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Você sabe como fazer uma lista de e-mails?

Em uma boa estratégia de marketing digital, um dos passos essenciais é a construção de uma lista de e-mails com leads interessados no seu conteúdo ou produto.

Afinal, se alguém se dispôs a oferecer seus dados, é porque o seu conteúdo, de alguma forma, sana uma dor dessa pessoa.

Porém, criar uma lista de e-mails ainda é um dos grandes desafios para quem está começando agora no mercado digital.

Qual é a melhor forma de construir uma lista de e-mails?

Quais os tipos de conteúdos eu devo oferecer para gerar leads?

Como criar uma boa lista de e-mails?

Neste artigo, vamos te mostrar tudo o que você precisa fazer para criar uma lista de e-mails de maneira simples e eficaz.

Preparado? Então vamos lá!

A importância de uma lista de e-mails

Ter uma lista de e-mails com leads qualificados pode ser a diferença na hora de colocar uma campanha de vendas para rodar.

Afinal, é muito mais fácil vender para quem te conhece do que para uma pessoa que está tendo o primeiro contato com você ou com o seu produto.

Portanto, para quem trabalha com marketing digital, é importante saber como construir a sua lista de e-mails.

No mercado de afiliados, é comum oferecer iscas digitais ou amostras grátis.

Ou seja, uma versão gratuita de um conteúdo para que as pessoas tenham um primeiro contato com a solução que você oferece.

Pode ser um e-book, um infográfico, uma planilha ou até mesmo um webinar.

Em troca desse conteúdo, o lead interessado deve te passar o seu e-mail.

Dessa forma, você poderá trabalhar uma comunicação mais assertiva através do marketing de conteúdo.

E como fazer essa lista de e-mail?

É o que vamos te contar agora.

Como criar uma lista de e-mails

Existem várias maneiras de criar uma lista de e-mails.

E para cada uma delas, o ponto principal a ser observado é o estágio em que o lead se encontra no seu funil de vendas.

Isso é importante pois, ao fornecer o e-mail, o lead espera um tipo de conteúdo.

Se ainda está no topo do funil, dificilmente fará uma compra se você oferecer o produto logo na primeira comunicação.

Por outro lado, se esse lead já estiver no fundo do funil, com um alto nível de consciência sobre o seu produto, as chances de realizar uma venda através do e-mail serão consideravelmente maiores.

Dessa forma, antes de colocar a mão na massa, é importante entender o seu funil de vendas e como você pode capturar e trabalhar a sua lista de e-mails a partir desse conhecimento.

Nos próximos parágrafos, vamos te mostrar algumas formas de criar a sua lista de e-mails.

O que é preciso para criar uma lista de e-mails?

Não adianta nada capturar e-mails se você não tiver uma ferramenta onde gerenciar esses leads, certo?

Além disso, o próprio processo de captura de e-mails se dá através de ferramentas como:

  • landing pages;
  • formulários;
  • caixas de captura;
  • dentre outros.

Sendo assim, é preciso ter uma boa ferramenta que ofereça todas essas funcionalidades, permitindo gerenciar os seus leads e automatizar o envio de e-mails.

Temos um excelente artigo com as principais ferramentas do mercado, que vão te ajudar a criar as suas listas de e-mail desde o processo de captura até o envio de mensagens.

Você pode conferir as principais ferramentas de automação e gestão de leads do mercado clicando aqui.

Agora que você já sabe o que é preciso para começar a criar as suas listas, vamos conferir as principais estratégias para conquistar os seus primeiros e-mails?

Blogs

Blogs são uma das principais ferramentas de marketing de conteúdo.

Se eles fazem parte da sua estratégia de marketing digital, é importante criar uma caixa de captura de e-mails.

Seja oferecendo uma newsletter ou a possibilidade de receber novos conteúdos em primeira mão.

Lembra quando falamos sobre o estágio do lead no funil de vendas?

No caso do blog, dificilmente o usuário estará esperando a divulgação de um produto direto para venda.

Entretanto, dentro de um blog você consegue trabalhar a captura de e-mails de maneiras distintas.

Ou seja, aplicando cada uma delas a um estágio diferente do seu funil de vendas.

Newsletter

A newsletter de um blog é a maneira mais simples de começar a construir a sua lista de e-mails.

Ela é, por essência, voltada para quem está no topo do funil e se interessou pelos seus conteúdos a ponto de querer receber as novidades em seu e-mail.

A sua caixa de captura de e-mails pode ser usada das seguintes maneiras:

  • dentro dos seus posts;
  • através de popups;
  • ou em seções como o topo, o rodapé e a barra lateral.

Tudo vai depender de como o usuário se comporta dentro do seu blog.

O ideal é realizar testes para ver quais os posicionamentos geram mais conversões.

Portanto, comece a trabalhar uma newsletter com os seus principais conteúdos.

E, a partir da captura do e-mail, planeje novas ações para fazer com que esse lead evolua através do seu funil de vendas.

Materiais ricos

Os materiais ricos podem se encaixar na mesma categoria das iscas digitais.

Porém, dentro de um blog, eles estão voltados para pessoas que estão no meio e no fundo do seu funil de vendas.

Os materiais ricos costumam ser estudos aprofundados sobre um tema.

Podem ser pequenos e-books, planilhas ou materiais diretamente relacionados ao universo do seu produto e das dores da sua persona.

Normalmente, eles podem ser oferecidos apenas em troca de e-mail.

Dependendo do estágio e do nível de consciência, você pode solicitar outros dados para tornar a sua estratégia de conteúdo mais efetiva.

Esse tipo de estratégia é chamada de inbound marketing, muito utilizada por quem não tem tanto dinheiro para investir em tráfego pago.

Já falamos sobre inbound marketing aqui no blog.

Você pode conferir o artigo para entender mais sobre estratégia e como aplicar no seu negócio.

Iscas digitais

Outra maneira eficaz de criar uma lista de e-mail é através do oferecimento de iscas digitais.

Ou seja, materiais gratuitos relacionados com as dores do cliente.

A função dessa estratégia é “fisgar” o usuário interessado no seu produto através de um material gratuito que mostre a ele que existe uma solução para a sua dor.

Para oferecer uma isca digital, o ideal é criar uma landing page exclusiva.

Dessa forma, você consegue trabalhar seu tráfego seja de forma paga ou orgânica, divulgando esse conteúdo em seus canais.

Normalmente, essa isca pode ser um e-book, uma planilha, um infográfico ou até mesmo uma amostra grátis.

A ideia é que, a partir do momento que você conquista o e-mail dessa pessoa, comece a trabalhar uma estratégia de conteúdo.

Mostre que existe uma solução completa, paga, que resolverá de uma vez por todas a dor que o aflige.

Se você quiser saber mais sobre iscas digitais e como usá-las na sua estratégia de marketing, confira o artigo que fizemos aqui no blog:

O que é isca digital? 5 exemplos para você atrair leads!

Você pode disponibilizar as suas iscas digitais na própria Monetizze, seja um produto digital gratuito ou uma amostra grátis.

Além disso, você terá acesso aos e-mails de todos aqueles que concluírem o checkout.

Dessa forma, também poderá exportar essa lista para a sua ferramenta de gestão de leads.

Webinars, Lives e vídeos pré-gravados

Quem está acostumado a fazer lançamentos, sabe que a fase “pré pré-lançamento” e pré-lançamento são essenciais para gerar e aquecer leads, certo?

E uma das maneiras mais usadas pelo mercado para conquistar essas pessoas é através de webinars, lives ou materiais gravados anteriormente.

Para criar a sua primeira lista de e-mails, a estratégia pode ser a mesma.

Planeje e produza webinars e lives com autoridades da área em que você atua ou que sejam referências no tipo de produto que você promove.

Crie uma página de cadastro para que as pessoas interessadas possam se inscrever.

Dessa forma, você estará construindo a sua base de e-mails.

É importante lembrar que esse tipo de conteúdo deve fazer sentido para a sua persona e entregar algum valor para quem se inscrever.

Somente assim aqueles que se inscreveram continuarão a receber os seus conteúdos, evoluindo no seu funil de vendas.

Conclusão

Pode até parecer algo de outro mundo, mas não existe mistério para fazer a sua lista de e-mails.

A receita é simples: você só precisa oferecer conteúdo de qualidade, transformação de vida e a solução para as dores da sua persona.

Se você trabalhar com esses três pontos em mente, será fácil começar a construir a sua lista de e-mail.

Portanto, é importante ter em mente também os seus objetivos.

A construção de uma base de leads pode ser rápida se você utiliza tráfego pago ou mais lenta, caso as suas estratégias sejam todas orgânicas.

E o principal: mantenha sempre o contato com os e-mails conquistados.

Sendo assim, ofereça conteúdos com frequência, que mantenham os seus leads aquecidos e prontos para receber a sua oferta no final da jornada!

Faltou alguma dica?

Deixe pra gente nos comentários!

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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Você sabe como fazer uma lista de e-mails?.
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Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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