Ads Top

NASA nomeia prédio em homenagem à protagonista de 'Estrelas Além do Tempo'

Katherine Johnson em frente ao prédio cujo nome inspirou (Foto: NASA)

 

Na última semana, a NASA inaugurou o Prédio de Pesquisa Computacional Katherine G. Johnson em homenagem à matemática de mesmo nome, cuja passagem pela agência espacial americana foi contada no filme Estrelas Além do Tempo (2016).

Nascida no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, Johnson por muito sofreu com a segregação racial do país, tendo que mudar de cidade para poder estudar em boas escolas que aceitassem alunos negros. Em 1953, ela começou a trabalhar na NASA fazendo cálculos de trajetórias de foguetes e naves, se tornando essencial para o sucesso da Missão Apollo 11. 

Leia também:
+ “Ser a primeira negra no espaço foi um grito de que temos muito a oferecer”
+ Metade da nova equipe de astronautas da NASA é formada por mulheres

A história ficou conhecida no longa indicado ao Oscar, no qual a matemática foi vivida pela atriz Taraji P. Henson (confira nossa entrevista com ela aqui). O filme foi um sucesso de público e crítica, arrecadando US$ 231,3 milhões de bilheteria ao redor do mundo.

Taraji em 'Estrelas Além do Tempo' (Foto: Divulgação)

 

Aos 99 anos, durante a cerimônia de inauguração do prédio, Johnson afirmou estar empolgada com a novidade. "Mas eu dou crédito para todos que me ajudaram. Eu não fiz nada sozinha, mas tentei ir ao topo da questão e fui bem sucedida ali." 

Ela ainda recomendou que aspirantes a cientistas e matemáticos encontrassem carreiras das quais gostam e creditou seu sucesso ao entusiasmo que sente ao resolver problemas complexos. "Eu gosto do trabalho. Eu gostava das estrelas e das histórias que estávamos contando. E foi uma alegria contribuir para a literatura que estava saindo."

O Prédio fica localizado no Centro de Pesquisa Langley, na cidade de Hampton, também em Virgínia. 

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.