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Vale a pena investir em um blog nessa altura do campeonato? Temos a resposta

Trabalhar o Marketing de Conteúdo é uma das formas mais eficazes de você aumentar o seu público-alvo. Ele pode ser feito através das redes sociais, como Instagram e Twitter, em plataformas como o Youtube que possibilita agregar valor através de vídeos, e diversas outras opções.

Mas, hoje iremos falar sobre Marketing de Conteúdo voltado para Blog. E apesar do que muitos pensam, ele ainda possui grande relevância no meio digital e pode trazer resultados surpreendentes se for bem feito.

Bora lá?

Ainda vale a pena ter um blog?

Como citamos acima, muitas pessoas não acreditam mais na eficiência e qualidade do blog em atrair pessoas e gerar os resultados esperados. Mas, deixe esse pensamento de lado e foque no que temos a dizer sobre isso.

Vamos começar com um exemplo: digamos que você seja um afiliado que venda produtos para emagrecimento e vida saudável. Neste caso, o seu objetivo é atrair um público-alvo que tenha interesse nesse tipo de produto. Um modo de você fazer isso de forma orgânica é oferecendo conteúdo sobre este assunto através do blog.

Ele é uma das melhores opções de alcançar o público que você deseja, afinal é no Google que buscamos a maioria das informações que precisamos. E uma pessoa que quer ter uma vida saudável, ou perder peso, irá buscar dicas e métodos na internet.

Quanto melhor posicionado seu conteúdo estiver no Google, maiores as chances dele ser lido e, claro, maiores as possibilidades de você conquistar novos clientes.

Tudo isso faz parte do que chamamos de funil de vendas, onde você atrai um grupo de pessoas para o seu blog e, a partir disso, é feito um filtro em que apenas uma parcela dessas pessoas chegará realmente ao seu produto. É assim que você também pode começar a definir sua persona e direcionar mais conteúdos para ela.

Assim como as redes sociais, o e-mail marketing, e outras formas de se comunicar com seu público-alvo, o blog é bastante eficiente e uma ótima fonte de informações.

Portanto, vale a pena sim investir em um blog para promover seu trabalho e, claro, ser uma fonte de aprendizado para as pessoas que se interessam pelo assunto.

Qual a importância de ter um blog para promover seu conteúdo?

Ao montar conteúdos para o blog, você deve ter em mente que seu objetivo ali não será a venda. Pense no funil de vendas que citamos acima e monte ele da seguinte forma:

Topo de funil – A pessoa encontra seu blog;

Meio de funil – Em determinado momento, ela acessa sua página de vendas/site;

Fundo de funil – Ela efetua a compra do produto e vira uma nova cliente.

Esses são os passos, mas, entre eles existe muito trabalho e dedicação para garantir que uma parcela das pessoas que acessam o seu blog tenha interesse em ler o conteúdo e cheguem ao ponto de adquirir o produto que você está vendendo.

Através do planejamento do seu funil de vendas, você consegue elaborar as estratégias necessárias para atingir o objetivo final. E o primeiro passo está na produção de conteúdo.

Viu como o blog pode ser importante neste processo? Mas, ele só será eficiente se você produzir conteúdo de qualidade, que realmente gere valor para o público e, claro, não contenham mentiras para tentar vender.

E falando em vender, temos uma dica importante: evite falar do seu produto durante o conteúdo. Você pode citá-lo, como em um exemplo, ou disponibilizar um CTA – Call to Action. Mas, lembre-se que você ainda está no topo de funil e o intuito aqui não é a venda e sim capturar novos leads – possíveis clientes.

Como divulgar o meu blog?

Além de contar com o Google, você também pode divulgar o conteúdo do seu blog através de suas redes sociais, Newsletter, Youtube, e por aí vai.

Nas redes sociais, por exemplo, temos o Instagram que oferece a opção de promover seus posts e o “arrasta pra cima” (neste caso, para pessoas com 10mil seguidores ou mais). Você também pode fazer postagens nessas redes divulgando o conteúdo do blog, e direcioná-los para ele.

Se você ainda não tem um canal no Telegram, talvez seja hora de começar a pensar em um. Afinal, nele estará concentrado apenas pessoas que possuem real interesse no seu conteúdo/produto e é uma ótima oportunidade para divulgar o blog e tudo mais que você vá fazer.

Outra dica super bacana é a criação de uma Newsletter. Como no canal do Telegram, só estará recebendo este conteúdo quem realmente se interessa pelo que você oferece, por isso é uma ótima forma de trocar ideia com essas pessoas e promover o seu blog.

Independente das redes que você usa e a forma que você entrega conteúdo para o seu público, você encontra diversas formas de fazer essa troca de informações e divulgar o seu trabalho.

Como posso criar o meu próprio blog?

Chegou a hora de pôr a mão na massa!

Não existe uma fórmula secreta para o blog perfeito, afinal vai depender muito de qual é o seu público-alvo e o objetivo que você deseja alcançar.

Antes de começar a montar a estrutura do seu blog, é importante que você conheça esse público (e sua persona também) para prosseguir no caminho certo. Você precisará definir um tema para o blog e garantir que seu conteúdo gere valor para as pessoas que irão buscar por eles.

Para conferir dicas como essas de forma mais completa, preparamos um post com essas e mais informações sobre como criar um blog de sucesso. Não deixe de conferir, ok?

Após ter lido o post do link acima, você precisará escolher uma plataforma para hospedar o seu blog. Uma das melhores opções é o WordPress, e pode ser muito simples para quem está começando agora.

O WordPress é um CMS ou Sistema de gerenciamento de conteúdo. Ele é utilizado mundialmente para criar, gerenciar e publicar conteúdos em plataformas digitais.

Se quiser seguir essa dica e cadastrar o seu blog no WordPress, confira o passo a passo que preparamos para você junto de mais informações sobre esse sistema.

Conclusão

E a pergunta que não quer calar: vale a pena investir em um blog nessa altura do campeonato? A resposta está no conteúdo que você acabou de conferir e, é um SIM!

Com toda certeza vale a pena investir seu tempo com essa ferramenta do Marketing de Conteúdo.

E você, já possui um blog ou está pensando em ter um? Conta pra gente nos comentários!

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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Vale a pena investir em um blog nessa altura do campeonato? Temos a resposta.
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Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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