Conheça 3 funis de vendas para melhorar suas estratégias
O funil de vendas nada mais é do que a jornada que o seu cliente irá fazer até, enfim, realizar a compra do produto ou serviço. Nele você consegue identificar cada etapa deste processo, e se trata de uma ferramenta de marketing muito utilizada na hora de montar uma estratégia, possibilitando desenvolver ações específicas para cada situação.
E para que seu funil de vendas seja eficaz, gerando um maior número de vendas e comissões, é necessário que você conheça o produto que você está vendendo e, principalmente, o público para quem irá realizar essa venda.
Com a variedade de públicos e as diversas maneiras de montar uma estratégia de vendas, é claro que não poderia haver apenas um único tipo de funil.
Neste post você conhecerá 3 funis de vendas, são eles: funil gravata, funil AIDA e funil Pirata (AARRR).
Bônus: não deixei de conferir o conteúdo até o final para garantir o material que irá te auxiliar no processo de criação de sua estratégia.
Funil Gravata
O funil gravata é composto por quatro etapas, que são: atração, curiosidade, compromisso e afinidade.
Atração – Aqui o consumidor se sente atraído pela sua campanha, e ele irá ponderar o assunto para saber se quer ou não saber mais a respeito. Você já conseguiu chamar sua atenção, o que é o primeiro passo.
Curiosidade – Na segunda etapa ele sente-se curioso quanto ao que pode encontrar se procurar saber mais sobre o produto em questão, e é o nível de curiosidade que acabará fazendo com que ele tome sua decisão.
Compromisso – O que irá definir esta etapa de compromisso é o nível de conhecimento sobre o produto e a relevância do mesmo para o cliente. Avaliações de outros compradores podem ter grande significado nesta etapa.
Afinidade – Nesta etapa você já tem o cliente e você precisa trabalhar a afinidade do mesmo com a marca, podendo ser através de conteúdos exclusivos, buscar saber sua opinião sobre a experiência de compra, etc.
Funil AIDA
O funil AIDA também é composto por quatro etapas, e seu nome é baseado nas iniciais de cada uma delas, que são: atenção, interesse, desejo e ação.
Atenção – Atrair a atenção do visitante e, assim, fazendo com que ele note a sua oferta.
Interesse – Agora que você já chamou a atenção dele, nesta etapa é importante mantê-lo interessado no que você está oferecendo.
Desejo – Se o visitante chegou até aqui, ele está considerando a possibilidade de adquirir aquele produto. Ele irá ponderar se ele terá suas necessidades atendidas e se realmente é aquilo que ele busca.
Ação – Chegou a hora da ação! O que você pode fazer nesta etapa é estimular a compra para que aconteça a conversão. Ofereça descontos e crie urgência.
Funil Pirata/AARRR
O funil pirata recebeu esse nome pela forma de pronunciar as iniciais de suas cinco etapas, que são: aquisição, ativação, receita, retenção e referência.
Aquisição – Aqui você buscará informações sobre como o visitante encontrou o seu produto ou serviço, quais foram os meios utilizados, dentre outros. Assim você saberá quais são os canais com o maior retorno, ou seja, mais fortes para realizar divulgações.
Ativação – Nesta etapa do funil, o visitante se torna um cliente. Para prosseguir com o funil de vendas, será necessário nutrir esse cliente e garantir que sua experiência continue positiva.
Retenção – O importante aqui é mantê-lo interessado no seu conteúdo, sempre oferecendo materiais relevantes. Nesta etapa você irá garantir que seu produto continue sendo necessário para o cliente.
Receita – Nesta etapa você consegue separar clientes ativos e não ativos, identificar os que trazem mais receitas, dentre outros dados. Essas informações te ajudarão na hora de criar sua estratégia de marketing para descobrir melhores formas de cativar essas pessoas.
Referência – Quando o seu cliente chega nessa etapa do funil, significa que ele pode se tornar um cliente fidelizado. Neste caso, ele será um indicador fiel do seu produto ou serviço. Essa é uma ótima oportunidade para atrair ainda mais clientes.
Bônus
Para que você possa medir suas ações e estratégias a partir desses funis de vendas, preparamos uma planilha com cada uma delas. Para acessar, basta clicar no link da imagem abaixo.
The post Conheça 3 funis de vendas para melhorar suas estratégias appeared first on Monetizze.
Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Conheça 3 funis de vendas para melhorar suas estratégias.
Nenhum comentário: