Ads Top

Ceará foi estado com mais finalistas na Olimpíada de História do Brasil

 (Foto: Reprodução Instagram ONHB)

 

O Ceará foi o estado brasileiro que mais levou finalistas para a 9ª edição da Olimpíada de História do Brasil, organizada pela Universidade de Campinas (Unicamp). Foram 119 equipes participantes e 26 medalhas, o que também dá ao estado o maior número de vencedores.

O concurso teve mais de 12 mil equipes competindo, o que significa cerca de 48 mil brasileiros participando da olimpíada.

Leia mais:
Estátua de faraó de 4300 anos está intrigando arqueólogos
Google premia brasileiros com bolsas para pesquisas científicas

A final contou com 307 equipes, dentre elas a de Abner Oliveira, Letícia Guimarães e Sofia Fernandes, do colégio Ari de Sá, em Fortaleza: “Foi uma surpresa maravilhosa, uma sensação incrível por conta de todo os esforços que tivemos juntamente com os professores”, contam os alunos, que obtiveram prata na competição.

Além do Ceará, o Rio Grande do Norte e a Bahia estão entre os estados com mais finalistas: 66% das equipes que competiram por medalhas eram provenientes dessas partes do Brasil. “Estar lá foi muito gratificante não só pela premiação, mas pela cerimônia em si, que é muito contagiante. Sempre que alguém de Fortaleza ganhava era muita emoção, como se nós tivéssemos ganhando também”, diz Abner Oliveira.

Segundo Letícia Guimarães, o interesse pela área vem da dinamicidade da área: “A história é presente, e não engessada como aprendemos em sala de aula. Somos seres políticos e parte da história”.

*Com supervisão de Nathan Fernandes.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.