ONG promove descontaminação da água apenas com luz solar
O Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis) vem promovendo desde março de 2017 a descontaminação da água nas comunidades ribeirinhas do Amazonas. Segundo eles, apenas uma garrafa PET é necessária para a realização da limpeza.
A ideia é colocar um pouco de água dentro de uma garrafa de plástico limpa e transparente e a expor à luz solar durante 6 horas. Depois disso, segundo os responsáveis pelo projeto, a água está pronta para o consumo.
"Sodis (que significa Solar Water Disinfection) utiliza a radiação solar para destruir micro-organismos patogênicos que causam doenças. É ideal para tratar pequenas quantidades de água", afirma o Idis.
Por enquanto, a iniciativa está ocorrendo apenas nas comunidades de Espírito Santo, Nova Olinda e Itacoatiara, no Amazonas. Se obtiver sucesso poderá se espalhar para outras regiões. "O objetivo é melhorar a qualidade da água consumida diminuindo a incidência de doenças", relata a organização.
A escolha da tecnologia simples utilizada foi feita junto com membros das comunidades, que ajudaram a mapear as urgências e demandas sociais.
Leia mais:
+ Como a recusa em vacinar os filhos pode afetar toda a sociedade
+ Estes alunos representarão o país nas olimpíadas de astronomia no exterior
*Com supervisão de Isabela Moreira.
Nenhum comentário: