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O que é link building e por que você precisa dele para estar na primeira página do Google?

Já parou para pensar o que faz um determinado blog ou site ficar no topo das buscas do Google? 

Se você está no mercado de afiliados a algum tempo, já deve ter ouvido falar das técnicas de SEO e o poder que elas tem quando falamos de marketing digital.

Hoje falaremos sobre uma dessas técnicas, o Link Building.

Vamos lá?

O que é Link Building?

Sabe aqueles links que você encontra quando está lendo um post aqui no blog? Links como esse, com dicas de SEO para melhorar o seu ranqueamento no Google. É isso que chamamos de Link Building.

Conceituando, ele consiste na utilização de links internos, ou seja, que direcionam para o seu próprio blog ou site. O objetivo é chamar a atenção do leitor para outros conteúdos que possam complementar seu aprendizado e compreensão do conteúdo.

Também temos a opção de linkar para conteúdos externos como, por exemplo, quando utilizamos dados e queremos dar os créditos daquele material a quem produziu.

Os dois métodos possuem importância quando falamos de ranqueamento em buscadores, como o Google.

Qual a relevância do Link Building para o Marketing Digital?

O marketing digital possui grande relevância para o mercado de afiliados. É ele que irá auxiliar na divulgação dos seus produtos e conteúdos. E uma das formas de utilizar o marketing digital a seu favor, é através do SEO.

O SEO é a sigla para Search Engine Optimization que, em português, significa Otimização para motores de busca. Essa estratégia é feita através de um conjunto de técnicas e configurações que você pode aplicar no seu site para que ele seja reconhecido pelo Google.

Uma das técnicas de SEO que é bastante utilizada por produtores de conteúdo é o Link Building. E é aí que entra sua relevância para o marketing digital.

Entre os links internos e externos, o segundo é o que o Google dá a maior importância. Mas não significa que você não possa trabalhar os dois em conjunto, para melhores resultados.

Através dos links internos, ele vê como divulgação do seu próprio blog. Já os externos, ele reconhece maior credibilidade para o blog mencionado.

Por exemplo, se o seu link for citado em outros blogs o Google irá entender que o seu conteúdo é relevante.

Você pode trabalhar com Guest Post para conseguir que seu blog seja citado em posts de terceiros. Nessa estratégia é feita a troca de posts entre canais, onde você pode produzir um conteúdo para outro site e vice-versa.

Qual a importância do Link para o Google?

Os links possuem grande importância para o Google. Ele realiza um processo de rastreamento com base em uma lista de sites que foram rastreados antes. 

Ao acessar essas páginas, são encontrados outros endereços da web. O foco do rastreio são sites novos, nas alterações recentes e nos links inativos. 

Essa busca é feita por um robô que é utilizado pelos motores de busca para encontrar e indexar as páginas de um website para promover buscas mais rápidas. 

Com o intuito de garantir o melhor resultado nas pesquisas, o Google utiliza programas para fazer as buscas.

Por isso é um recurso tão importante, pois possibilita que muitas outras buscas sejam feitas a partir de um link.

Como montar uma estratégia de link building?

Agora que você já está ciente da importância do compartilhamento de links, deve estar se perguntando como planejar uma estratégia de link building. Pois é o que falaremos a seguir.

Para uma boa estratégia, será preciso muito mais do que apenas linkar alguns conteúdos em seus posts. Afinal, existem outros fatores tão relevantes quanto.

Garanta que seus conteúdos sejam qualificados

Pense no que seu público está buscando no momento, realize pesquisas para saber suas dúvidas e o que eles esperam do seu blog ou site.

A partir disso, você começará a criar autoridade no mercado, o que será ótimo para suas vendas.

Trabalhe com Guest Post

Lembra que mencionamos o Guest Post anteriormente? Ele te ajudará a alcançar novos leitores. 

Mas, atente-se para fazer essa troca de conteúdo com sites que possuem a persona parecida com a sua. Afinal, se o público de algum desses sites não se interessa pelo que você oferece, não faz sentido trabalhar com ele.

Não menospreze os links internos

Mesmo que ele não tenha a mesma relevância que os links externos, ele também possui seu espaço nas pesquisas realizadas pelo Google.

Além disso, é uma ótima maneira de ajudar o leitor a entender o assunto complementando com outros que você já tenha disponibilizado.

Dica: evite utilizar o mesmo link mais de uma vez em um único post, isso pode acabar atrapalhando o seu SEO. 🙂

Conclusão

Agora você conhece mais uma das técnicas de SEO que são utilizadas no marketing digital, e mais especificamente por produtores de conteúdo.

Além de materiais de qualidade, é preciso investir nessas técnicas. Se você escreve bem, ou tem talento para gravar vídeos, dentre outras formas de se comunicar com o público, mas não possui credibilidade, fica difícil ser reconhecido pelo seu trabalho.

Comece a aplicar o SEO, e a trabalhar o link building, que suas chances irão decolar!

Bons estudos!

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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre O que é link building e por que você precisa dele para estar na primeira página do Google?.
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Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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