Ads Top

Estratégias de Vídeo Marketing para o Youtube

Que o Youtube é um dos canais de mídias queridinho de todos, isso ninguém pode negar. Afinal, pela quantidade de acessos mensais, a plataforma de vídeos já se tornou o 2º maior mecanismo de pesquisas do mundo, perdendo apenas para o seu dono, o Google. 

Ter o Youtube na sua estratégia de vendas, não é só uma questão de opção, é quase que um requisito obrigatório! 

Neste post, nós vamos conferir algumas Estratégias de Video Marketing para o Youtube para você, Afiliado, colocar em prática e aumentar as suas vendas. 

Vamos lá? 🙂

Afinal, por que vender pelo Youtube?

O ano de 2020, sem sombra de dúvidas, confirmou que estamos na era dos vídeos. Por conta do isolamento social, as pessoas encontraram neste formato de conteúdo uma das melhores maneiras de se comunicar e disseminar as suas ideias pela internet. E não podemos duvidar que, neste cenário, o Youtube se tornou o grande ator.

Mensalmente, a plataforma de vídeos atinge a marca de 2 bilhões de acessos, o que faz dela uma das maiores Redes Sociais do mundo. E não podemos deixar de mencionar que mais de um bilhão de horas de conteúdo em vídeo são consumidas diariamente.

Para qualquer profissional que trabalha com marketing digital, não tem como não ter o Youtube como um dos seus maiores aliados. 

O serviço ajuda a levar o seu conteúdo para milhões de pessoas no mundo todo, melhorando a sua comunicação e o seu posicionamento. Além disso, a plataforma contribui bastante para o que mais interessa a nós do Mercado de Afiliados: vendas!

Todo Afiliado de sucesso sabe que o Youtube é um grande motor para impulsionar os resultados. Afinal, segundo projeção realizada pela Cisco, conteúdos em vídeos responderão por cerca de 82% do tráfego da internet até 2021.

Portanto, se você ainda não está trabalhando com Youtube, preste atenção nas dicas que iremos dar nos tópicos a seguir e comece a aplicar o quanto antes. Então, continue a leitura. 🙂

Como criar um canal no Youtube?

Bom, para começar a vender pelo Youtube, você terá que criar um canal na plataforma. O processo é bastante simples e rápido. Lembrando que, para isso, é necessário que você tenha uma conta no Gmail do Google, certo?

Depois, é só seguir as instruções abaixo:

  1. Faça login no YouTube em um computador ou no site para dispositivos móveis.
  2. Tente realizar uma ação que exija um canal, como enviar vídeo, postar um comentário ou criar uma playlist.
  3. Se você ainda não tem um canal, verá uma mensagem para criar um.
  4. Verifique os detalhes (com o nome e a foto de sua Conta do Google) e confirme para criar seu novo canal.

Viu como é fácil?

Entretanto, apenas criar um canal não basta. É importante que você torne ele mais atrativo para a audiência do Youtube e, consequentemente, começar a ganhar inscritos. 

Nos tópicos adiante, nós vamos dar dicas essenciais para você aplicar no seu canal e torná-lo um ímã de novos seguidores.

Foto e Capa

Começamos por estes dois pontos por entendermos que todo mundo entende a necessidade de se identificar para os seus inscritos, né?! Principalmente para quem acessa o Youtube por dispositivos móveis, o principal meio de identificação de um canal é através da foto. Você deve ter uma imagem, sua ou da sua marca, que diferencie você dos demais canais da plataforma.

Além do mais, a capa é uma das primeiras coisas que todo mundo vê e presta atenção quando acessa o seu canal. Por isso, você deve analisar muito bem que tipo de conteúdo você deve colocar neste espaço.

O mais recomendado é que você coloque na sua imagem de capa o nome do seu canal, o seu slogan, a sua frequência de postagens, e uma chamada para ação, pedindo para as pessoas se inscreverem.

Descrição

Outro ponto que você deve prestar bastante atenção é quanto à descrição do seu canal. Aqui, você deve deixar bem claro para a audiência qual é o objetivo do seu canal. Você deve falar quais tipos e quais formatos de conteúdos que você posta, bem como qual a sua frequência de postagem.

O principal é que, no campo de descrição, você faça uma bela apresentação sua. Mostre para o público quem é você, para o que veio e como o seu canal pode ajudar as pessoas.

Fazer com que as pessoas entendam o que elas vão encontrar ali é um passo fundamental para que eles comecem a se inscrever e aumentar, por consequência, a sua quantidade de inscritos.

Portanto, redija um texto muito bem escrito com todas as dicas que demos logo aqui em cima que garantimos que você terá uma descrição bastante atrativa!

Vídeo Principal

Assim como a Descrição, o Youtube possibilita você postar um vídeo para melhor se apresentar para a sua audiência.

As regras para este vídeo não diferem muito das dicas que demos para a criação da Descrição. É fundamental que você se apresente, fale sobre o seu conteúdo e quantidade de vezes por semana que você posta.

Entretanto, o formato de vídeo possibilita você abusar da criatividade. O ideal é que você pense em uma maneira diferente e criativa de abordar o conteúdo que você já fez na Descrição do seu canal, extraindo o máximo de possibilidades que um vídeo pode oferecer.

Quais tipos de canais posso trabalhar como Afiliado?

Para você, Afiliado, nós recomendamos trabalhar com alguns tipos específicos de canais. O tipo de canal que você vai decidir trabalhar vai depender muito da sua disponibilidade de tempo, se você irá ou não mostrar o rosto nos vídeos, se você já é ou pretende se tornar uma autoridade em determinado assunto… Enfim, são uma série de pontos que só você pode identificar e ver o mais faz sentido para o seu negócio digital.

Continue acompanhando que vamos mostrar estes tipos de canais para você e dar algumas dicas sobre eles.

Canal Autoridade

Neste tipo de canal, existe a figura de um especialista, ou seja, de alguém que entende bastante sobre determinado nicho. A finalidade é posicionar uma pessoa como uma autoridade sobre um assunto.

Se você é tímido e não tem muita afinidade com as câmeras, talvez este não seja o canal recomendado para você. Aqui, você necessariamente terá que se mostrar. Afinal, as pessoas dão muito mais credibilidade para um conteúdo quando elas sabem quem está por trás dele.

Neste tipo de canal são trabalhados conteúdos que têm a finalidade de repassar algum ensinamento à audiência sobre o nicho do canal, seja através de dicas, tutoriais, guias, ou no melhor formato que se conteúdo se adaptar.

Com um Canal Autoridade, você conseguirá influenciar a sua audiência, já que ela verá em você alguém de confiança e que sabe do que está falando. A verdade é que este tipo de canal pode influenciar, inclusive, na decisão de compras das pessoas.

Por isso, é super recomendado ao Afiliado trabalhar com este tipo de canal, já que ele poderá convencer muita gente a comprar através do link dele.

Canal de Conteúdos Não Originais

A ideia deste tipo de canal é bem parecida com a do Canal Autoridade. A intenção é fazer do canal uma referência em determinado nicho. O diferencial é que aqui não existe uma autoridade por trás da criação do conteúdo no canal. Na verdade, os conteúdos neste tipo de canal não são originais.

O que queremos dizer é que você pode aproveitar conteúdos produzidos por outras mídias em seu canal, lógico que dando os devidos créditos.

Por exemplo, se você trabalha com o nicho de emagrecimento, você pode pegar vídeos de receitas fitness e exercícios já publicados na internet e repostar no seu canal.

A intenção é criar um acervo de conteúdos em vídeos que sejam de interesse da persona do produto que você está divulgando.

Assim, quando alguém estiver procurando por determinado tema que tenha relação com estes interesses, ela encontrará o seu canal.

Canal de Depoimentos e Reviews

Este tipo de canal é um dos queridinhos dos afiliados e tem se mostrado como um dos melhores para gerar vendas.

Se você também não gosta muito de aparecer, este tipo de canal também é bastante recomendado.

Mas a verdade é que, ao fazerem uma compra pela internet, as pessoas geralmente querem saber mais sobre o produto que elas estão comprando. E, quase que de forma automática, a primeira coisa que elas fazem é procurar sobre aquele produto no Google.

Se nos resultados da pesquisa houver um vídeo falando sobre aquele determinado produto, as chances da pessoa assistí-lo são bem grandes.

Portanto, neste tipo de canal, você trabalhará especificamente com vídeos que façam avaliações dos produtos que você está promovendo. Você deve relatar todos os benefícios, como funciona, como foi entregue, enfim, toda a experiência que o produto proporciona.

No vídeo, você deve sanar todas as eventuais dúvidas e objeções de um potencial comprador, a fim de fazê-lo sentir-se seguro para realizar a compra.

Se nestes vídeos, você aproveita para avaliar o produto e ainda indicar um local de compra, que no caso será o seu link de afiliado.

Já pensou quantas vendas você pode fazer assim?

Como gravar vídeos para o Youtube?

Pois bem. Agora que você já sabe como criar um canal e já escolheu o tipo com o qual você quer trabalhar, chega a hora de botar a mão na massa e começar a produzir os seus vídeos.

Para ter um vídeo de qualidade e que receba muitas visualizações, existem alguns pontos que você deve se atentar. E é sobre isso que falaremos nos tópicos mais a frente.

Equipamentos

Muita gente acha que, para ter sucesso no Youtube, é preciso comprar equipamentos caros e, por muitas vezes, complicados de usar. Mas a verdade é que você pode começar produzindo vídeos com o que você já tem em mãos, sem necessidade de ter que gastar dinheiro com este tipo de coisa.

É lógico que se você tiver dinheiro e estiver disposto a gastar com este tipo de equipamento no início, será muito melhor para o seu canal. Entretanto, se você não tiver este tipo de disponibilidade, você pode começar gravando apenas com um celular.

O ideal é que você grave os seus vídeos em um ambiente claro para que as pessoas vejam bem você e o seu cenário. Você pode fazer isso próximo de uma janela, se for durante o dia, ou perto de qualquer outra fonte de iluminação.

Outro ponto que você prestar muita atenção é quanto aos ruídos de fundo. Muita gente pode até assistir a um vídeo com má qualidade de imagem, mas muito dificilmente elas continuarão assistindo se o vídeo estiver com o áudio ruim. Então, vá para um lugar que faça pouco barulho na hora de gravar.

Mas se ainda sim você quiser investir em equipamentos, o ideal é que você compre uma Ring Light ou um Soft Box, além de uma lapela e um tripé para apoiar uma câmera profissional ou um celular. Estes itens ajudarão a elevar a qualidade dos seus vídeos.

Conteúdo

Um fato é: de nada adianta o seu vídeo ter qualidade de som e imagem impecáveis se o seu conteúdo for ruim ou não for de interesse da sua persona.

Por isso, o maior ponto de preocupação do seu vídeo deve ser com qual mensagem você quer passar.

Antes de criar um conteúdo, você deve criar um roteiro. Nele, você colocará todas as informações mais relevantes sobre o assunto e da forma mais didática para a sua audiência.

Você deve se preocupar em criar um material que realmente ajude a sua audiência com as principais dúvidas, dores e necessidades que ela tiver. Não basta fazer algo superficial e pouca relevância.

Para descobrir conteúdos que sejam de interesse da sua audiência e ver os melhores formatos que eles estão sendo trabalhados no Youtube, você pode usar a própria plataforma.

Se você utilizar a barra de pesquisas, por exemplo, digitando uma palavra chave do nicho, o próprio Youtube irá recomendar temas de vídeo que você criar. Além disso, você pode entrar em outros canais e buscar algumas referências do que eles estão fazendo.

E não podemos esquecer que o Google ainda tem a ferramenta Trends, que mostra vários insights de conteúdo com base nas pesquisas feitas pelos usuários através do motor de buscas na internet.

Edição

Após ter criado um ótimo conteúdo e ter gravado um vídeo sobre ele, ainda não acabou. Antes de publicar o seu vídeo no Youtube, você deve submetê-lo a um pós processamento, o que comumente chamamos de edição.

A edição do vídeo serve para tornar o seu conteúdo ainda melhor e ainda aprimorar a experiência de quem está assistindo.

O recomendado é que, na edição, você corte, por exemplo, alguns erros de gravação e eventuais pausas muito longas na sua fala.

Além disso, você pode aproveitar para melhorar a qualidade de imagem e som, colocando, inclusive, uma música de fundo para diminuir os ruídos da gravação. Para isso, o próprio Youtube possui uma biblioteca completa com áudios livres de proteção de direitos autorais.

Na edição, você pode também usar e abusar da sua criatividade. Se quiser inserir imagens, textos e até mesmo memes para complementar o seu conteúdo, este é o momento certo.

Existem vários softwares de edição de vídeos para Youtube. Alguns são mais complexos e pagos, mas existem programas mais simples e de graça que você pode usar também, que com certeza atenderão às suas necessidades. Importante, lembrar, que existem aplicativos poderosos para o celular também com esta finalidade. Dois exemplos são o InShot e o Cute CUT.

Publicação do Vídeo

Feita e dição do seu vídeo, ele está pronto para ser publicado no Youtube. Mas mesmo na hora de publicar o vídeo, existem alguns outros pontos que você deve prestar atenção, na qual falaremos sobre eles a partir de agora.

A primeira coisa, é a thumbnail do seu vídeo, ou também chamada de capa. Antes de apertar o play para começar o seu vídeo, o Youtube exibe uma imagem sobre ele. O legal é que você pode personalizar esta imagem e usá-la de forma estratégica.

Na thumb, o ideal é você colocar imagens que representem bem o tema que você esteja abordando  e que tenham bastante destaque. Por isso, você deve usar elementos com cores que contrastem com as cores nativas do Youtube, que são o vermelho, o branco e preto. Tente usar cores opostas como o azul, o verde e o amarelo, dentre outras.

Além disso, ainda na thumbnail, você deve colocar uma texto de impacto e que desperte no seu público a curiosidade e a vontade de assistir o seu vídeo. 

Por falar em texto, você deve também criar uma título e uma descrição para o seu vídeo antes de publicá-lo.

No título, você coloca o tema do conteúdo que você irá falar no vídeo. Já na descrição, você faz um breve resumo, contando de forma pontual o que foi abordado. Você também pode aproveitar este espaço para colocar links de materiais complementares ao conteúdo.

Mais adiante, nós vamos dar mais dicas para o título e a descrição, já que ambos ajudam seus vídeos a serem encontrados dentro do Youtube, ok?

Formas de Divulgar o Link de Afiliado

Até aqui, nós já aprendemos vários pontos sobre o Youtube, não é mesmo? Mas podemos apostar que agora você deve estar ansioso para saber como indicar o seu link de afiliado através dessa plataforma para começar a fazer suas vendas, certo?

Então é isso que você confere nos tópicos a seguir. É só continuar lendo para aprender.

Descrição

Lembra que logo acima falamos que você pode usar o espaço da descrição para disponibilizar links de materiais complementares?

Pois é, você pode usar justamente este campo para poder inserir o link de afiliado.

O ideal é que, durante o conteúdo do seu vídeo, você fale um pouco sobre o produto que você está vendendo e que vai deixar o link para compra na descrição.

Assim, quem tiver interesse, facilmente conseguirá encontrar o link para poder fazer a compra.

Comentário Fixado

Apesar de a descrição ser fundamental para qualquer vídeo postado no Youtube, a verdade é que muita gente ainda a lê. Contudo, segundo alguns experimentos realizados pela própria plataforma, a maioria dos usuários vê os comentários.

Por isso, se você criar um comentário com o seu link de afiliado e fixá-lo no topo, grandes serão as chances das pessoas encontrá-lo e clicarem nele.

Basicamente, o que você tem que fazer é o mesmo que foi dito no tópico acima. Durante o seu vídeo, você deve avisar para quem está assistindo que o seu link está naquele local.

Respondendo Comentários

Se, nos comentários do vídeo que você postou, houver pessoas que tenham dúvidas sobre o produto que você está promovendo naquele vídeo ou demonstraram interesse em comprar, você pode responder esses comentários diretamente com o seu link de afiliado.

O recomendado é que você responda de maneira personalizada cada um dos comentários, mas não deixando de indicar o seu link de afiliado para quem você conseguiu despertar o desejo.

Esta é uma ótima técnica que pode te ajudar a converter muitas vendas através desta plataforma.

Capa do Canal

Nós já falamos aqui sobre como criar uma capa para o seu canal. Mas deixamos para falar um pouco mais sobre este tema aqui neste tópico, para ficar mais didático e fazer mais sentido para você.

Mas a novidade é que, na capa do seu canal, você pode inserir um link também.

Assim, você pode aproveitar para colocar o seu link de afiliado neste campo. Entretanto, é importante ressaltar que, antes de fazer isso, você deve dar um contexto para seus inscritos.

É importante que, ou no conteúdo da capa ou da descrição do seu canal, você informar que está vendendo determinado produto e que as pessoas podem encontrá-lo através deste link que você inseriu.

Formas de Divulgar o seu Vídeo

De nada adianta você fazer tudo o que explicamos até aqui se não tiver ninguém assistindo aos seus vídeos. A verdade é que você precisa ter um número considerável de visualizações para começar a fazer vendas. A regra é simples: quanto mais visualizações, maiores são as chances de você receber cliques no seu link de afiliado.

Portanto, você deve se preocupar também com a distribuição do seu vídeo dentro da plataforma do Youtube, para que cada vez mais ele alcance um número maior de pessoas e seja mais assistido.

Abaixo, você confere algumas dicas de como você pode trabalhar com a divulgação dos seus vídeos e aumentar as suas visualizações. Confira!

Redes Sociais

Se você já trabalha com outras Redes Sociais na sua estratégia de Marketing Digital, como Twitter, Instagram, Facebook, entre outros, você pode utilizá-las para divulgar os seus vídeos do Youtube.

A ideia é você trabalhar com essa dinâmica, sempre levando a sua audiência de uma Rede Social para a outra. Assim, você não só ganha número de visualizações como número de inscritos, pois é bem provável que quem já te segue em um Mídia te siga na outra também.

E-mail

Se você tem uma base de leads, uma ótima recomendação é você trabalhar com uma campanha de e-mail marketing, divulgando os seus vídeos.

O ideal é você criar um e-mail falando um pouco sobre o tema do vídeo e, ao final, colocar o link para o seu público assistir sobre o conteúdo no Youtube.

Essa é uma ótima forma orgânica e eficaz de divulgar os seus vídeos, se você tiver uma boa comunicação através de e-mail com seus potenciais clientes.

SEO (Search Engine Optimization)

Logo no início deste post, nós falamos que o Youtube é um dos maiores mecanismos de pesquisa do mundo certo? Isso mesmo! Assim como o Google, as pessoas utilizam o Youtube para fazer pesquisas na internet. A diferença é que, nessa plataforma, elas encontram conteúdos em formato de vídeo.

Portanto, assim como no Google, você pode aplicar algumas técnicas de SEO para fazer com que seus vídeos sejam mais facilmente encontrados pela sua audiência. Essas técnicas farão seus vídeos aparecerem nos primeiros resultados de busca.

Existem várias formas de se trabalhar bem com SEO no Youtube. Para explicar todas as técnicas e estratégias aplicadas, renderia mais um post só sobre esse assunto.

Entretanto, você pode melhorar o SEO dos seus vídeos fazendo mudanças simples no título e na descrição dos seus vídeos. Lembra que falamos que daríamos essas dicas?

Pois é. Nestes dois espaços, você deve utilizar palavras-chave do seu conteúdo. Você deve tentar descobrir quais palavras as pessoas utilizariam para encontrar o seu conteúdo na internet. Daí, depois disso, é só aplicar essas palavras tanto no Título quanto na Descrição.

Assim, o Youtube entenderá que você está abordando sobre aquele determinado tema no seu vídeo e o recomendará para sua audiência quando ela estiver fazendo uma pesquisa.

Google Ads

Você pode também utilizar a plataforma de anúncios do Google, o Google Ads, para aumentar o número de visualizações do seu vídeo.

A lógica é a mesma de qualquer outra campanha que você cria na plataforma. Você traça um objetivo e define um público para o seu anúncio. Daí, neste caso, o seu anúncio deverá levar tráfego para o seu vídeo, para que as pessoas o assistam.

Dentre todas as formas que explicamos, esta é a única que pode lhe demandar um pouco mais de investimento de dinheiro, mas garantimos ser uma das mais eficazes.

Conclusão

Já deu para perceber que é quase inevitável não incluir o Youtube na sua estratégia de vendas como Afiliado, né? Com tudo o que você viu até aqui, temos certeza que você está convencido e pronto para colocar tudo em prática.

Se você quer aprender mais sobre o Youtube, recomendamos que assista aos vídeos do Youtube Creators. Este é um canal criado pela própria plataforma, que tem como objetivo ensinar os próprios usuários a criarem estratégias de vídeo marketing que tenham sucesso.

E se quiser ainda mais conteúdos sobre marketing digital e o mercado de afiliados, aproveite para se inscrever no nosso Canal do Youtube. Toda sexta-feira tem vídeo inédito do Monetizze Responde, com nossos especialistas respondendo dúvidas da nossa audiência.

E aí? Gostou do conteúdo? Já trabalha com Youtube ou ainda vai começar? Tem alguma coisa que não falamos aqui que gostaria de complementar? Conta para a gente nos comentários.

Até breve!

The post Estratégias de Vídeo Marketing para o Youtube appeared first on Monetizze.


Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Estratégias de Vídeo Marketing para o Youtube.
[no-sidebar]
Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.