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Qual a importância da plataforma de e-commerce para o SEO da loja?

Quantas vezes você fez uma pesquisa no Google só hoje? Sempre que precisamos de algo, é normal usarmos o Google. Quando queremos comprar algo, por exemplo, muitas vezes, o Google é o primeiro lugar que usamos para achar aquilo que vamos consumir!

Essa ferramenta de busca já está aderida no cotidiano das pessoas e todo mundo usa ela! Quantas lojas virtuais você já acessou pois apareceram nos primeiros resultados na busca?

Pensando nisso, você, como dono de e-commerce, com certeza também quer estar na primeira página do Google, certo? Para isso servem as estratégias de SEO.

Aplicando estratégias de SEO no seu e-commerce, é possível ranquear melhor no Google e liderar o topo das páginas de pesquisas por palavras do seu segmento, atraindo muitos visitantes interessados no seu negócio!

As vantagens de usar estratégias de SEO são muitas, mas para que elas realmente funcionem é essencial ter algumas ajudinhas. Uma delas, e a mais importante sem dúvidas, é a plataforma de e-commerce.

A plataforma de e-commerce pode impactar os resultados da sua loja virtual nas estratégias de SEO de modo positivo ou negativo. Mas o que isso quer dizer? Bem, a plataforma tem o poder de ajudar você a ranquear melhor ou piorar seus posicionamentos, por exemplo.

Neste post, irei explicar um pouco sobre a importância da plataforma de e-commerce para o bom ranqueamento do seu site, continue lendo para entender mais!

O que é SEO e quais as vantagens dessa estratégia?

SEO é a sigla das palavras Search Engine Optimization, Otimização para Motores de Busca, em tradução livre. Estratégias de SEO são ações de marketing que tem como objetivo aumentar os números de vezes em que sua loja é encontrada em motores de busca, como e principalmente, o Google. Para estar nos primeiros resultados de busca e nas primeiras páginas, é preciso seguir algumas recomendações.

Já está mais do que provado que os usuários não passam dos primeiros resultados da busca para encontrar a resposta que desejam. Se você estiver bem posicionado, conseguirá atrair o acesso dessas pessoas para a sua loja.

Além disso, você pode conquistar a confiança do usuário, para solucionar um problema dele. Atrair tráfego orgânico, sem investimento em mídia e atrair tráfego qualificado, de pessoas com interesse claro pelo seu conteúdo são outras vantagens que se ganha ao trabalhar com o SEO.

Como a plataforma de e-commerce pode te ajudar?

Como dito anteriormente, uma plataforma de e-commerce consegue interferir tanto positivamente quanto negativamente no SEO de uma loja virtual. Sendo uma plataforma com SEO amigável, ela consegue impactar positivamente no seu e-commerce.

E negativamente quando ela é o contrário disso. Sem uma plataforma de e-commerce com SEO amigável, algumas boas práticas de otimização para buscas não conseguem ser aplicadas, comprometendo o desempenho da loja virtual.

Mas o que uma plataforma com SEO amigável faz? Vamos lá!

Palavras-chave

As estratégias de SEO começam com o uso de palavras-chave. Se você quiser que os consumidores encontrem sua loja online através da busca orgânica, precisa ter as palavras-chave certas em suas páginas.

Para ter um bom rankeamento no Google, é preciso usar as palavras-chave certas, aquelas que possuem um bom volume de busca, relevância e pouco concorrência, ou seja, não sejam muito difíceis de indexar.

É bom usá-las em todas as páginas do seu site. E a plataforma de e-commerce deve ajudar nisso, disponibilizando campos de Tags ou Keywords, onde você pode adicionar as palavras-chave que deseja usar naquele conteúdo.

Título das páginas

Depois de pesquisar as palavras-chave, é preciso inseri-las nas suas páginas de forma inteligente, para que o Google compreenda seu assunto principal.

O título (tag <title>) é uma das partes mais importante do conteúdo, então a palavra-chave deve aparecer nele. Lembre-se de não passar dos 63 caracteres, que é apenas o que o Google exibe.

Nesse sentido, é importante que sua plataforma de e-commerce possibilite, em todos os conteúdos da sua loja, páginas de produtos, categorias e outros, a alteração e personalização do título da página.

URLs amigáveis

Ter uma estrutura de URLs simples e compreensível, que descreva claramente o conteúdo da página e, se possível, a categoria em que está inserida, são sempre preferíveis, então é essencial que você possa fazer este tipo de edição na loja virtual.

Poder alterar a URL a fim de deixá-la mais amigável possível, é essencial. Muito relevante para o Google, a URL indica o assunto ao qual a página se refere. Opte por uma plataforma de e-commerce com SEO amigável que gere links simples, compreensíveis e que contenham a palavra-chave relacionada ao produto ou página em questão.

Title e Meta Description editáveis

Sua plataforma precisa permitir a personalização de títulos e a inserção de textos, como as descrições de produtos.

Um fator de ranqueamento é a presença dos termos-chave nas chamadas heading tags do código-fonte do site, expressas hierarquicamente em h1, h2, h3, etc. A mais importante delas é a h1, correspondente ao título principal da página.

A Meta description é o texto exibido em cada site quando ele aparece na página de resultados. Junto ao título, esse é um dos principais fatores que vão fazer com que a pessoa decida clicar ou não naquela opção.

Em lojas virtuais hospedadas na plataforma de e-commerce iSET, é possível personalizar o Título da Página do produto, as Palavras Meta do produto e a Descrição Meta do produto. Quando estes campos não são personalizados, a plataforma gera de forma automática com base nas informações do produto.

Atributo ALT na Tag imagem

A tag alt text corresponde ao texto que será exibido caso a imagem não consiga ser carregada e é uma das principais maneiras como os mecanismos de busca identificam o conteúdo desse elemento.

A iSET vem como exemplo novamente nesse quesito. A plataforma permite que sejam criados Grupos de Tags que atendem a múltiplos propósitos nos produtos cadastrados na loja virtual.

É possível definir múltiplos valores para cada Tag. Por exemplo, uma loja que vende roupas pode criar um grupo chamado “Feminino” e informar os principais modelos como valores deste grupo, de forma que possa ser filtrado em sua loja todas as roupas femininas.

Criação de categorias e subcategorias com relação a URL

A categorização dos seus produtos é extremamente importante. Além dela servir para ajudar o cliente a navegar em sua loja virtual, você também pode usá-la para atrair tráfego orgânico.

Uma plataforma precisa possibilitar o gerenciamento de categorias, permitindo cadastramento, edição e organização das mesmas em ordem alfabética ou manual, além de organizar as árvores de categorias com níveis e subníveis ilimitados, assim como o cadastramento de Título e Subtítulo das categorias.

Sendo assim, a plataforma de e-commerce tem grande importância ao trabalhar as otimizações para os buscadores. Deste modo, dependendo da sua experiência, conhecimento e objetivo, uma dada plataforma pode ser mais ou menos adequada para você e para o seu negócio online.

Agora você já sabe quais são as formas que uma plataforma de e-commerce consegue interferir diretamente na sua loja virtual e qual a sua importância na otimização do site para os motores de busca.

Agora você já pode pensar: sua plataforma atual atende às suas necessidades e as do seu negócio virtual?

Este artigo foi desenvolvido pela iSET: uma Plataforma de e-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados, onde você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa

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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Qual a importância da plataforma de e-commerce para o SEO da loja?.
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Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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