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Como foi a Black Friday da sua loja? Saiba como vender mais no próximo ano!

Todo empreendedor já sabe que a Black Friday é a data mais importante para o e-commerce no Brasil e no mundo. Junto com o crescimento do comércio virtual, essa data vem ganhando cada vez mais sucesso.

Em 2020, o faturamento total da Black Friday cresceu 31% em relação ao ano anterior, totalizando 5,1 bilhões de reais, de acordo com o relatório Hora a Hora! Sim, foi um sucesso. Mas, como foi o desenvolvimento da sua loja virtual nesta data?

Vender mais nesta data pode não ser difícil, mas também não é mamão com açúcar. É preciso planejamento e estratégias bem pensadas! Além disso, continuar vendendo muito mesmo depois da Black Friday pode ser um desafio para algumas lojas virtuais.

O período favorece a atração de muitos novos clientes para o negócio, nutrindo e estimulando eles a conquistar novas compras com maior recorrência. Por isso, a Black Friday é o momento de focar nas estratégias de retenção de clientes.

Se suas vendas e retenção de clientes não foram tão boas quanto você queria na Black Friday, leia o post e saiba como vender mais no próximo ano! Separei ótimas dicas para você seguir, vamos lá!

1- Crie uma boa impressão

Se seu objetivo é vender mais no próximo ano na Black Friday, seu primeiro passo é pensar em como criar uma boa impressão para os visitantes que chegarão e serão muitos! Em 2020, de acordo com o relatório Hora a Hora, houveram 244 mil novos consumidores na Black Friday. Então, agora você deve esperar novos visitantes e pensar em como agradá-los para poder conseguir novos clientes e vender mais!

Oferecer uma experiência de compra tranquila, simplificada e eficiente é um bom começo. Fazer as entregas dentro do prazo e ter certeza de que que os produtos ou serviços da loja tenham qualidade já são ótimos indicadores para dar início a uma relação de confiança entre o cliente e o negócio. E para obter um bom desempenho na sua loja virtual, ter uma plataforma de e-commerce completa é um dos pontos essenciais, é claro!

2- Desenvolva um relacionamento

Na Black Friday anterior, você deve ter conseguido conquistar alguns novos e-mails para a sua lista de e-mails e novos leads. Sendo assim, agora é hora de começar a construir um relacionamento e nutrir esses leads para que eles comprem bastante na próxima Black Friday!

E, com toda certeza, reter seus clientes conquistados deve ser sua prioridade para que seja possível manter contato com aquele cliente e fazer suas estratégias de pós compra e fidelização. Assim, você conseguirá vender mais!

3- Ofereça vantagens e diferenciais

Hoje em dia, com a concorrência cada vez mais acirrada, é preciso criar diferenciais para a sua marca e motivos para que os consumidores comprem com você, e não com seu concorrente.

Assim, é muito importante que você faça seu potencial cliente ver na sua loja a possibilidade de fazer bons negócios e obter vantagens! Para isso, invista muito na fidelização e no pós-venda. Faça um atendimento de qualidade do início ao fim da jornada do cliente, disponibilize cupons de desconto ou, por exemplo, e-book de conteúdo relacionado ao seu produto que foi adquirido.

4- Atualize o tema e design da loja

Uma das partes mais importantes de uma loja virtual é a parte visual, ou seja, o template. Ele deve ser levado a sério e os designs devem ser profissionais para que sua loja mantenha credibilidade e transmita profissionalismo e segurança, fazendo com que os visitantes e clientes sintam confiança em realizar compras. Além disso, o layout também tem o poder de atrair visitantes.

Portanto, para vender mais na Black Friday, é interessante que você sempre mantenha temas atualizados e adequados ao seu negócio. Sempre usar banners personalizados e chamativos em várias páginas da loja. Por isso, é essencial que a sua plataforma ofereça várias opções de temas e cores personalizáveis em sua loja virtual.

Loja Virtual iSET

5- Disponibilize conteúdos gratuitos

Para vender mais na próxima Black Friday, comece agora mesmo a disponibilizar conteúdos gratuitos e valiosos. Crie ebooks gratuitos que possuam relação com seus produtos e modelo de negócio e os divulgue.

Você pode divulgar esses materiais através de anúncios ou em suas redes sociais, blog e e-mail. Por serem gratuitos, têm potencial de gerar um grande volume de leads, desde que sejam segmentados para as personas do seu negócio, entendeu?

6- Invista no marketing digital

Na Black Friday, o número de acessos pode aumentar consideravelmente, porém as vendas muitas vezes nem acompanham esse número. Isso porque a conversão pode ser baixa ou os consumidores não estão aquecidos o suficiente para realizar compras. Portanto, para vender mais na Black Friday, busque começar a planejar e organizar sua estratégia de marketing digital para e-commerce pelo menos um mês antes da data.

Apostar em estratégias de marketing digital pode fazer toda a diferença para vender mais neste período (e posteriormente também). Para saber como fazer um planejamento de marketing digital para a sua loja virtual e vender mais pela internet, leia este post sobre: Faça seu plano de marketing digital para o próximo ano”.

7- SEO amigável

Por fim, mas não menos importante: verifique se a sua loja virtual está atualizada e otimizada para os mecanismos de busca, como o Google. O SEO é importante porque pode ajudar a melhorar sua visibilidade e classificação de páginas no Google.

Se sua plataforma de e-commerce for SEO amigável melhor ainda! Sem uma plataforma de e-commerce com SEO amigável, algumas boas práticas de otimização para buscas não conseguem ser aplicadas, comprometendo o desempenho da loja virtual.

Veja abaixo exemplo de configurações de SEO:

SEO amigável iSET

 

Então, certifique-se se as tags dos títulos do seu site estão corretas, atualize as meta descriptions, verifique a existência de páginas de erro 404 e também se todas as URLs são amigáveis e estão funcionando.

Estar posicionado na primeira página dos mecanismos de busca é maravilhoso. Contudo, para isso acontecer é preciso seguir sempre as boas práticas do SEO, se você começar sua otimização hoje, até a Black Friday você poderá estar nas primeiras páginas!

Depois de ler tudo isso, tenho certeza de que agora você já está mais bem informado e pode se preparar melhor para vender mais na próxima Black Friday! Basta colocar tudo isso em prática agora mesmo!

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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Como foi a Black Friday da sua loja? Saiba como vender mais no próximo ano!.
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Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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