Ads Top

Universidade dinamarquesa oferece curso sobre 'Beyoncé, gênero e raça'

Beyoncé (Foto: Reprodução/Youtube)

 

Estudantes, let's get in formation: a Universidade de Copenhague, na Dinamarca, oferecerá um curso com base nas performances, músicas e clipes da Beyoncé. A ideia foi tão bem recebida pelos alunos da instituição que todas as vagas da disciplina já foram preenchidas.

Chamada de "Beyoncé, Gênero e Raça", a aula terá como objetivo analisar gênero, sexualidade e raça. "Vamos analisar as músicas e clipes dela", explicou o professor responsável pela aula, Erik Steinskog, em entrevista à emissora TV2. "Um dos objetivos é apresentar o pensamento do feminismo negro, que não é muito conhecido na Escandinávia."

+ Leia também: 4 reflexões para conhecer o pensamento de Angela Davis

Segundo o professor do Departamento de Artes e Estudos Culturais da universidade, a cantora é uma das principais artistas do momento. Ele ressalta o fato de ela apresentar discussões sobre feminismo e raça em seus trabalhos, que são consumidos pelo grande público.

Na música "Flawless", do disco Beyoncé (2013), a cantora fala sobre autoestima e toca uma parte do discurso da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi-Adichie sobre feminismo. "Feminista, a pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica dos sexos", diz.

Já o disco mais recente da artista, Lemonade (2016), explora a experiência de ser uma mulher negra nos Estados Unidos. 

"Ela é uma feminista controversa, o que é crucial. Beyoncé nos faz considerar o que significa ser feminista — ou o que pode significar, mas o feminismo dela é apresentado para uma plateia que não é acadêmica", refletiu. "É difícil não se impressionar. Ela é extremamente boa no que faz. A vida é curta demais para trabalhar com músicas das quais não gosto."

Saiba mais sobre o curso aqui

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.