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Como preparar a logística para a venda de produtos?

 

Logística se trata de um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado e no tempo combinado. Ou seja, é tudo aquilo que está direcionado a fazer com que um determinado produto chegue até o cliente da maneira correta.

Você sabe como preparar a logística para a venda de produtos físicos? Mesmo que você não seja produtor, é importante ter informações sobre a logística do produto que você está vendendo, não é mesmo?

Por isso, preparamos esse conteúdo para que você, produtor ou afiliado, esteja preparado para oferecer a melhor experiência de compra ao seu cliente.

Vamos conferir?

O que significa logística?

A logística é a realização de diversas ações cujo objetivo é garantir o melhor atendimento ao cliente, no quesito transporte, até o momento de realizar a entrega do produto.

Sendo assim, ao vender produtos físicos em plataformas como a Monetizze, é preciso que você entenda a importância dessa etapa para garantir uma experiência positiva ao cliente.

Como preparar a logística para a venda de produtos?

Planeje suas vendas

Planejamento é um ponto essencial para garantir que você venda muitos produtos. 

Para começar, tenha dados e fatos sobre o seu público-alvo. Você pode conseguir essas métricas através de pesquisas e canais de comunicação.

Você precisa saber quais os produtos mais procurados nos últimos meses, quais possuem maior potencial para vender muito em cada período e a precificação que deverá ser feita em cima dos produtos escolhidos.

É possível ter acesso a essas informações, tirando a precificação, através de ferramentas gratuitas, como o Google Analytics e o Google Trends.

Com o Analytics, você consegue ter acesso a várias informações sobre seus clientes. 

Por exemplo, como chegaram até a página de vendas (se foi através de links em outros sites, buscador, etc.), localização geográfica do visitante, dentre outras opções que vão te ajudar a entender a persona.

Já o Trends, serve para você analisar os assuntos em alta no momento. 

Você pode utilizar essa informação para a construção de conteúdo, usando palavras-chave do momento e assim atrair um número maior de pessoas que se encaixam no perfil do seu produto.

Essas duas ferramentas vão proporcionar tudo que é preciso para garantir que você, produtor, conheça muito bem o seu cliente e o que eles desejam comprar. Assim, é possível garantir que estes produtos não faltem em seu estoque.

Controle o estoque

Digamos que suas vendas decolaram e você não desenvolveu um controle de estoque. Com isso, você acabou ficando sem produtos para os clientes. Seria desastroso, não é?

Por isso, ter um controle do estoque é tão importante para o sucesso de suas vendas na Black Week, por exemplo. Além de você saber o momento de repor, ele também é a garantia de que você não receberá pedidos sem ter o produto.

Tendo feito isso, você saberá o exato momento de repor para que não falte na semana mais importante do ano.

Frete e prazos

Já parou para pensar como o valor de frete pode influenciar na decisão de compra dos seus clientes? Mesmo que o produto que você está vendendo possua uma boa oferta, se o valor do frete for excessivo, é bem provável que seus clientes desistam da compra.

Por isso, quando falamos de comprar online, o frete é um dos pontos mais importantes para os consumidores.

Não dar atenção ao cálculo do frete e ao possível prazo de entrega é um erro que não pode ser cometido. Atrasos ou mal-entendidos podem afetar negativamente a imagem que o consumidor tem do seu negócio e pode acabar impedindo que ele volte a comprar seus produtos.

Exemplo: digamos que você encontre um produto na promoção, com um preço muito bom e decida comprar. Mas, ao tentar finalizar a compra, percebe que o valor do frete acaba desvalidando o desconto oferecido. As chances de você concluir essa compra são muito baixas, não é? O seu cliente também verá dessa forma e acabará não adquirindo o produto. 

E não podemos esquecer do prazo de entrega!

Se o prazo que você der para a entrega for menor do que é possível realizar, haverá muitas avaliações negativas por conta de atrasos, além de resultar em cancelamentos e a solicitação de chargeback, o que chamamos de desacordo comercial. 

Isso ocorre quando:

  • a mercadoria não foi recebida pelo cliente;
  • foi entregue com defeito;
  • não confere com a descrição;
  • o serviço não é prestado conforme acordado no momento da compra.

Por isso, informe o prazo que você consegue cumprir para evitar problemas no pós-venda.

Dica: quer garantir que o cliente receba o produto no prazo? Que tal oferecer um prazo maior por garantia? Assim, ele receberá o produto conforme combinado e ainda antes do esperado. 

Por exemplo, digamos que o seu prazo é de 5 dias úteis para a entrega. Se você oferece 7 dias úteis, as chances dele receber antes do fim do prazo são grandes e isso acaba sendo um ponto positivo.

Todos estes pontos citados acima são cuidados para garantir que o consumidor receba o melhor atendimento possível. Assim, você garante boas avaliações e, ainda, poderá fidelizar novos clientes.

Frete Monetizze

Você conhece todas as opções de frete que a Monetizze oferece? Ao vender um produto físico através de nossa Plataforma, você precisará preencher o campo “Frete”. Feito isso, você terá diversas opções para fazer a sua escolha.

Confira o vídeo abaixo para conhecer todas as possibilidades. 👇

Cálculo Inteligente de Frete

Na Monetizze, o valor do frete é calculado de forma inteligente no checkout do produto. Quer saber mais sobre essa funcionalidade que pode aumentar a sua taxa de conversão? Aumente o volume e assista ao vídeo até o final! 👇

Quem é responsável pela logística no mercado de afiliados?

Uma dúvida comum e que muitos afiliados possuem na hora de ingressar no mercado, é em relação à logística. 

Em casos de produtos digitais sabemos que isso não é uma questão, não é? Mas, se tratando de produtos físicos, é importante que todos estejam alinhados a seus papéis.

O processo de definição de toda a logística do produto, assim como definição do valor de frete, opções de entrega, dentre outros, é de responsabilidade do produtor.

Afinal, é ele que está em posse do produto que foi vendido. O afiliado é só um meio que ele tem de conseguir aumentar suas vendas através da plataforma Monetizze.

Por isso, se você é produtor de produtos físicos, esteja atento a essas informações.

Conclusão

A experiência do cliente deve ser sua prioridade ao planejar e criar estratégias de vendas. A logística é um dos pontos mais importantes em todo o processo e a forma que ela será feita terá grande impacto para o cliente no final da compra.

Para garantir que o consumidor pague um frete justo e receba o produto dentro de um prazo adequado, não deixe de aplicar o que foi falado aqui nesse conteúdo.

Se ainda tiver dúvidas quanto ao assunto, temos vários outros conteúdos na Central de Ajuda sobre nossas opções de frete e como utilizá-las.

Boas vendas! 💙

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Nas próximas semanas farei mais reviews desse produto com depoimentos e resenhas sobre Como preparar a logística para a venda de produtos?.
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Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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