Ads Top

Humanidade criou uma barreira de ondas de rádio em torno da Terra

 (Foto: Divulgação/Nasa/Genna Duberstein)

 

Pesquisadores da Nasa descobriram que certas frequências de rádio emitidas aqui da Terra podem afetar as propriedades da radiação de alta energia ao redor do planeta.

Segundo eles, os sinais emitidos na Frequência Ultra Baixa — conhecida pela sigla em inglês VFL de Very Low Frequency — são capazes de interagir e até manipular moléculas espaciais e criaram uma espécie de barreira em torno do planeta.

Ao redor da Terra existem regiões preenchidas com partículas carregadas conhecidas como cinturões de Van Allen. Devido ao campo magnético do planeta, os cinturões atuam como barreiras, mantendo os elétrons mais energizados afastados da superfície.

Os cientistas descobriram, através de informações fornecidas pela sonda Van Allen da Nasa, que uma bolha feita pelos raios VLF cresce entre a Terra e os cinturões, afastando-os cada vez mais do planeta.

A descoberta é corroborada por dados da década de 1960 que mostram como a barreira de partículas energizadas estava bem mais próxima da superfície terrestre antes do que hoje.

A ideia é de que com mais pesquisas, seja possível remover excesso de partículas dos cinturões de Van Allen das áreas mais baixas da atmosfera da Terra. Segundo eles, isso ajudaria nos momentos de eventos climáticos extremos no espaço, já que geralmente isso prejudica satélites e outros instrumentos próximos. Os testes com VLF já estão sendo preparados para verificar o que é possível fazer emitindo-o de alturas maiores.

(com informações de IFLScience)

Leia mais:
+ Nasa revela detalhes impressionantes da Nebulosa do Caranguejo
+ Astronautas que orbitaram a Lua ouviram "estranha música" espacial, revela Nasa

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.