Cogumelo mais antigo do mundo é brasileiro
Um fóssil de cogumelo com 115 milhões de anos de idade, considerado o mais antigo do mundo, foi encontrado na bacia do Araripe, na divisa de Ceará, Piauí e Pernambuco. Batizado de Gondwanagaricites magnificus, o fungo tem cinco centímetros de altura e coloração marrom alaranjada.
Pesquisadores acreditam que o cogumelo tenha vivido na região na época de Gondwan — um supercontinente que juntava América do Sul, África, Madagascar, Índia, Oceania e Antártida.
A descoberta aconteceu por acaso pelo paleontólogo Sam Heads, do Instituto de Pesquisa em História Natural da Universidade de Illinois (EUA), enquanto ele digitalizava uma coleção de fósseis já coletados no Araripe. O território nordestino é conhecido por paleontólogos por ser um dos locais que mais possui fósseis de seres pré-históricos bem conservados.
Leia também
+ Dinossauros comiam cogumelos alucinógenos
+ 9 gifs em timelapse que mostram cogumelos crescendo de forma impressionante
Em artigo publicado no periódico PLOS ONE, Heads e sua equipe revelam uma hipótese de que o cogumelo tenha caído em um rio e tenha sido levado até uma lagoa salina. Por lá, ele foi envolto por camadas estratificadas de água salgada até ser totalmente coberto por sedimentos finos — como argilas e siltes. Com o passar dos anos, o organismo foi mineralizado e seus tecidos, substituídos por pirita, um mineral composto de ferro e enxofre.
Para Renato Pirani Ghilardi, membro da Sociedade Brasileira de Paleontologia, o cogumelo é especial para a compreensão da evolução e da história do grupo. “A descoberta, além de ser fascinante em sua essência biológica, promoverá uma aumento dos ‘olhares’ para o Brasil atrás desses fungos mais antigos”, disse.
Nenhum comentário: