Vikings: barco utilizado por nórdicos em enterros é encontrado na Noruega
Os restos de um barco utilizado entre os séculos 7 e 10 foi encontrado durante uma excavação em praça da cidade de Trondheim, na Noruega. Segundo os arqueólogos do Instituto de Pesquisa e Patrimônio Cultural Norueguês (NIKU), é possível que o objeto tenha sido utilizado como cova, costume que era comum entre os vikings.
Os arqueólogos acreditam que o barco tenha tido pelo menos quatro metros de comprimento. "Uma excavação cuidadosa revelou que a madeira não ficou intacta, mas restos de ferrugem e pregos mal preservados indicam que era um barco que estava enterrado aqui", explicou o arqueólogo Ian Reed, em anúncio.
"É possível que o barco tenha sido enterrado e usado como cova para os mortos", afirmou o especialista em barcos Knut Passche, em anúncio do NIKU. Esse uso das embarcações era comum na costa de Trøndelag, mas é a primeira vez que um exemplar foi descoberto em Trondheim.
Uma das principais evidências do uso do barco é o fato de terem dois longos ossos dentro dele junto com pedaços de bronze, uma colher e uma chave. "Isso sugere que havia um esqueleto humano aqui", disse Reed que, junto com os colegas, realizará análises de DNA para confirmar que as ossadas são humanas.
Leia também:
+ Arqueólogos afirmam que Pedra do Sol usada por vikings era um cristal
+ Mulheres vikings também eram guerreiras, aponta exame de DNA
Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.
Nenhum comentário: