Ads Top

NÃO quero subir no ranking do Blogblogs







Eu não quero mesmo, e me explico...

Depois de ler muitas opiniões, decidi publicar a minha sobre o assunto que mais foi debatido nos últimos dias entre os blogueiros. Não que eu acredite que minha opinião valha alguma coisa, muito menos tenho o desejo de influenciar alguém. Quero apenas compartilhar algumas opiniões e deixar este espaço aberto para quem quiser se manifestar.

A primeira vez que li uma referência sobre o meme 'Mamãe, quero subir no ranking do BlogBlogs', tive a mesma reação que costumo ter a qualquer meme: rejeitei de pronto. Aliás, rejeitei com mais veemência do que aos outros, como muita gente, provavelmente por que o objetivo desta vez foi de todo explicitado (baita coragem, convenhamos...).
Achei, e continuo achando, que não há valor em burlar um ranking que (de alguma maneira) mede popularidade, fazendo-se passar por popular sem ser. A idéia em si não me agrada: não aprecio a ideía de conquistar uma posição ou qualquer vantagem se não fizer realmente por merecer. Mas esta sou eu e isso só tem importância para mim e para quem convive comigo.

Eu tenho muitos blogs, alguns não recebem mais que 30 visitas/dia, nem por isso participo de qualquer meme, blogagem coletiva ou 'parceria'. Não gosto destes artifícios para conquistar popularidade e vejo valor apenas em links espontâneos, pois é assim que linko outros blogs: desinteressadamente. Sei lá, acho que sou das antigas ou puramente romântica, mas consigo realmente ficar feliz pelos outros, torço por alguém que está iniciando e mostra algum talento, divulgo material que aprecio, sem esperar absolutamente nada em troca. É uma satisfação ter um espaço onde posso recomendar outros blogs apenas por gostar deles. Já esta coisa de lotar a sidebar com links que nem eu mesma clico, não gosto. Meu blog é a minha casa e tudo o que eu coloco nele reflete um pouco do que sou, do que acredito. Enfim, não gosto e não participo de memes, blogagens coletivas e afins. Pensando da maneira que penso, não poderia fazer parte deste meme do ranking.

Todos os memes não passam de subterfúgio para angariar links (o dia que me convidarem a participar de um meme onde não seja obrigatório linkar quem criou e indicou, eu participo), mas este em especial gerou uma verdadeira revolução. E por quê? Por que foi explícito em seu objetivo e principalmente, por que alcançou o seu objetivo. Sim, pois o ranking do BloBlogs agora está uma comédia (juro, ontem eu dei boas risadas). Gente que tinha cadeira cativa desapareceu e gente que eu nunca ouvi falar tá lá no topo, fazendo a festa. Parece que invadiram a Academia Brasileira de Letras e expulsaram todos aqueles velhinhos imortais (que pelo visto levaram ao pé da letra o lance da imortalidade) de suas poltronas.

Eu não dou à mínima para rankings. Já escrevi sobre isso aqui e é verdade. A prova definitiva é que tendo o Templates na sétima colocação do ranking do BlogBlogs, apaguei a minha conta há dois meses. Percebi que o ranking era importante apenas para o ego dos blogueiros e a tal posição só atraía um número sem fim de parcerias e propostas bizarras. Apaguei a minha conta e o número de leitores se manteve o mesmo, depois, aumentou (ainda não descobri por quê). Eu gostava daquela janelinha que mostrava os últimos leitores mas percebi que ela mais travava a página que qualquer outra coisa e tive que retirar. Sem janelinha, que era uma coisa que eu achava bacana, não vi motivo para continuar. Não estou de maneira nenhuma depreciando o serviço, veja bem! Acho o trabalho dos Manoéis excelente e reconheço a importância do BlogBlogs; através dele conheci inúmeros blogs e descobri que existia uma 'blogosfera' (eu nem imaginava a existência disso!). Mas, para mim, não fazia sentido ficar por lá quando a posição no ranking (não o serviço!) só me fazia alvo de um bando de bajuladores (o Compulsivo é prova do quanto me queixei disso).

Enfim, minhas opiniões não se baseiam em ego ferido nem em indignação por perder posições em um ranking. Aliás, mesmo que eu ainda estivesse por lá, não me incomodaria de jeito nenhum perder posições fosse para quem fosse. Um ranking baseado em links recebidos não pode ser levado a sério, quando todos os dias criam-se novos memes e novos 'jeitinhos' para angariar links. Por isso fiquei muito admirada de toda a indignação de alguns para com o serviço; exigências de expulsões, de represálias, de sei lá o quê. Mas era só o que faltava: os caras ficarem caçando à unha todo mundo que participou para punir... E a participação em outro memes, não é passível de punição? E as parcerias desenfreadas? Dizer que todo mundo que estava no topo estava por mérito próprio... cof,cof...eu tenho uma memória meio fraca mas ainda me recordo de pelo menos dois que figuravam lá no alto e que pareciam dois lobos espreitando as ovelhinhas atrás da moita: você mal 'pisava' no BlogBlogs e eles te favoritavam, colocavam-se como fãs e logo depois propunham parceria. Isso, para blogueiros novatos, era uma espécie de glória: 'puxa, mal cheguei e um cara que está no topo é meu fã!'. Eu mesma fui 'vítima' disso, quando entrei. Isso não é artifício para se manter na primeira página? Amanhã criam um meme 'monte uma vaca', ou 'continue a história' e o ranking muda novamente e quem é que vai julgar se é legítimo ou não? Gente, aquela 'contagem da blogosfera' foi a coisa mais vazia que já vi. Quantos participaram? Eles merecem ser punidos?

Enquanto as mudanças do ranking não chegavam à página principal, ninguém chiou. A coisa vem se alterando há tempos, a cada dia surgiam novos memes escalafobéticos e a dança do sobe-desce já estava lá, só não tinha invadido a página um. Quando isso aconteceu, foi o caos: todo mundo revoltado, ofensas, gente se explicando, querendo filosofar sobre a coisa.

Eu acho que quem participou não tem nada que se explicar. Participou e pronto, queria subir e subiu. Esse trelelê de 'queríamos mostrar a fragilidade do sistema' foi uma das coisas mais engraçadas que li até agora. Juro, achei muito divertido. Por que o nome do meme então não era 'Vamos mostrar a fragilidade do sistema’? Por que não era o objetivo, lógico. Entrou na brincadeira, brinca até o fim. Não estraga tudo com filosofia furada para parecer melhor na foto. Gente, nem tem foto! Faz a cara que quiser..

Quem não gostou, não tem muito o que fazer além de opinar, ou ir à extremos, como sair do BlogBlogs, o que acho bobagem, principalmente se você está começando e quer se 'socializar'. Não adianta nada bater no peito e berrar que o ranking não tem mais credibilidade. E por que tinha antes? Absolutamente todos os que estavam na página um conquistaram cada link com o suor de suas postagens? Pelo menos uns quatro me propuseram parceria insistentemente, sem se tocar que a falta de resposta era um meio de dizer 'não' indiretamente.

O que concluo (por ora, por que estou sempre receptível à novas idéias) é que se eu particularmente desaprovo todos estes macetes para angariar links, também não acho certo, nem maduro, fazer um escândalo danado por que o tal meme modificou o ranking. E sabe o que me deixa mais feliz? É que os blogueiros que realmente gosto não me desapontaram: nenhum deles escreveu uma única linha sobre o assunto, continuaram o bom trabalho, nem se abalaram.

Aos que subiram e continuam subindo, seja em que ranking for, através destes artifícios de linkar Deus e o mundo, eu recolho qualquer 'parabéns'. Não posso parabenizar o que não valorizo. Mas, seja quem for que tenha sido humilhado, maltratado ou ridicularizado por ter participado deste meme, fica a minha solidariedade: na minha opinião, alguém que seja realmente inteligente ou admirável, não gasta uma linha se quer para ofender quem quer que seja.

ah, só mais um detalhe: quer opinar? quer discordar de mim? vou adorar, mesmo. mas, por favor, nem pensar em usar o espaço dos meus comentários para ofender, ok? já tem muito espaço para bate-bocas inúteis e malcriados em outros blogs. aqui a gente 'conversa'.

Palavras da autentica Ariane do blog TNB
Que são minhas Palavras tambem.

Ass. W.apocalypse

Um comentário:

  1. ok friend i was added u r blog please add me soon my blog is www.seelaninfo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.