Arqueólogos podem ter encontrado cidade perdida de Alexandre, o Grande
Arqueólogos iraquianos e ingleses descobriram uma cidade perdida há mais de 2 mil anos com a ajuda de drones e análise de imagens.
Acredita-se que Qalatga Darband, como é chamada, tenha sido construída em 331 aC por Alexandre, o Grande. "Ainda é cedo, mas acreditamos que era uma cidade movimentada na estrada do Iraque para o Irã. É possível imaginar as pessoas dando vinho aos soldados que passam", afirma John MacGinnis, líder da pesquisa, para o The Times.
Leia mais:
+ Navios de 2,5 mil anos são encontrados em boas condições
+ Dormir com cachorro na cama não prejudica o sono, aponta estudo
O local chamou atenção após imagens de espiões da CIA dos anos 1960 serem reveladas. Entretanto, os estudos só começaram no século de 21 por conta dos conflitos no local.
"Analisar marcas de cortes nunca havia sido feito na arqueologia da Mesopotâmia. Quando há paredes no chão, dificilmente o trigo cresce muito bem, então aparecem cores diferentes na plantação", explica MacGinnis, que também ressalta a importância da utilização dos drones para a descoberta.
Até agora, as investigações no terreno revelaram as bases de uma série de grandes edifícios no solo, incluindo uma parede fortificada e prensas de pedra que podem ter sido utilizadas na produção de vinho ou óleo.
Azulejos e estátuas de Perséfone e Adonis também foram encontrados no local. Além de uma moeda que data do reino de Orodes Segundo, durante 57 aC e 37 aC, o que significa que a cidade sobreviveu por muitos anos após o governo de Alexandre, o Grande.
Os arquólogos esperam continuar as escavações até 2020. Com isso, é possível que muitas novidades ainda sejam descobertas, além dos mistérios que precisam ser resolvidos.
Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.
Nenhum comentário: