Whoppercoin é a criptomoeda do Burger King
As criptomoedas e a blockchain servem para uma infinidade de coisas, desde as mais óbvias, como fazer transações, até assinar contratos inteligentes ou armazenar arquivos de forma distribuída. Na Rússia, você também poderá… comprar hambúrgueres. Por que não?
O Burger King lançou a Whoppercoin, uma moeda digital baseada na plataforma Waves. O nome é inspirado no sanduíche mais famoso da marca, e o objetivo da criptomoeda é funcionar como um programa de fidelidade para os clientes da rede de fast food.
Funciona assim: a cada rublo (1 RUB é o equivalente a R$ 0,053) gasto no Burger King, você ganha uma Whoppercoin. É possível resgatar um Whopper com 1.700 Whoppercoins (1.700 RUB = R$ 90). Todas as moedas já foram emitidas pelo restaurante, e existem 1 bilhão de Whoppercoins no mercado (a empresa poderá emitir mais moedas no futuro, se necessário).
Claro, assim como nas outras criptomoedas, você não precisa gastar todo o seu dinheiro com um sanduíche gordo no Burger King: é possível fazer transferências para amigos ou mesmo vendê-las para outros compradores por meio dos aplicativos para Android e iOS, que serão lançados em setembro na Rússia.
Além disso, caso a Whoppercoin se valorize no futuro, você pode lucrar com o seu, ahn, err, investimento (sério: o diretor de comunicação externa do Burger King Rússia declara que “comer Whoppers agora é uma estratégia para a prosperidade financeira amanhã”). Acho que dá para afirmar que esta é a criptomoeda mais fácil de ser minerada até agora.
Mais detalhes estão no site da Waves.
Tecnocast 071 – Vale a pena investir em bitcoin?
Não é por acaso que tanta gente vem falando sobre Bitcoin. A criptomoeda já chegou a valorizar mais de 10.000% em apenas um ano e bateu recordes históricos em 2017: um único bitcoin passou a valer mais de dez mil reais. E muita gente acredita que o Bitcoin não apenas continuará essa subida exponencial, como um dia poderá substituir a moeda que nós temos.
Calma! Será que vale a pena investir em bitcoins? O que é minerar? O Bitcoin será a moeda corrente mundial? Como uma blockchain vive, se alimenta e se reproduz? Dá o play que a gente conta tudo!
Nenhum comentário: