Que tipo de usuário do Facebook você é? Estudo identifica 4 variações
Uma nova pesquisa da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, identificou quatro tipos de usuários do Facebook. São eles: o selfie (egocêntrico), o relationship builder (construtor de relacionamento), o town crier (divulgador de notícias) e o window shopper (bisbilhoteiro).
O primeiro, segundo o estudo publicado no IGI Global, é aquele que gosta de se promover, postando fotos e falando sobre si mesmo, buscando atenção incessantemente. A intenção desse usuário é conseguir o máximo de curtidas e comentários possíveis.
Mas, mais que isso, os selfies usam a rede social para apresentar uma imagem deles mesmos da forma que desejam serem vistos, não importando se é verdade. É uma forma de conseguir aprovação da sociedade.
Já o segundo tipo, o relationship builder, usa o Facebook para responder os outros e para entrar em debates e conversas. Normalmente, tenta criar relacionamentos online, seja fazendo novos amigos seja mantendo contato com antigos colegas. Para essas pessoas, o site de Mark Zuckerberg é uma extensão da vida real, e por isso não é preciso postar muitas coisas.
Os town criers, por sua vez, se enxergam como divulgadores de notícias. Compartilham artigos, eventos e reportagens do que está havendo no mundo assim que podem. Não estão muito interessados em falar sobre a própria vida ou a dos conhecidos.
Por fim, o window shopper é aquele que sente uma obrigação social em se manter no Facebook. Ou seja, gosta de observar a vida dos outros por meio de posts e marcações. É como se esse usuário apenas ficasse “observando o comportamento das massas”.
Os especialistas ressaltam que as pessoas podem se identificar com mais de uma categoria, mas têm a tendência de se relacionar mais fortemente com apenas uma delas.
Para Kris Boyle, co-autora do artigo, as mídias sociais estão ligadas a tudo hoje em dia: “A maior parte das pessoas não pensam no porquê fazem essas coisas, mas, se reconhecerem seus hábitos, pelo menos criarão consciência”, afirmou em comunicado oficial.
(Via IFLScience)
Leia também
+ Critérios de censura do Facebook vazam; conheça
+ Brasileiro é premiado por criar máquina de "fala" para pessoas em coma
Nenhum comentário: