Campus Party 2018 terá Steve Wozniak e baratas ciborgues
A Campus Party Brasil de 2018 terá como convidado de destaque Steve Wozniak, cofundador da Apple. O evento em São Paulo, que chega à sua 11ª edição, ocorrerá no Anhembi de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.
Primeiro palestrante confirmado para o encontro do ano que vem, Wozniak foi definido como o "mais campuseiro [como são chamados os frequentadores do evento] possível" por Paco Ragageles, criador da Campus Party. "Já vi ele ficar quatro horas autografando", completou, durante anúncio à imprensa na noite desta segunda-feira (21).
Além da participação do norte-americano, que já esteve na feira da capital paulista em 2011, os organizadores revelaram a criação de uma oficina para desenvolver ciborgues — calma, quem pensou em seres como o Exterminador do Futuro está enganado. Na Campus Party, serão baratas (!) que ganharão funções comandadas eletronicamente com placas Arduino. "Vamos fazer corridas com elas", disse o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Ferruggia.
+ Pesquisadoras brasileiras desenvolvem pão com farinha de barata
Outra novidade entre as oficinas será uma de blockchain, tecnologia famosa principalmente por estar por trás da moeda virtual Bitcoin, que promove a descentralização de dados para garantir maior segurança. "É o que realmente vai mudar o mundo", afirmou Ferruggia.
Haverá ainda um novo fórum chamado Universidades Empreendedoras, voltado a ensinar formas de trabalho que serão necessárias no futuro. Segundo Ferruggia, uma criança que nasce hoje não vai fazer nenhum dos trabalhos que existem atualmente quando chegar aos 20 anos, daí a importância do workshop. "Estamos dando diplomas de desempregados a todos."
Também voltada para os profissionais do futuro, haverá a Campus Kids, espaço que foi montado pela primeira vez na edição baiana da Campus Party, com oficinas de robótica e games.
+ Empresário quer trazer sistema de transporte futurístico para o Brasil
Fidelidade
Para quem não perde uma edição da Campus Party, foi anunciada também uma espécie de programa de fidelidade. O Campus Party Membership poderá ser comprado por quem pretende passar pelo maior número possível de eventos no Brasil pagando um preço menor do que o dos ingressos avulsos. E oportunidades não faltarão, segundo a organização: para os próximos meses, além da de São Paulo, já estão marcadas edições em Pato Branco (PR), Belo Horizonte e Natal.
"O Brasil tem quase metade das Campus Party do mundo", disse Paco Ragageles. Seguindo o ritmo atual de expansão, o plano é, em dois anos, ter eventos em todas as capitais do país.
Nenhum comentário: