Ads Top

5 vezes em que 'Game of Thrones' influenciou pesquisas científicas

7ª temporada de 'Game of Thrones' (Foto: Divulgação)

 

Além de trazer aspectos inspirados em acontecimentos reais da história da humanidade, como guerras e conflitos políticos, 'Game of Thrones' também possui elementos que inspiraram testes científicos. Abaixo, confira cinco momentos curiosos: 

Guerra dos Mofos 
Premiada em 2011 com o Emmy, a abertura da série ganhou uma 'releitura' feita com limos e bolores. O vídeo mostra diferentes espécies de fungos crescendo e se expandindo em placas de Petri — recipientes usados em laboratórios para pesquisas. Assista ao vídeo

+ Teoria 'ambientalista' de GoT vai mudar sua percepção sobre a série

Meme da Nazaré
Com tantas mortes, reviravoltas e personagens, é difícil acompanhar tudo o que acontece em GoT. Por isso, matemáticos da Universidade de Macalester, nos Estados Unidos, criaram um algorítimo para determinar quem é mais relevante para todo o desenvolvimento da trama. Tyrion Lannister conquistou o primeiro lugar, e Jon Snow o segundo. 

Em outro caso, Milán Janosov, candidato a pós-doutorado no Centro de Ciência de Redes da Universidade Central da Europa, na Hungria, criou um projeto para estimar as próximas mortes do seriado. De acordo com o algoritmo, personagens queridos do público, como Daenerys Targaryen e Arya Stark, por exemplo, têm mais de 80% de chances de não durarem muito. 

Vira tempo da Hermione? 
Na sexta temporada, as visões e viagem ao passado de Brandon Stark — que se aproximava de se tornar o Corvo de Três Olhos — afetaram a vida de Hodor. Sean Carrol, físico do Instituto de Tecnologia da Califórnia, tentou explicar o que houve com o garoto Stark.

"Bran está em dois lugares ao mesmo tempo. Ou melhor, em dois momentos na mesma hora", falou Carrol à Science Alert. Para o pesquisador, o que aconteceu trata-se do paradoxo de bootstrap — na qual as informações ou acontecimendos podem ser criados no momento da viagem do tempo. Ou seja, o que houve com Hodor só foi possível pela intervenção de Bran. 

+ A física da montaria de dragões em 'Game of Thrones'

Ai, meu coração
O aplicativo americano Cardiogram, que mede os batimentos cardíacos dos usuários por meio do dispositivo Apple Watch, fez o teste para entender o que acontece com o órgão quando os fãs assistem a série

O estudo mostrou que cenas dramáticas, com diálogos envolventes, deixa os telespectadores mais emocionados e impactados do que as de violência. 

Questão de inteligência
Para conquistar o Trono de Ferro, é preciso muito mais que apenas armas, um exército e dragões — e Cersei Lannister sabe bem disso. Segundo um vídeo no YouTube, do canal BrainCraft, é necessário usar a mente como estratégia, tendo autocontrole. Confira abaixo (em inglês): 

(Com informações de Science Alert)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.