Ads Top

Baleia-branca aprende a falar "golfinhês"

 (Foto: Creative Commons/Eric Kilby)

Uma jovem baleia beluga de cativeiro vivia feliz e tranquila em meio a seus iguais, quando uma mudança transformou sua vida. Em 2013, quando tinha quatro anos de idade (a espécie pode superar os 60 anos) foi transferida para o aquário Koktebel, na região da Crimeia.

O problema é que era a única beluga ali. Quando chegou, os golfinhos, únicos habitantes do aquário, ficaram assustados. Estava difícil para a pobre beluga fazer amigos. Mas nada como o tempo para estreitar os laços entre os diferentes.

Leia mais:
Golfinhos chamam uns aos outros pelo nome
Professor desenvolve robô para tratar depressão de idosos

Não demorou dois meses para a beluga encontrar formas de socializar com os golfinhos. Aos poucos passou a abandonar os sons tradicionais de sua espécie, adotando os assovios típico dos golfinhos. A descoberta foi publicada pelos pesquisadores Elena Panova e Alexandr Agafonov, da Academia Russa de Ciências, em Moscou.

Depois de analisar mais de 90 horas de gravações com os sons emitidos pelos animais, eles perceberam que, além de imitar, a beluga usa diferentes tipos de assovios para chamar cada golfinho, como se tivesse aprendido o nome de cada um deles.

Os cientistas só não estão certos se ela realmente aprendeu “golfinhês” ou se fica somente papagaiando o que a outra espécie fala. O fato é que o poder de imitação das belugas não é novo. Ainda na década de 1980, a beluga Noc ficou famosa por tentar imitar os sons da voz humana — apesar de não ser possível entender o que ela diz. Veja o vídeo:
 


Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.