Sony terá que devolver dinheiro por dizer que aparelhos Xperia são à prova d’água
Se você compra um smartphone promovido como à prova d’água, espera que ele resista a uma corrida feita num dia chuvoso ou saia ileso de um mergulho na piscina. Mas não foi isso o que aconteceu com muitas unidades da linha Xperia. Por conta disso, um tribunal nos Estados Unidos decidiu que a Sony vai ter que reembolsar os clientes que se sentiram lesados.
Hoje, a companhia é muito mais cautelosa e já não aponta a resistência à água como um dos grandes atributos da linha Xperia. Mas, em um passado não muito distante, era diferente. No comunicado de imprensa sobre o Xperia Z2, por exemplo, a Sony disse que o modelo pode “ser usado debaixo d’água por 30 minutos, sob 1,5 m de profundidade”.
Em alguns sites regionais da Sony, era possível encontrar imagens de divulgação que mostravam o smartphone sendo manipulado dentro da piscina. Nessas páginas também era possível encontrar expressões como “leve seu dispositivo para nadar”.
Convencidos, muitos consumidores confiaram na divulgação e submeteram seus smartphones Xperia à água, entrando com o aparelho na piscina, por exemplo. A partir daí, as reclamações dizendo que o dispositivo parou de funcionar só cresceram, inclusive no Brasil: o Reclame Aqui está cheio delas.
Até o Tecnoblog passou por essa experiência. Há dois anos, quando eu testava o Xperia Z3+ para um review, coloquei o aparelho debaixo da torneira para tirar uma foto, mas, nos instantes seguintes, ele desligou para nunca mais voltar à vida. Havia entrado água. A Sony trocou a unidade imediatamente, mas o trauma foi grande (valeu, Mobilon, por pagar a terapia).
A Sony passou a ressaltar em avisos de rodapé e páginas de ajuda que os aparelhos não devem ser submersos, mesmo quando apresentam certificado IP68, que assegura que o dispositivo pode ficar protegido sob longos períodos de imersão em água.
Por fim, a companhia parou de destacar a suposta resistência à água. Na página brasileira do Xperia XZ Premium, por exemplo, a Sony ressalta apenas que o modelo foi “desenvolvido para suportar respingos e garoas inesperadas”. Discurso parecido é adotado em outros países.
Mesmo assim, a Sony terá que remediar o estrago já feito. Um tribunal federal de Nova York deu causa ganha a uma ação coletiva contra a empresa nos Estados Unidos. O processo afirma que a companhia exagerou nas afirmações sobre determinados modelos de smartphones e tablets da linha Xperia serem “impermeáveis”.
Como resultado, a Sony terá que oferecer uma garantia adicional de 12 meses para unidades adquiridas no último ano ou de seis meses para aparelhos comprados há mais tempo. Os consumidores que tiveram problemas poderão ainda obter 50% de reembolso sobre o valor de mercado do smartphone ou tablet desde que faça a reclamação até 30 de janeiro de 2018.
Veja também: Não é uma boa ideia colocar seu smartphone Xperia à prova d’água… na água
O percentual de reembolso pode mudar, pois a Sony ainda tem chance de recorrer — há uma audiência marcada para dezembro. Porém, se o tribunal não concordar com as alegações da empresa, é possível que o juiz determine, em contrapartida, uma proporção bem acima de 50%.
Os modelos afetados são estes:
- Xperia M2 Aqua;
- Xperia M4 Aqua;
- Xperia ZR;
- Xperia Z Ultra;
- Xperia Z1, Z1s, Z1 Compact;
- Xperia Z2;
- Xperia Z3, Z3 Compact, Z3v, Z3+, Z3+ Dual;
- Xperia Z5;
- Xperia Z5 Compact;
- Xperia Z2 Tablet;
- Xperia Z3 Tablet Compact;
- Xperia Z4 Tablet.
Vale frisar que a decisão beneficia apenas consumidores nos Estados Unidos. Até o momento, a Sony não se pronunciou sobre o assunto.
Com informações: The Verge
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