Alunas de engenharia fazem 'vaquinha' para ir à conferência da ONU
Seis alunas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) foram convidadas para participar de uma conferência da ONU Mulheres, que acontecerá em Nova York, no fim deste ano. O motivo foi um vídeo das jovens que bombou nas redes sociais, no qual elas relatam o machismo que enfrentam na faculdade.
A ideia para o vídeo ocorreu em 2017, quando os alunos organizavam o IntegraPoli, competição responsável pela recepção dos calouros. Uma das atividades foi o remake do clipe Survivor, da cantora Clarice Falcão, pelas jovens da universidade.
(Para ver o vídeo campeão, clique aqui.)
Segundo Beatriz Bessa, aluna do terceiro ano de engenharia elétrica, a ideia surgiu porque o evento tinha tradição machista: “Existiam muitas situações difíceis. Em um dos anos os veteranos fizeram as calouras lavarem carros de roupas brancas”, lembra.
Com o crescimento dos movimentos feminista, negro e LGBT, opressões do tipo passaram a ser delatadas: “A comissão organizadora criou um canal direto com representantes de cada centro acadêmico para que pudéssemos fazer reclamações, ca acontecesse algo”, afirma Bessa.
ONU Mulheres
O sucesso estrondoso do vídeo fez com que as alunas fossem chamadas por um órgão da universidade, o USP Mulheres, para participarem do encontro anual da ONU. Segundo Bessa, todo ano as integrantes desse setor da faculdade participam do encontro.
O problema agora é que o USP Mulheres disponibilizou verba para mandar apenas uma das jovens para os Estados Unidos: “A delegação realmente não tinha como patrocinar mais meninas”, afirma Bessa.
Leia mais:
+ 7 vídeos que você precisa assistir para entender melhor o feminismo
+ Mães coragem: refugiadas buscam estabilidade no Brasil para trazer os filhos
A escolhida foi a idealizadora do projeto, Nathalia Takaoka, mas os planos de Beatriz Bessa e suas colegas é mandar mais cinco alunas: “Estamos fazendo uma ‘vaquinha’ para conseguir o dinheiro que falta. Essa é uma oportunidade única, na qual poderemos encontrar presidentes e reitores de universidades do mundo todo”, conta.
Para quem quiser ajudar as brasileiras a participarem do encontro na ONU, a ‘vaquinha’ está disponível online: basta clicar aqui e fazer a doação. O objetivo das estudantes é arrecadar 40 mil reais até o dia 10 de setembro.
*(Com supervisão de Nathan Fernandes.)
Curte o conteúdo da GALILEU? Baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.
Nenhum comentário: