenciar a presença online no mecanismo de busca do Google e no Google Maps — serviço de pesquisa e visualização de mapas.

Ele deve ser uma prioridade se você realmente deseja ficar bem posicionado nas pesquisas locais. Isso porque, os mecanismos de busca consideram as empresas que possuem cadastro nessa ferramenta como fator para ranqueamento.

Ao inserir sua empresa no Google Meu Negócio, você poderá cadastrar diversos dados da sua empresa que vão munir o cliente de informações quando ele fizer a busca. São dados como nome da empresa, endereço, horário de funcionamento, fotos dos produtos, site, telefone para contato, localização e muito mais!

Além disso, é possível interagir com os usuários através do recurso de Perguntas e Respostas, que podem ser respondidas pela própria empresa ou por outros usuários.

Assim, quando o usuário fizer a busca ele terá detalhadamente todas as informações que precisa para tomar a decisão de compra.

Otimize seu site com técnicas de SEO local

Para deixar seu site bem ranqueado, é importante ranqueá-lo com as técnicas de SEO. Considere algumas técnicas, como:

 

  • Trabalhe as palavras-chave. O primeiro passo para otimizar seu site é fazer uma pesquisa de palavras-chave de acordo com o seu negócio. Depois as insira ao longo do site.

 

  • Crie uma página de contato. Em algum momento o usuário pode querer entrar em contato, seja para esclarecer uma dúvida ou mesmo fechar negócio. Por isso, é importante criar uma página ou inserir no rodapé do site todas as informações de contato da empresa, incluindo o endereço.
  • Otimize os títulos das páginas e/ou do site. Os mecanismos de busca usam os títulos como um dos fatores de ranqueamento, por isso é importante usar a palavra-chave ou um sinônimo no título, para ajudar no ranqueamento.
  • Tenha um site responsivo: o aumento do uso mobile cresce a cada dia e para ser bem visualizado é importante que o seu site seja responsivo.

Se você utiliza o WordPress, clique aqui e confira as técnicas de SEO voltadas para esse sistema.

Crie conteúdos locais

Se o foco é atrair o público local, é importante produzir conteúdos específicos de acordo com a localidade.

Esses conteúdos podem ser feitos tanto para as redes sociais quanto para blogs, com o intuito de ajudar o público local e atraí-los para o seu site.

Para te ajudar nessa produção de conteúdo, você pode explorar as técnicas do Marketing de Conteúdo, que já vem sendo utilizado por outras empresas para atrair, converter e encantar os clientes.

Explore outras plataformas de geolocalização

Não se prenda apenas ao Google Meu Negócio, no mercado existem diversas outras plataformas que você pode utilizar para inserir a localização do seu negócio, exemplo o TripAdvisor.

Por isso, se informe sobre o funcionamento dessas plataformas e crie o seu cadastro para facilitar com que mais pessoas encontrem o seu negócio.

Busque encantar seus clientes

Um cliente satisfeito pode gerar vários benefícios para a sua marca, como avaliá-la positivamente.

As pessoas tendem a dar preferência para empresas e marcas que são bem avaliadas no mercado e que já tem uma autoridade. 

Portanto, priorize sempre proporcionar a melhor experiência aos seus clientes e assim terá bons promotores da marca que além de divulgá-la para outras pessoas, poderão avaliar o produto positivamente nessas plataformas como no Google Meu Negócio.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é o SEO local e como ele pode te ajudar a obter melhores resultados, bora colocar tudo em prática?

Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários que iremos te ajudar!

E se você quiser mais dicas para ranquear bem no Google, não deixe de conferir  dicas incríveis de SEO para alcançar a excelência do seu site.

The post SEO local: o que é e como utilizá-lo para obter melhores resultados appeared first on Monetizze.


Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre SEO local: o que é e como utilizá-lo para obter melhores resultados.
[no-sidebar]
Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.