Ads Top

Enem 2017: faça uma revisão rápida de fatos históricos essenciais

'A Liberdade Guiando o Povo', pintura do artista francês Delacroix sobre as revoluções liberais do século 19 (Foto: Reprodução)

Se o poeta nos recorda que o mar da História é agitado, devemos percorrer essa jornada com uma boa bússola nas mãos. Por isso, ao fazer a revisão da prova de Humanidades do Enem, é importante ter em mente como os principais acontecimentos históricos influenciaram sua época. E, o mais relevante, de que maneira todos esses fatos têm relação com a atualidade.

"É necessário prestar atenção na complexidade e na diversidade dos processos sociais”, ressalta Thomas Wisiak, coordenador de História do Grupo Etapa. Entre os tópicos, o professor destaca as disputas em torno da terra e dos recursos naturais.

Leia mais: 
+ Professores dão dicas sobre a redação do Enem
+ Aplicativo calcula nota horas depois do final da prova

Além dos assuntos de vestibulares tradicionais, o Enem apresenta questões que envolvem o conhecimento das principais escolas filosóficas, como as de Sócrates, Aristóteles, René Descartes e Jean- -Jacques Rousseau. Em relação à Sociologia, autores essenciais, como Karl Marx, Pierre Bourdieu e Sérgio Buarque de Hollanda, também estão presentes na prova.

Confira a seguir uma breve linha do tempo com os principais acontecimentos históricos da humanidade: 

Vestígios históricos do povo assírio, que viveu na Mesopotâmia (Foto: Reprodução)

 


 

Idade Antiga (até 476 d.C)
- Desenvolvimento de civilizações em diferentes partes do mundo. Na Mesopotâmia, território que compreende atualmente o Iraque, formam-se as primeiras sociedades que influenciarão o mundo ocidental, há cerca de 5 mil anos.

- A partir de 1100 a.C. dá-se o desenvolvimento da civilização grega, berço de formulações filosóficas e culturais responsáveis por moldar o pensamento ocidental a partir da formação das pólis (cidades) e o nascimento do conceito de democracia.

- No norte da África, há o fortalecimento da civilização egípcia, que influenciou no intercâmbio cultural dos povos gregos e romanos. 

- Constituída a partir de 753 a.C., a civilização romana seria responsável por levar a cultura grega a diferentes territórios por meio das conquistas militares. Com o líder Júlio César, é formado o Império Romano, que se estenderia por diferentes porções da Europa, África e Ásia. Em 476 d.C., o último imperador é derrotado pelos invasores “bárbaros”.

+ Arqueólogos encontram artefatos romanos na Inglaterra
+ Estátua da rainha do Egito é encontrada próxima da pirâmide de Gizé

Figuras notáveis do período
- Sócrates, Platão e Aristóteles (filósofos da Grécia Antiga).
- Alexandre, o Grande (imperador da Macedônia).
- Júlio César (militar e político que idealizou o Império Romano).

Realizações
- Invenção da escrita na Mesopotâmia.
- Construção das pirâmides egípcias. 
- Concepção da democracia grega.
- Origem das religiões como cristianismo, judaísmo e confucionismo. 

Pintura medieval (Foto: Reprodução)

Idade Média (até 1453 d.C)
- O fim do Império Romano fragmenta os territórios europeus e tem início um novo sistema social e econômico conhecido como Feudalismo. Sob a orientação ideológica da Igreja Católica, os camponeses mantinham uma relação de servidão com a nobreza.

- A partir dos ensinamentos do profeta Mohammed (Maomé), povos que vivem na região da Península Arábica se unem ao redor da religião islâmica. Em 1095, é convocada pelo papa Urbano II uma cruzada cristã para retomar os territórios conquistados pelos muçulmanos, como a cidade de Jerusalém. 

- Na África Subsaariana, há o fortalecimento de diferentes reinos. O Império de Axum, que se estendeu sobre o território atual da Etiópia até o século 13, é um dos mais poderosos da região.

-  Na América Latina, civilizações como os Astecas (na região que atualmente compreende parte do México) e os Incas (no território oeste da América do Sul) se organizam de maneira complexa e formam impérios.

+ Como era menstruar na Idade Média
+ Fatos perturbadores sobre a Idade Média

Figuras notáveis do período
- Carlos Magno (unificou territórios da Europa central).
- Saladino (líder muçulmano derrotou os cavaleiros cruzados).
- Tomás de Aquino (influenciou as concepções da filosofia e teologia).

Realizações
- Os chineses desenvolveram a pólvora. 
- Fundação da primeira universidade, em 1088, na cidade italiana de Bolonha.
- Outra invenção chinesa é a bússola, que influenciaria de maneira decisiva as navegações. 

Pintura sobre o período histórico das 'Grandes Navegações' (Foto: Reprodução)

 

Idade Moderna (até 1789 d.C)
- Portugal e Espanha lideram expedições marítimas em busca de novas rotas comerciais para a Ásia. É o período marcado pelo avanço colonial europeu sobre os territórios da América.

- Com a Reforma Protestante, liderada pelo alemão Martinho Lutero há 500 anos, a Igreja Católica deixa de exercer o domínio ideológico absoluto na Europa.

- Há o desenvolvimento científico, com os estudos de Isaac Newton e Galileu Galilei. Na filosofia, René Descartes introduz o racionalismo. Na arte, há o período do 'Renascimento' com a produção de obras-primas que influenciam o mundo até hoje. 

- Movimentos filosóficos e políticos dão início a uma mobilização de contestação aos monarcas absolutistas, em um período conhecido como Iluminismo. 

- A Guerra de Independência dos Estados Unidos, em 1776, marca o início da emancipação dos países americanos frente às nações europeias. 

+ Catarina, a dama da Reforma Protestante
+ Por que a Revolução Francesa influencia o mundo até hoje

Figuras notáveis do período
- Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Sandro Botticelli (artista do Renascimento).
- Galileu Galilei, Nicolau Copérnico, Isaac Newton (cientistas).
- Jean Jacques Rousseau, Voltaire e Montesquieu (filósofos que inspiraram o Iluminismo).
- Adam Smith (responsável por formular as teorias da economia moderna). 

Realizações
- O alemão Johannes Gutenberg cria a prensa móvel e revoluciona a comunicação. 
- São publicadas obras-primas de Dante Alighieri (Itália), Nicolau Maquiavel (Itália), William Shakespeare (Reino Unido), Luís de Camões (Portugal) e Miguel de Cervantes (Espanha). Esses livros fundamentariam a cultura nacional de cada país e suas línguas. 

Pintura de fábricas do período da Revolução Industrial (Foto: Reprodução)

 


Idade Contemporânea 
- Com a Revolução Francesa e a queda do rei Luís 16, as monarquias absolutistas europeias começam a ser substituídas por governos liberais comandados pela burguesia industrial e comercial. 

- Na Inglaterra, as inovações tecnológicas na produção motivam a Revolução Industrial, que dinamiza a fabricação das mercadorias e altera de maneira definitiva as relações sociais e culturais da humanidade. 

- Em busca de matérias-primas e mercados consumidores, os países europeus retomam a colonização de nações africanas e asiáticas. A disputa por territórios acirra as tensões entre os países imperialistas e é um dos responsáveis pelo início da Primeira Guerra Mundial, em 1914. 

- Um novo conflito global é o resultado do revanchismo alemão à derrota na Primeira Guerra Mundial, que culmina com a ascensão dos movimentos nazi-fascistas liderados pelo austríaco Adolf Hitler. A Segunda Guerra Mundial seria o conflito mais mortal da história da humanidade, sendo utilizada pela primeira vez uma arma de destruição em massa: em agosto de 1945, os Estados Unidos bombardearam com dispositivos nucleares as cidades de Hiroshima e Nagasaki. 

- Após 1945, Estados Unidos e a União Soviética emergem como os grandes vencedores da Segunda Guerra Mundial. Os soviéticos, sendo a primeira nação do mundo a abolir o capitalismo, disputam o protagonismo mundial em um conflito político e ideológico contra os norte-americanos. Períodos de golpes e ditaduras apoiadas pelos Estados Unidos na América Latina e de repressão política no Leste Europeu sustentada pela União Soviética. 

- Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e o fim da União Soviética, em 1991, os Estados Unidos ganham a condição de superpotência global. Outros países, no entanto, disputam a hegemonia do planeta a partir de formações de blocos econômicos (como a União Europeia) ou o fortalecimento de países como a China. 

+ Revolução Russa: tudo o que você precisa saber
+ Espiãs da Segunda Guerra Mundial para você conhecer

Figuras notáveis do período
- Símon Bolívar (símbolo da luta anticolonial na América Latina).
- Karl Marx e Friederich Engeles (responsáveis por formular as teorias econômicas e filosóficas de análise da História).
- Abraham Lincoln (presidente dos Estados Unidos responsável por liderar o país durante a Guerra Civil Americana e fundamentar o poderio econômico e político da nação).
- Vladimir Lenin (principal líder da Revolução Russa, que derrubou o czar Nicolau II e foi o primeiro país a desenvolver um sistema social não-capitalista).
- Nelson Mandela (símbolo da resistência anticolonial africana e da luta contra a política de apartheid estabelecida na África do Sul)

Realizações
- Máquina a vapor revoluciona a produção industrial.
- Desenvolvimento de remédios e vacinas, além da implantação do saneamento básico, levam a salto populacional no planeta e aumento da longevidade. 
- Armas de destruição são desenvolvidas durante a Segunda Guerra Mundial e mudam a geopolítica mundial. 

"Operários", de Tarsila do Amaral (Foto: Reprodução)

 

 

Brasil (a partir de 1500)
- A diversidade étnica e cultural dos povos originários é esmagada pela colonização portuguesa, que concentra seus interesses na exploração de recursos naturais — com os ciclos do pau-brasil, da cana-de-açúcar e da mineração. Há a ocupação dos territórios litorâneos e a gradativa exploração das regiões do interior do país. 

- Ameaçado pelo avanço das tropas francesas de Napoleão Bonaparte, o rei português João VI desembarca no Brasil em 1808 e dá maior autonomia ao país. Em 1822, o príncipe Pedro II proclama a separação definitiva entre Brasil e Portugal. 

- Uma das últimas nações a declarar a abolição da escravidão, em 1888, o Brasil estimula a migração europeia e japonesa para dinamizar a produção do café, principal produto de exportação do final do século 19 e início do século 20.

- Com a proclamação da República, em 1889, a elite rural do país domina a cena política, com o fortalecimento das lideranças de São Paulo e Minas Gerais. Com o início do século 20, há um tímido processo de industrialização e ocupação das cidades. 

- Com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, em 1930, dá-se início a um processo de desenvolvimento industrial e tecnológico. Após estabelecer uma ditadura, em 1936, Vargas abandona a presidência em 1945, mas retorna ao poder em 1951, com eleições democráticas. Após a nacionalização de empresas estratégicas, a pressão de setores da elite do país motiva Vargas a cometer suicídio, em 1954. 

- O breve período democrático é interrompido em 1964 por um golpe militar que teve apoio de setores civis, como o empresariado. A democracia só seria plenamente reestabelecida em 1985, com a posse do presidente civil José Sarney. Em 1989, ocorreriam as primeiras  eleições presidenciais diretas após o final da ditadura. 

Figuras notáveis 
- Zumbi dos Palmares (um dos líderes que resistiram à escravidão).
- Tiradentes (símbolo da luta pela independência do país).
- Getúlio Vargas (responsável pela modernização do país no século 20)

Realizações
- Carlos Chagas e Oswaldo Cruz iniciam projetos de saúde pública.
- Semana de Arte de 1922 revoluciona a cultura no país.
- Oscar Niemeyer torna-se referência mundial na arquitetura modernista. 

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.