Essas são as características comuns das pessoas que vivem mais de 100 anos
Hoje em dia as pessoas pensam mais em sua vida a longo prazo. O aumento da expectativa de vida permitiu que isso fosse possível e até mesmo mais provável. Mas até que idade você já chegou a se imaginar? Já pensou como você vai estar se alcançar os 100 anos? A estimativa atual do Brasil é de 75,8 anos de acordo com os dados do IBGE de 2016 e esse número tende a aumentar. A 77 anos atrás, em 1940, a idade média era de apenas 45,5 anos. Idade que consideramos hoje o auge da vida adulta. Imaginar que essa representava o final da vida da maioria a tão pouco tempo chega a ser perturbador.
Agora o que alcançar essa idade representa para as pessoas? Mas para que isso seja possível é preciso que se mantenha algumas práticas mais saudáveis. Ou pelo menos nada muito “destrutivo”. Dados feitos em 2015 mostrou que o Japão é o país com a maior taxa de idosos. Sua média chega a 83,7 anos, estando bem próxima dos 83,4 anos da Suíça. Porém, uma pesquisa feita com moradores ao sul da Itália mostrou que a longevidade pode depender de outras questões além das dietas saudáveis, da prática de exercícios e da genética favorável.
Dados
A pesquisa publicada pelo International Psychogeriatrics observou 29 voluntários com mais de 90 anos que viviam espalhados entre 9 aldeias da Itália. Em geral as pesquisas anteriores feitas com idosos com o objetivo de entender os motivos de sua longa vida se baseiam na genética e na saúde física. Esse estudo, diferentemente dos seus antecessores, procurou entender as similaridades entre suas personalidades e o estado de sua saúde mental. Os dados mostraram que em geral os idosos estudados apresentavam alta teimosia e muito otimismo. Se mostrando pessoas positivas, éticas e com resistentes laços familiares, religiosos e naturais.
De forma geral foi possível perceber que para se atingir essa idade é preciso ter um forte propósito de vida. Mantendo laços resistentes seja com a família ou com suas crenças e ideologias. O estudo foi além dos idosos e buscou entender também a situação em que vivia a família dessas pessoas. Descobriu-se que a maioria delas são muito fortes mentalmente, tiveram que enfrentar diversas situações difíceis e até já se encontraram em estado de depressão, dando uma reviravolta na própria história e encontrando seu caminho novamente.
Resultados da experiência de vida
A história de que os mais velhos têm grande conhecimento sobre a vida se mostram verdade nesses casos. As pessoas que se aproximam dos 100 anos têm uma grande capacidade para manter sua sanidade mental e superar os acontecimentos trágicos. Chegar a esse auge da vida faz com que muitos queiram viver esse momento da melhor forma que podem. Eles se mantem ativos e tentam não cair na rotina, sabendo mais como apreciar a vida do que muitos jovens de hoje.
Durante a entrevista muitos dos idosos contaram sobre a importância do pensamento positivo e da superação, dizendo como as pessoas ao seu redor ajudam nesse processo. Alguns desses relatos revelam a história de um homem idoso que ficara viúvo após 70 anos de casado. O abalo daquele fato o deixou extremamente deprimido porém seus filhos foram quem o fizeram superar e resistir por mais tempo.
Outras pesquisas
Os demais estudos à respeito da longevidade das pessoas se baseou, como dito anteriormente, em sua saúde. Também nas questões aderidas pela genética. Essas pesquisas foram realizadas nas chamadas “zonas azuis” e foram realizadas pelo cientista americano Dan Buettner. Essas zonas englobam os locais com maior número de pessoas idosas e inclui o Japão, a ilha Okinawa, a cidade de Loma Linda na Califórnia, a ilha de Ikaria na Grécia, a Sardenha na Itália e a península de Nicoya na Costa Rica.
Seu principal foco foi nos hábitos alimentares. Foi revelado que a maioria se alimentava com alimentos não processados e um grande número de plantas. Ele chegou a conclusão de que 20% da longevidade está relacionada a genética enquanto os outros 80% se devem ao estilo de vida e ambiente.
Chegar a essa idade não é uma tarefa impossível mas também não é fácil. Você provavelmente deve conhecer alguém que tenha chegado a ela ou pelo menos se aproximado bastante. Acha que você conseguirá chegar tão longe ou até já parou para pensar como seria se chegasse?
Essa matéria Essas são as características comuns das pessoas que vivem mais de 100 anos foi criada pelo site Fatos Desconhecidos. E somente copiada por esse portal.
Nenhum comentário: