Ads Top

Músicas animadas estimulam a criatividade, aponta pesquisa

Cena do filme 'Curtindo a Vida Adoidado' (Foto: Reprodução)

 

Um novo estudo indica que músicas felizes ajudam a estimular a criatividade. A pesquisa foi conduzida por Simone Ritter, da Universidade Radboud Nijmegen, no Países Baixos, e Sam Ferguson, da Universidade de Tecnologia de Sidney, na Austrália.

Ambos estudam os efeitos do silêncio e de diferentes gêneros musicais no pensamento. Para o diagnóstico, eles dividiram 155 voluntários em cinco grupos. Quatro turmas tiveram que ouvir música enquanto realizavam testes, e o quinto grupo fez as atividades em silêncio

As avaliações foram feitas para medir dois tipos de raciocínios: o divergente, que gera novas ideias; e o convergente, que busca a melhor solução para problemas. 

Leia também:
+ Música estimula a mesma região que sexo e drogas no cérebro
+ A música pop funciona de forma similar à síndrome de Estocolmo?

Os pesquisadores descobriram que as pessoas foram mais criativas ao escutarem músicas positivas, como 'Spring', de Antonio Vivaldi (ouça no vídeo abaixo). Elas tiveram conceitos mais originais do quem trabalhou em silêncio. 

"Também testamos músicas tristes, calmas e angustiantes, mas não vimos efeito", falou Ferguson. "Parece que o gênero de música é mais importante do que escutar qualquer canção."

Os cientistas ainda falaram que talvez a música alegre não tenha ajudado no raciocínio convergente pois esse tipo de pensamento necessita mais da lógica. No entanto, o experimento deles foi organizado para que os participantes realizassem as atividades divergentes antes das convergentes — o que pode simplesmente significar que a canção de Vivaldi tem um efeito menor na segunda vez que é escutada. 

Aprecie o silêncio
O estudo demostrou que escutar músicas animadas é bom para realizar atividades que necessitam de criatividade. Contudo, caso a pessoa tenha que solucionar algum problema, o ideal é ter o ambiente silencioso. 

Leia também:
+ 11 canais para aprender música de graça na internet
+ Quem estuda música durante a adolescência desenvolve mais habilidades linguísticas

Dose de dopamina? 
Ritter e Fergunson também afirmaram que a pesquisa deles pode ser usada para incitar a criativade em instituições educacionais e laboratórios pois eles acreditam que as canções alegres são estimulantes. 

Para Irma Järvelä, da Universidade de Helsinki, na Finlândia, a explicação está na dopamina — neutransmissor associado à satisfação e prazer, liberado ao ouvir música. "Dopamina também aumenta o pensamento criativo e a determinação no trabalho", disse.

(Com informações de New Scientist)

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.