Ads Top

A melhor técnica para limpar frutas é utilizar bicarbonato de sódio

 (Foto: Creative Commons/ amissphotos)

 

Basta jogar no Google “Como remover agrotóxicos das frutas” que uma porção de resultados - dos mais simples aos mais mirabolantes - aparecem. A preocupação não é à-toa: a comida no Brasil tem mais veneno do que a produzida em qualquer outro país do mundo.

Pesquisadores do departamento de Ciência Alimentar da Universidade de Massachusetts resolveram testar alguns métodos de limpeza e definir qual seria o mais eficiente. Foram três técnicas testadas. A  primeira e mais simples era simplesmente lavar na água da torneira, a segunda com cloro e a terceira com bicarbonato de sódio.

Leia mais:
Envenenados: agrotóxicos contaminam cidades, intoxicam pessoas e já chegam às mesas dos brasileiros
+ “Política do governo favorece agrotóxicos”

Em seguida passaram a fruta por uma técnica chamada de Dispersão Raman Amplificada por Superfície, ou SERS, na sigla em inglês. A técnica permite a ampliação de uma superfície a ponto de de detectar moléculas isoladas. Foram dois os agrotóxicos testados: um fungicida que tem o tiabendazol como princípio ativo, e um pesticida a base de phosmet.

De acordo com o estudo, publicado esta semana no Jornal da Química da Agricultura e Comida, o bicarbonato de sódio foi o mais eficiente. Ele levou de 12 a 15 minutos para remover totalmente as substâncias da superfície da maçã. Mas ainda não dá para ficar muito animado, já que os agrotóxicos penetraram o interior da maçã e nada foi capaz de removê-los. Já as outras alternativas quase não afetou o resto de veneno.  O jeito é mesmo investir em orgânicos.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.