Confira a edição de 'Alice no País das Maravilhas' ilustrada por Salvador Dalí
Em 1969, o pintor surrealista Salvador Dalí contribuiu para uma reedição do clássico Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. O artista produziu 12 ilustrações por encomenda da editora Random House, que enviou os exemplares para os assinantes de seu clube do livro.
+ Confira também: Walt Disney e Salvador Dalí planejaram um curta juntos
"Dalí criou 12 heliogravuras — uma imagem inicial, que ele assinou em todas as cópias da edição, e uma ilustração para cada capítulo do livro", relata Maria Popova, do site Brain Pickings. "Por mais de meio século esse atípico mas orgânico encontro entre gênios permaneceu quase místico e reservado a colecionadores e estudiosos."
A versão foi reeditada em 2015 pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, quando a obra clássica de Carroll completou 150 anos. A edição conta ainda com ensaios do matemático e colaborador de Dalí, Thomas Banchoff, assim como textos do presidente da Comunidade Norte-Americana de Lewis Carroll, Mark Burstein.
Para Burstein, o que muitos chamavam de loucura dos surrealistas, pode ser considerado sabedoria: "[Os objetivos do surrealismo] são acessíveis à arte, ao reino do inconsciente, ao irracional e ao imaginário. Sua influência logo foi muito além das artes visuais e da literatura, abraçando a música, o cinema, o teatro, a filosofia e a cultura popular. Como os livros de Alice", afirma.
Confira o vídeo com imagens do livro clicando aqui.
(Com informações de Open Culture.)
Leia mais:
+ Corpo de Salvador Dalí será exumado para teste de paternidade
+ 4 fatos que você precisa saber sobre 'Alice no País das Maravilhas'
Gostou desta matéria? Tem muitas outras de onde ela veio: no aplicativo da GALILEU, você pode conferir os nossos conteúdos mais recentes com apenas alguns toques no seu celular. Ah, e de forma gratuita! :) Baixe agora mesmo aqui (disponível no Google Play e na Apple Store).
Nenhum comentário: