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Como atrair novos clientes produzindo conteúdos gratuitos

Infelizmente, a dificuldade em atrair novos clientes é a realidade de muitos empreendedores.

Em um mundo digital, onde é possível encontrar uma infinidade de conteúdos e informações, você precisa se destacar dos concorrentes para conseguir chamar a atenção e atrair o cliente para o seu negócio.

No mercado de afiliados e no marketing digital não é diferente. Não se trata apenas de produzir conteúdos, mas produzir conteúdos de qualidade que vão agregar valor ao seu cliente.

Por isso, se você está com dificuldades em atrair novos clientes e não sabe mais o que fazer, fique tranquilo(a), pois neste artigo nós vamos te contar como isso é possível através de conteúdos gratuitos.

O que são esses conteúdos gratuitos?

Os conteúdos gratuitos ou materiais gratuitos, como também são conhecidos, são umas das melhores formas de atrair novos clientes.

Como o próprio nome diz, são conteúdos que você vai oferecer ao seu cliente sem cobrar nada por eles. Mas não pense que será qualquer conteúdo, pelo contrário, ele precisa ser o melhor!

Você não estará perdendo ao oferecer esses materiais de forma gratuita, ao invés disso, estará convertendo leads.

Os leads são os seus potenciais clientes. Ou seja, são as pessoas que estão  realmente interessadas no seu produto/serviço e que possuem grande chance de comprá-lo.

Dessa forma, ao oferecer conteúdos gratuitos, além de receber em troca as informações do cliente, você aumenta a chance que ele compre de você.

Pense comigo, você está planejando produzir conteúdos para o Instagram da sua empresa. Em determinado momento, um site que oferece cursos sobre produção de conteúdos libera um e-book gratuito com dicas sobre este assunto. 

A vontade de baixar esse e-book será grande, certo? Pois você já tem interesse pelo assunto e após ler e gostar do que vai encontrar, as chances de querer pagar pelo curso serão maiores.

Agora, imagine a mesma situação porém com o seu produto e o cliente que possui interesse nele. Dessa forma, você consegue atraí-lo e mostrar que o seu conteúdo é de qualidade.

Quais formatos de conteúdos gratuitos posso oferecer?

Você já entendeu o que são esses conteúdos gratuitos e a importância de produzi-los. Agora vamos sem enrolação para os tipos de materiais que você pode disponibilizar.

E-book

O e-book é a principal e a mais conhecida forma de atrair novos clientes.

Ele nada mais é do que um livro digital que pode ser usado para várias finalidades, como por exemplo, levar conhecimento sobre determinado assunto e fazer com que a sua marca/produto seja autoridade no nicho que atua.

Diferente dos conteúdos que são produzidos para blog ou mesmo redes sociais, no e-book você precisa aprofundar um pouco mais sobre o assunto. É algo mais trabalhoso, mas que lhe trará grande retorno.

Tendo o conteúdo em mãos, você precisa produzir uma landing page de captação de leads, onde os interessados em baixar o e-book precisam preenchê-la.

Sendo assim, tendo esses dados, você consegue traçar estratégias para tornar o lead em seu cliente.

Veja em nosso blog as dicas de como criar um e-book de sucesso.

Webinar

Webinars são seminários transmitidos pela internet. Ou seja, são transmissões por vídeo que acontecem de forma online.

Neles você tem a possibilidade de interagir com o público em tempo real, o que gera grande interesse na participação.

Você pode fazer um webinar sobre determinado assunto referente ao seu produto/marca e trazer pessoas que são referências para falarem de forma aprofundada e gerarem maior engajamento.

Dessa forma, você também pode criar uma landing page de captação de leads onde os interessados vão precisar se cadastrar para assistir ao Webinar.

A partir disso, você já tem os dados do cliente e consegue direcionar outros conteúdos de acordo com a etapa do funil em que ele se encontra.

Aqui em nosso blog, você encontra as 5 principais plataformas de webinares que você pode utilizar no seu negócio.

Planilhas

As planilhas normalmente são pensadas para serem usadas como modelos.

Elas são bastante utilizadas para ajudar na organização, administração e planejamento. Por exemplo, uma planilha de controle financeiro ou um calendário editorial.

Sendo assim, você pode pesquisar um tema referente ao seu produto/serviço e criar uma planilha com conteúdos relacionados a isso.

Se você trabalha no nicho de produtos capilares, você pode, por exemplo criar uma planilha de cronograma capilar.

E claro, você pode usar a landing page para captar as informações desse lead.

Cursos online

Esta é mais uma forma de atrair o olhar do cliente. Mas calma, você não vai precisar disponibilizar todo o seu curso de forma gratuita.

A ideia é que você pegue determinado assunto que é abordado dentro do seu curso e o transforme em um “mini curso”.

Dessa forma, você pode ministrar esse curso online como forma de isca para que as pessoas comprem o seu curso original.

Por exemplo, você vende o curso ensinando as técnicas de costura em geral. Mas nesse caso, você pode criar um curso ensinando apenas as técnicas de como fazer camisas.

Você pode usar a landing page como forma de captação e, também, oferecer um desconto no produto original para os alunos que participarem desse curso, por exemplo.

Nesse artigo do blog você aprende como criar um curso online de qualidade.

Relatório

Os relatórios apresentam dados estatísticos e pesquisas, tornando-se mais relevantes ao público.

Você precisa abordar um tema relevante e que gere valor ao cliente. Para isso, você precisa entender do assunto para levantar tais informações.

Esses relatórios podem ser construídos em formato de textos ou gráficos como:

  • Tabelas personalizadas;
  • Pizza;
  • Linhas;
  • Barras.

Lembrando que esse relatório pode ajudar na tomada de decisão do cliente, por isso, você precisa apresentar dados atuais.

Como criar esses conteúdos gratuitos?

Chegou o momento de colocar em prática tudo o que você leu até aqui e para isso, separamos as principais dicas para você criar os seus conteúdos gratuitos.

Confira essas dicas:

  1. Analise o perfil do público que quer alcançar

É fundamental que você analise e entenda o comportamento do seu público. Isso te ajudará a produzir conteúdos que despertem o real interesse neles.

Para te auxiliar, você pode fazer um estudo para criar a sua persona, caso não possua. Pois, quanto mais informações obtiver do público, mais definido e objetivo ficará seu conteúdo gratuito.

  1. Defina o tema

Sabendo os hábitos, comportamentos, características e necessidades que a sua persona possui, você pode definir o assunto se baseando nessas informações.

Não se esqueça que o seu conteúdo gratuito precisa gerar interesse no leitor, afinal de contas você deseja que ele se torne seu cliente.

Por isso, planeje bem o que você quer abordar, considerando as palavras chaves relacionadas ao assunto, pois é o que o público mais busca.

Além disso, é importante que você dê preferência para assuntos que domina, assim você transmite autoridade no assunto.

  1. Escolha o formato

Você já conheceu os 5 principais formatos de conteúdos gratuitos que atraem clientes e pode escolher entre eles aquele que mais se enquadra com o seu público.

Ma considere alguns pontos:

  • Você terá tempo suficiente para se dedicar à produção de conteúdo neste formato? Lembre-se que alguns formatos demandam mais tempo.
  • Você possui todos os recursos necessários?
  • Qual a preferência do seu público?

Tendo a resposta para esses três questionamentos, você saberá qual o formato ideal para iniciar.

E claro, você não precisa ficar preso em apenas um formato. Você pode produzir quantos conteúdos gratuitos quiser e quais formatos desejar.

Inclusive, você pode montar kits com os seus materiais, como por exemplo o da Monetizze, onde você encontra 5 conteúdos gratuitos que te ajudam a retomar as vendas.

  1. Crie seu conteúdo gratuito

Após ter essas três etapas bem definidas, você conseguirá criar o seu conteúdo.

Para isso, você pode estruturá-lo, definindo os assuntos que serão abordados, as imagens que você precisará inserir e, também, os prazos de entrega, para que tudo ocorra no tempo estipulado.

Além do conteúdo, não se esqueça de criar a landing page para captar leads e assim os nutri-los a fim de se tornarem clientes. 

  1. Escolha onde irá divulgar

Com o conteúdo em mãos, chegou o momento de trabalhar a sua divulgação.

Como você já sabe onde o seu público está, fica mais fácil definir onde e como será feita a divulgação. Você pode escolher entre as suas redes sociais, o seu blog, site e outros canais digitais.

Para impulsionar suas divulgações, você pode trabalhar com o copywriting alinhado ao marketing de conteúdo, assim você aumenta as chances do seu conteúdo ser visualizado.

Conclusão

Conseguiu entender as inúmeras possibilidades que você possui ao produzir conteúdos gratuitos? Então, não perca mais tempo, coloque o que você aprendeu em prática e veja a sua lista de clientes aumentarem cada vez mais.

Se tiver dúvidas sobre o conteúdo, é só deixar nos comentários aqui embaixo que nós lhe ajudaremos.

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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Como atrair novos clientes produzindo conteúdos gratuitos.
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Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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