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Algoritmos e Sua Importância na Estratégia de Marketing

Se você gosta de filmes e séries que retratam ficção científica e tecnologia, provavelmente já deve ter assistido “O Dilema das Redes”, na Netflix. Se ainda não assistiu – risco de spoilers adiante – esse documentário conta a história por trás do mecanismo que faz Redes Sociais como Instagram, Facebook, Youtube e outras grandes mídias terem um enorme sucesso no mundo todo.

No longa metragem, ex-funcionários dessas corporações revelam o segredo de como elas mantêm os usuários navegando por mais tempo em suas plataformas, numa intensa competição para conquistarem aquilo que você tem de mais precioso para oferecer: a sua atenção.

O filme retrata como essas mídias desenvolveram uma tecnologia que literalmente consegue “prender” a atenção de seus usuários, a ponto de deixá-los totalmente viciados, que é o algoritmo.

Quando você entende como funciona o algoritmo de uma Rede Social, você pode criar estratégias mais eficazes e literalmente botá-lo para trabalhar ao seu favor, potencializando ainda mais os seus resultados.

Neste post, nós vamos aprender o que é algoritmo e como dominá-lo para que você possa ter mais sucesso nas suas Redes Sociais e aumentar as suas vendas, seja como Produtor ou Afiliado.

Vamos lá?

O que é o algoritmo?

Se você ainda não sabe, todas essas grandes empresas que mencionamos logo acima tiram boa parte de seu faturamento através de publicidade, disponibilizando espaços para que qualquer pessoa ou marca possa anunciar seu produto ou serviço para o público.

E a regra é bem simples: quanto mais tempo você passa nessas redes, mais impactado por anúncios você é. Quanto mais anúncios são mostrados, mais essas empresas faturam.

O Dilema das Redes mostra a tecnologia do algoritmo por trás desse esquema, que é um conjunto de dados e regras matemáticas responsáveis por determinar quais conteúdos e quais páginas aparecem primeiro na sua timeline ou que lhe são recomendados.

Basicamente, o que ele faz é entender toda a lógica dos conteúdos postados nessas Redes, detectar quais deles são mais relevantes para você, de acordo com os seus interesses, e lhe mostrá-los de forma personalizada, fazendo com que você passe mais tempo utilizando a plataforma.

Como funciona o algoritmo?

Bem, nós já falamos aqui que o principal objetivo do algoritmo é manter as pessoas por mais tempo nas Redes Sociais, certo?

De forma bem resumida, ele faz isso mostrando conteúdos e pessoas que sejam relevantes para os usuários.

Então, para se ter sucesso nas Redes Sociais, tudo o que você precisa saber fazer é dominar o algoritmo. Assim, mais pessoas você e seu conteúdo alcançam.

Mas como dominá-lo? – Você deve estar se perguntando.

A verdade é que cada Rede Social tem um algoritmo próprio e com suas peculiaridades.

Neste artigo, nós vamos falar especificamente sobre como esse mecanismo funciona no Instagram e no Youtube, já que são as redes sociais mais utilizadas pelos Produtores e Afiliados na hora de vender.

Instagram

Se você utiliza o Instagram desde os seus primórdios, deve-se lembrar quando os conteúdos da timeline eram exibidos de forma cronológica, certo? Basicamente, o que o Instagram fazia era te mostrar os conteúdos de acordo com sua ordem de postagem, exibindo primeiro os conteúdos mais recentes e os mais antigos em seguida.

Hoje, você já deve ter percebido que essa Rede Social já não funciona mais assim. Ao invés de seguir uma ordem cronológica, os conteúdos são exibidos na sua linha do tempo considerando três critérios.

  1. A temporalidade
  2. O engajamento
  3. O relacionamento entre as contas.

Ou seja, quanto mais recente e maior for número de interações seu conteúdo, maiores são as chances dele aparecer na timeline de outras pessoas. Importante lembrar também que quanto mais intenso for o seu relacionamento com os demais perfis da chance, maiores as probabilidades desse conteúdo ser exibido para esses perfis também.

Então, tudo o que você precisa ter para dominar o algoritmo do Instagram é por em prática algumas técnicas que estejam de acordo com esses três fatores que citamos acima.

Para tornar o seu conteúdo mais recente e atender ao critério da temporalidade, por exemplo, você pode fazer testes e avaliar qual melhor dia e horário de postagem para o seu perfil. Assim, sabendo aproveitar a melhor hora para publicar o seu conteúdo, para mais pessoas ele será exibido enquanto estiver atual.

Se quer identificar o melhor horário para postar no seu perfil, basta acessar o menu “Informações”, clicar em “Total de Seguidores” e rolar a tela até “Períodos mais ativos”.

Já se você quer melhorar o engajamento, para fazer com que seu conteúdo alcance mais pessoas, o segredo está na qualidade e nas interações. Ou seja, você precisará criar conteúdo que seja relevante e de interesse dos seus seguidores, para que de alguma forma eles interajam com você.

Outra dica fundamental é você motivar os seguidores a fazerem essas interações, pedindo que eles deixem comentários, compartilhem com os amigos e salvem o seu conteúdo para consultar depois. Quanto mais interações, maior o engajamento.

Para aumentar o relacionamento do seu perfil com o seus seguidores, além de mantê-los engajados com o seu conteúdo, tudo o que você precisa fazer é motivá-los a interagir com seu perfil.

Você pode fazer isso pedindo que eles visitem o seu perfil, trocando mensagens via direct, fazendo marcações em outras postagens… Enfim, você pode trabalhar de inúmeras formas para manter seus seguidores conectados e em constante dinâmica com você.

Além disso, já que o principal objetivo do algoritmo é fazer com que as pessoas passem maiores períodos utilizando as redes sociais, existem algumas técnicas que você pode aplicar para fazer com que as pessoas gastem mais tempo.

Vamos lá?

Conteúdos de Vídeo

Um vídeo no Instagram, no Feed, pode ter até um minuto de duração. Uma foto, para ser completamente visualizada pelo usuário, pode levar bem menos que dez segundos. Então, para fazer com que seus seguidores fiquem mais tempo presos assistindo o seu conteúdo, a sugestão é começar a investir mais em formatos de vídeo.

Carrossel

Esse formato de conteúdo permite que você coloque até 10 imagens ou vídeos em sequência em único post. Ao final, quando você contabilizar todo o tempo que o usuário gastou para visualizar todo o carrossel, você verá que esse tempo será muito maior do que em uma única imagem. Portanto, comece a trabalhar mais com esse formato para garantir mais tempo dos seguidores presos ao que você posta.

Legendas grandes

Nos posts que você não puder trabalhar com os formatos de vídeo ou carrossel, o ideal é que você invista em uma legenda com um texto um pouco maior. Assim, você garante mais tempo do usuário, já que tomará um pouco mais de prazo para ler todo o conteúdo.

Youtube

Assim como no Instagram, o algoritmo do Youtube possui alguns critérios para exibir os conteúdos para os usuários. A diferença é que, na plataforma de vídeos, os conteúdos não são exibidos de acordo com a temporalidade, já que alguns deles podem ser mostrados mesmo depois de anos de terem sido publicados.

O algoritmo do Youtube recomenda seus conteúdos levando 3 critérios, portanto:

  1. A Indexação
  2. O engajamento
  3. O relacionamento entre as contas

Esses dois últimos critérios nós já abordamos aqui quando falamos sobre o Instagram. Assim, não vamos aprofundar muito neles de novo. Entretanto, vale a pena explicar melhor como funciona a indexação.

Pois bem.

Para quem ainda não sabe, assim como o Google, o Youtube é um mecanismo de pesquisa. Ou seja, as pessoas utilizam essa plataforma para pesquisar determinados conteúdos na internet. A diferença é que aqui esses conteúdos são em formatos de vídeo.

Para fazer com que seus vídeos sejam exibidos nos primeiros resultados das pesquisas, você precisará indexar eles. Isso significa que você terá que mostrar para  o Youtube do que o seu vídeo se trata.

Assim, fica mais fácil para essa Rede Social identificar o conteúdo do seu vídeo e poder exibir para o usuário quando ele estiver procurando por algo relacionado.

Tudo o que você precisará fazer, então, é criar uma boa descrição e um bom título, já que é através destes campos que o Youtube consegue detectar o teor do seu conteúdo. No título, coloque de forma bem clara de que assunto o seu vídeo trata e, na descrição, coloque um breve resumo do tema.

Para aumentar o engajamento dos seus inscritos com o seu conteúdo, o ideal é você motivá-los a fazer isso também. Em determinados momentos do seu vídeo, peça para que eles deixem um feedback nos comentários e utilizem a função “Like” para avaliar se estão gostando ou não do seu conteúdo.

Já para estreitar o relacionamento com eles, o ideal é você pedir para que eles se inscrevam no seu canal e ativem o sininho de notificações. Assim, eles sempre serão notificados quando você postar um conteúdo novo.

Agora, se você quer aumentar o tempo dos usuários interagindo com seu perfil, assim como o filme “Dilema das Redes” indica, aqui vão mais algumas dicas:

Vídeos mais longos

A regra aqui é bastante óbvia: quanto maior for o tempo do vídeo, maior será o período gasto do usuário interagindo com o seu perfil. Portanto, em determinados momentos, tente produzir conteúdos mais extensos para o seu canal.

Crie playlists

Se você tem uma série de vídeos que o tema deles está relacionado, que tal criar uma playlist exclusiva? Assim, você cria uma lista de vídeos que seja de interesse dos seus inscritos, fazendo com que eles passem mais tempo assistindo os conteúdos do seu canal.

Aumente a retenção nos vídeos

Outra forma de manter os seus inscritos passando mais tempo te assistindo é aumentando o tempo de retenção deles na visualização dos vídeos. Você pode fazer isso sempre puxando um gatilho da curiosidade no meio de suas falas, informando para a audiência que, no decorrer do vídeo, ela encontrará mais informações importantes. Assim, você evita dela abandonar o seu conteúdo sem ter o assistido por completo.

Conclusão

E aí, gostou do conteúdo que trouxemos para você? Eu tenho certeza que a partir de agora, com as dicas que deixamos aqui, você voltará os seus olhos para o algoritmo e trabalhará com ele para ter resultados incríveis.

E se ainda não assistiu o “Dilema das Redes”, recomendamos fortemente que assista o quanto antes. Além de garantir o seu entretenimento, garanto que o filme também trará muito aprendizado.

Tem alguma dica que não falamos que você gostaria de abordar sobre ela aqui? Conte nos comentários.

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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Algoritmos e Sua Importância na Estratégia de Marketing.
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Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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