Dermatologista 'celebridade' explica sucesso de vídeos de cravos nojentos
De uns tempos para cá um tipo muito peculiar de fã surgiu na internet: os devotos a vídeos de extração de espinhas, cravos, cistos e até lipomas. O hábito chama muito atenção, já que os vídeos são, não raramente, considerados nojentos e repulsivos.
Para a dermatologista "celebridade" Sandra Lee, conhecida como Pimple Popper na internet, as pessoas assistem os vídeos para relaxar ou se animar: “Muitos me assistem porque [os vídeo] ajudam a dormir ou diminuir a ansiedade e os ataques de pânico”, contou em entrevista à Galileu. A médica ainda os comparou com vídeos de ASMR (aqueles que ajudam a relaxar com sons confortáveis).
Outra explicação para o fenômeno é que pessoas com tendências obsessivas compulsivas os assistem porque eles passam a sensação de limpeza e alívio, assim como as que têm dermatilomania, uma doença que faz com que a pessoa queira ferir a própria pele.
Os vídeos de mais sucesso no canal de Popper no YouTube são aqueles com cravos ou poros dilatados (cravos enormes). Segundo ela, é mais comum que as pessoas gostem de “extrações tranquilas” (sem sangue) do que “extrações difíceis” (que precisam de equipamento cirúrgico e anestesia).
“Todos gostam das mais tranquilas, mas acho que quanto mais você assiste mais você aprende a apreciar os casos difíceis”, conta a médica, que completa: “Sempre ouço: ‘Isso é nojento, mas muito gratificante’”.
Dra. Pimple Popper
A dermatologista que hoje tem 1,5 bilhão de visualizações em seu canal começou o trabalho no Instagram. “Meu campo na medicina é muito visual, então eu sabia que poderia mostrar para as pessoas o que vejo e que isso poderia interessá-las.”
Quando migrou para o YouTube não ficou surpresa com a popularidade dos vídeos. “Percebi que esse era um tipo de ‘subcultura’ na internet, muita gente gosta de ver e compartilhar esse conteúdo”.
Para a youtuber os videos mais legais de fazer são com pacientes que ela conhece e tem alguma relação. Ela lembra que um deles passava por dificuldades financeiras quando seus “fãs” fizeram uma vaquinha online e arrecadaram 12 mil dólares.
Seus planos para o futuro são continuar fazendo vídeos, já que eles continuam bombando nas redes sociais: “Tenho entre 2 e 4 milhões de visualizações por dia”. Mas não é só isso. Lee já lançou uma linha de produtos dermatológicos, focando, é claro, em acne.
Contudo, ela também vê um fundo educacional no conteúdo que produz, e não só de entretenimento: “Posso mostrar o quão fascinante e maravilhosa a dermatologia é”, afirma.
Leia mais:
+ Mukbang: a moda dos vídeos de pessoas comendo (muita) comida
+ 7 vídeos que vão te causar um "orgasmo mental"
*(Com supervisão de ).
Nenhum comentário: