Fazer fotos pode te ajuda a aproveitar o momento, aponta estudo
Um estudo de quatro universidades norte-americanas provou o que muitos duvidavam: fotografar faz com que as pessoas lembrem melhor das experiências vividas. O mesmo grupo de pesquisadores já havia provado que tirar fotos faz com que aproveitemos mais os momentos do que aqueles que não o fazem.
A experiência foi feita em um museu, onde um grupo de pessoas foi convidado a tirar fotos do local e escutar as explicações, enquanto o outro não poderia capturar os momentos. Ficou claro para os especialistas que quem pôde registrar as imagens lembrava melhor das figuras observadas. O contraponto, entretanto, foi que aqueles que apenas ouviram os guias recordavam com mais facilidade o que foi dito.
As descobertas sugerem que o processo de procurar o que fotografar "realmente faz com que você codifique o conteúdo visual e lembre-se disso", disse Alixandra Barasch, uma das pesquisadoras, ao The New York Times.
Linda Henkel, professora de psicologia da Universidade de Fairfield, acha que a descoberta é notável porque desafia a suposição popular de que tirar fotos é uma distração. Barasch revelou que pensava da mesma forma até realizar os experimentos: "Ao coletar mais e mais dados ao longo de cinco ou seis anos, descobrimos que tirar fotos é realmente uma imersão maior das pessoas em experiências".
Há um ponto muito importante a ser lembrado, entretanto. Se as fotografias são tiradas já com a intenção de serem publicadas nas redes sociais, todos os efeitos positivos da ação são perdidos. "Você estará preocupado em tirar a foto perfeita para obter todas as curtidas e comentários", o que pode aumentar a ansiedade, afirma a especialista.
Com informações de The New York Times.
Leia mais:
+ Veja 7 cursos online gratuitos de fotografia
+ Fotógrafo chama atenção com imagens de subculturas ao redor do mundo
Nenhum comentário: