Ads Top

Oito documentários para quem quer refletir sobre a vida

Trecho do documentário Quem Matou Eloá? (Foto: Reprodução)

 

Se você está um pouco cansado de filmes de ficção, os documentários são ótimas sugestões para se distrair e conhecer informações relevantes. A GALILEU pediu aos leitores que indicassem quais longas do gênero eles acham que todo mundo deveria assistir. Confira: 

Terraqueos.org
Diego Rodrigues Calazans: "o melhor documentário que já vi sobre as coisas que nós, humanos, fazemos. Depois de assisti-lo certamente você se tornará mais consciente sobre suas ações, escolhas e responsabilidades. Não há volta!". 

Terraqueos.org  mostra como as fazendas industrias funcionam, escancarando como os humanos dependem dos animais para sobrevivência. O diretor Shaun Monson chega até a comparar essa dependência a outras relações de dominação, como o sexismo e racismo. É possível assisti-lo no YouTube com legendas em português. 

Leia também:
+ 8 documentários sobre ciência para explodir a sua cabeça
+ 11 documentários da Netflix para aprender e se divertir ao mesmo tempo

The Last Man on The Moon (O Último Homem na Lua)
"Muito bom!", diz o leitor Bruno Vilela. Disponível na Netflix, o filme mostra o austronauta Gene Cernan contando como foi sua experiência no satélite natural da Terra quarenta anos depois. Ele revela o que a experiência mudou em sua vida.

The Last Man on The Moon (Foto: Reprodução)

 

Holocausto Brasileiro 
A produção conta a história do livro-reportagem de mesmo nome, da autora Daniela Arbex. O documentário revela o funcionamento de uma "clínica psiquiátrica" em Minas Gerais, em que os pacientes eram torturados, mal alimentados e viviam em situações precárias. 

"O livro também é ótimo, traz várias fotos e entrevistas com os sobreviventes", diz a leitora Crislaine Souza. É possível assistir no YouTube

Blackfish
"Vale à pena!", sintetiza Dayana Vieira. O documentário é sobre os parques temáticos que exibem shows com baleias. A história principal é de Tilikum, uma baleia que matou diversas pessoas em cativeiro. O filme denuncia como é o tratamento dos animais que não é mostrado nas apresentações. Disponível na Netflix. 

Blackfish (Foto: Reprodução)

 

Olhos Azuis
Amanda Lima: "fala sobre racismo e faz pessoas brancas sentirem seus efeitos na pele!". 

Lançado em 1966, a diretora Jane Elliot faz um documentário sobre workshops que ela deu em salas de aulas. Os integrantes de olhos azuis são colocados em lugares distintos e ouvem comentários que os negros escutam diariamente. A ideia é levantar a desigualdade que ainda existe no mundo. Disponível no YouTube com legenda em português. 

Prohibition
Os Etados Unidos já passaram por um período no qual o consumo e comércio de bebidas alcóolicas eram proibidos. O filme, disponível na Netflix, mostra os efeitos legais e sociais dessa decisão. "É incrível como o cenário de hoje, de proibição às drogas, é parecido", comenta Neto Frossard.

Leia também:
+ 10 documentários que todo nerd deveria assistir
+ 7 documentários impressionantes aos quais você precisa assistir

Quem Matou Eloá? 
Um dos casos de feminicídio mais famosos do país, o documentário analisa como a mídia interferiu na ocorrência de polícia e contribuiu para o trsite desfecho da morte de Eloá, de apenas 15 anos. É possível assistir no YouTube

"Um documentário riquíssimo na análise do cotidiano machista e misógino em que estamos inseridos discutindo uma outra perspectiva da morte de Eloá", destaca Yuri Martins. 

Muito Além do Peso 
A cinesta Estela Renner discute o que crianças brasileiras comem e como funciona a indústria alimentícia por aqui. Além disso, o filme mostra como a publicidade influencia na alimentação dos pequenos. O longa está disponível no site do projeto

Fabiane Della Giustina Soares: "é um documentário belíssimo que ajuda a refletir sobre a condição social e a entender como, nem sempre, a obesidade é culpa do indivíduo". 

Blackfish (Foto: Reprodução)

 

Para conferir mais sugestões, ou indicar um filme, acesse o post do Facebook da GALILEU

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.