Amazon está liberada para adquirir a rede de supermercado Whole Foods
Em junho, a Amazon anunciou que compraria a gigante rede de supermercados Whole Foods por US$ 13,7 bilhões. Mas uma negociação tão grande assim ainda precisava passar por autorização de órgãos reguladores como a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês). E passou: a FTC decidiu que não vai intervir na compra.
O órgão americano anunciou na terça-feira (23) que não vê indícios de concorrência desleal e por isso não tem por que se intrometer. Os acionistas da Whole Foods também aprovaram a compra, então as negociações vão continuar.
A aprovação já era esperada no mercado, o que também trouxe à tona as críticas de especialistas consultados pela Reuters. O medo é que a compra da Whole Foods dê à Amazon uma vantagem tão grande no mercado de supermercado online que não abra espaço para qualquer outra empresa competir.
O Engadget lembra também que a Amazon pode usar sua força com vendas online para desestimular os consumidores a procurar concorrentes, seja por redução no preço ou por outros incentivos, como um programa de benefícios (Amazon Prime Now, estou olhando para você). Essas práticas seriam totalmente válidas se a empresa não estivesse “queimando a largada” com uma gigante como a Whole Foods, que tem 465 lojas nos EUA, Canadá e Reino Unido.
De qualquer forma, ainda é cedo para dizer se a compra pode gerar um problema para a concorrência na prática. E, no comunicado, a FTC não descartou futuras investigações em cima do acordo.
Tecnocast 069 – As lojas físicas vão morrer?
No primeiro semestre de 2017, foram fechadas o triplo de lojas físicas do que no mesmo período do ano passado, segundo dados do Credit Suisse para o mercado americano. É a segunda pior marca da história, atrás apenas do recorde de 2008, ano de crise econômica.
O dia em que você não vai mais precisar sair de casa nem para ir ao supermercado pode estar mais próximo do que você imagina! Dá o play e vem com a gente:
Amazon está liberada para adquirir a rede de supermercado Whole Foods
Nenhum comentário: