Ads Top

Ouvir ao outro com atenção faz toda a diferença, mostra estudo

Escutar (Foto: Flickr/ Jos van Wunnik/ Creative Commons)

 

Para entender os sentimentos dos amigos ou familiares, o melhor é fechar os olhos e apenas escutá-los, aponta  uma nova pesquisa da Associação Americana de Psicologia.

Durante as conversas é comum focar na troca de palavras e na expressão facial dos outros, mas ficar concentrado apenas na voz — e em seu tom, cadência, velocidade e volume — é o mais adequado para ter empatia com o indivíduo. 

Leia também: 
+ 9 palavras para sentimentos que você nem sabia que existem
+ Sentimentos relacionados à afetividade aumentam a temperatura corporal

Para o diagnóstico, pesquisadores examinaram como mais de 1.800 pessoas se comunicaram. Alguns participantes tiveram que ouvir sem olhar para o outro, enquanto alguns apenas observaram e não escutaram nada. Em outra situação, algumas pessoas tiveram que conversar de olhos abertos. 

O resultado indicou que teve mais êxito em interpretar as emoções quem só escutou o outro sem focar nas expressões do rosto. 

"Muitos testes de inteligência emocional tratam da precisão correta de percepção da face", disse Michael Kraus, líder da pesquisa e professor assistente de comportamento na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. "O que descobrimos é que talvez as pessoas estejam prestando muita atenção na face, sendo que a voz possui muito conteúdo necessário para perceber o estado emocional."

Kraus também afirmou que as pessoas podem usar as expressões faciais para mascarar os verdadeiros sentimentos. "Ouvir importa. Considerar o que as pessoas estão dizendo pode melhorar seu entendimento dos outros no trabalho e nas relações pessoais", falou.

(Com informações de Live Science)

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.