Ads Top

Galáxia mais distante já observada dá pista sobre magnetismo do Universo

 (Foto: Nasa)

 

Um estudo publicado no Oxford Academy mostra novas informações sobre o magnetismo na galáxia CLASS B1152+199, situada a 5 bilhões de anos-luz da Terra.

Com base nas observações, os cientistas descobriram evidências de que os campos magnéticos galácticos se formam no início da vida de uma galáxia e ficam relativamente estáveis.

O magnetismo da CLASS B1152+199 é muito parecido com o da Via Láctea, o que animou os artronomos, já que poderá propiciar descobertas sobre o sistema em que vivemos. 

"Esta descoberta é emocionante", disse Sui Ann Mao, do Instituto Max Planck de Radioastronomia, para a Universidade de Toronto. "Essa é a gravação da galáxia mais distante da qual temos essa informação de campo magnético".

O magnetismo é essencial para a conformação do Universo, mas ainda não se sabe exatamente como esta informação será utilizada pelos cientistas: "Obtivemos uma pista importante para resolver esse mistério [o magnetismo], extraindo o registro fóssil do magnetismo em uma galáxia bilhões de anos antes do presente", afirma Bryan Gaensler, da Universidade de Toronto.

Leia mais:
+ 6 palestras do TED que todo amante de astronomia deve assistir
Estes alunos representarão o país nas olimpíadas de astronomia no exterior

Antes dessa pesquisa, nunca havíamos obtido dados sobre o magnetismo de uma galáxia tão distante — ainda mais em uma situação tão parecida com a da Via Láctea. Para Gaensler, o surgimento precoce do magnetismo na formação das galáxias é prova de que é preciso entender esse tópico para compreender o Universo.

Medições em uma distância tão grande quanto 5 bilhões de anos-luz são quase impossíveis de serem feitas, então os pesquisadores mediram o magnetismo pelo efeito que teve na luz de um quasar atrás dele. Isso é conhecido como o efeito de Faraday, a maneira como o campo magnético polariza a luz através dele.

(Com informações de Science Alert.)

Curte o conteúdo da GALILEU? Baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.